Buscar

FISIO_RECURSOS HÍDRICOS_APS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
 APS- Recursos hídricos 
	 
 Abril 2021
ATIVIDADE 1: Redação sobre hidroterapia e seus efeitos sobre órgãos e sistemas 
 
A bibliografia sugerida para a realização deste estudo está disponível na aula de apresentação. A pesquisa poderá ser realizada em ambientes virtuais ou presenciais fora do horário de aula. 
O aluno deverá estudar o tema da hidroterapia e levar em consideração os efeitos da imersão e da temperatura da água nos diversos órgãos e sistemas. Após o período de estudo, em ambiente virtual da unidade web, ele deverá responder aos seguintes questionamentos: 
 
1. Quais os efeitos da pressão hidrostática sobre: 
a. Sistema cardiovascular 
b. Sistema respiratório 
c. Sistema musculoesquelético 
d. Sistema renal 
2. Analise os efeitos descritos na questão 1 e liste: 
a. Situações nas quais a pressão hidrostática traz benefícios aos pacientes 
b. Situações onde a pressão hidrostática pode prejudicar os pacientes 
3. Se considerarmos a imersão em água aquecida, ocorrerão alterações nos sistemas cardiovascular, circulatório, musculoesquelético e renal? Quais são eles? 
4. Existem contraindicações para o tratamento que utiliza a imersão em água aquecida? Se sim, quais são eles? 
5. Ao realizarmos exercícios físicos em piscina aquecida os efeitos são os mesmos dos ocorridos no solo? Existe influência da temperatura utilizada? Explique 
 Hidroterapia 
 Os efeitos da pressão hidrostática no sistema cardiovascular têm como característica o: aumento do volume sanguíneo central, o aumento do débito cardíaco, o aumento da pressão venosa central, aumento das pressões intratorácicas. 
 No sistema respiratório acontece o aumento do trabalho respiratório, compressão da caixa torácica, capacidade vital diminui e o volume de reserva expiratória também tem redução. 
 No sistema musculo esquelético tem a diminuição do espasma muscular, maior distribuição de oxigênio, e melhora a nutrição tecidual. Já no sistema renal tem o aumento da diurese, liberação de creatina e aumento no fluxo sanguíneo nos rins. 
 A pressão hidrostática tem como benefícios a perda de sensibilidade á dor e diminuição de edemas. Mas em algumas situações também pode prejudicar os pacientes que tenham redução da capacidade vital podem apresentar dificuldades na respiração fazendo esse tratamento não ideal e não pode imergir ate 85% pelo fato que a pressão hidrostática oferece maior resistência a expansão dos pulmões e diminuição da resistência renal. 
 A imersão em água aquecida, ocorre alteração nos sistemas cardiovascular, musculo esquelética, renal, circulatório. No sistema cardiovascular há o aumento da circulação sanguínea, sistema renal a o aumento na produção da diurese, sistema musculo esquelético há a diminuição do espasmo muscular, já no sistema circulatório tem a vasodilatação. Tem algumas contra para o tratamento que utiliza a imersão em água aquecida são: náuseas, infecções urinarias, feridas abertas, insuficiência cardíaca. 
 Os exercícios físicos realizados em piscinas aquecidas não têm os mesmos efeitos dos exercícios realizados em solo, pois os dois tem um efeito diferente. Podemos tirar essa conclusão analisando os efeitos causados pela pressão hidrostática, a temperatura utilizada influencia diretamente na musculatura, quando esta fria provoca contrações, e quanto quente o relaxamento da musculatura. Na água aquecida os exercícios de auto impacto promovem um aumento da temperatura corporal e em água fria os exercícios diminuem a temperatura. A temperatura da água vai depender da abordagem que irá realizar. Ou seja no solo não tem pressão hidrostática, tem maior gasto de ATP, e variedades de efeitos fisiológicos diferente.

Outros materiais