Buscar

Caso clinico Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Paciente 26 anos, sexo feminino, começou a apresentar formigamento no braço direito, dificuldade na marcha e fraqueza muscular no hemicorpo direito. Após 2 dias, perdeu motricidade parcial nesse hemicorpo. Foi ao médico e através da história relatada, foram pedidos alguns exames e o diagnóstico foi Esclerose Múltipla (EM).
Roteiro de Estudo e Questões:
1- O aumento de temperatura piora os sintomas da EM? Por que?
R: Os sintomas pioram pois o impulso nervoso é prejudicado e quando há um aumento de temperatura comumente os sintomas podem ser piorados, podendo então causar fadiga, fraqueza nos membros, problemas visuais, dor, dormência e disfunções cognitivas.
2- Quais as causas da EM?
R: a degeneração da mielina que é provocada pela doença vai causando lesões no cérebro, que podem levar á atrofia ou perda de massa cerebral. Pacientes com EM tem perda de volume cerebral até cinco vezes mais rápida do que o normal.
3- Como é feito o diagnóstico de EM?
R: Ressonância Magnética é um dos exames prioritários para o diagnóstico de EM exame de sangue para apoiar o diagnóstico, exames de neurofisiologia que avaliam o trânsito elétrico no sistema nervoso central, exame de líquor que tem contato direto com o cérebro e ajuda a identificar se há perfil inflamatória, história clinica do paciente.
4- Quais são os tipos de EM?
R: são classificadas em três tipos e varia de paciente para paciente: Esclerose múltipla remitente recorrente (EMRR)
Esclerose múltipla primaria progressiva (EMPP)
Esclerose múltipla secundaria progressiva (EMSP)
5- Qual a fisiopatologia da EM?
R: O sistema imunológico (defesa do corpo) fica desregulado, e o organismo produz uma grande quantidade de citocina (proteínas envolvidas na defesa). Bainha de mielina é um revestimento protetor que envolve os condutores nervosos do sistema nervoso central- cérebro medula nervos opticos que levam impulsos do corpo ao cérebro e vice-versa. Quando a mielina é atingida, as fibras nervosas também são danificadas, dependendo do local, funções importantes do organismo podem ficar comprometidas, como visão, movimentos, controle da bexiga e intestino. As citocinas, que estão programadas para reconhecer e combater vírus e bactérias, passam a atacar a mielina, danificando as fibras nervosas.

Outros materiais