Buscar

Atividade 1 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Atividade 1 – ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.
Como bem mencionado no texto, o Brasil foi inicialmente formado por povos brancos, que eram os colonizadores portugueses, povos negros, que em sua maioria eram escravos e os povos indígenas, que eram os habitantes reais do solo brasileiro. Com o passar dos anos a miscigenação foi aumentando, com a chegada de povos de diferentes partes do mundo. O povo brasileiro tem uma diversificação cultural enorme, isso se deve aos muito imigrantes que tornaram o Brasil seu lar. 
A história brasileira no quesito étnico-cultural, não decorre de um povo e sim da variedade de povos que aqui habitam. Então podemos verificar que os elementos culturais advêm dessa mistura, o que torna o Brasil um povo único. 
Todavia, o início desta história pontilhada de muitos elementos não começou de forma muito amigável, possuindo diversos conflitos entre as raças dominantes. O topo dessa miscigenação era de domínio dos portugueses, ao qual implementavam suas ideologias aos outros dois tipos de povos que existiam, sem tornar relevante a cultura daqueles.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes