A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AP1 POLITICAS DE ASSISTENCIA SOCIAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Werneck Vianna (2008) apud Mauriel (2010), afirma que o sistema de proteção social brasileiro continua universal do ponto de vista do marco legal, mas que não a realidade isso não se efetiva. Por que
Escolha uma opção:
A. Verifica-se uma crescente tendência de que política social é algum tipo de ação desnecessária, tendo em vista que a população não carece de um Estado interventor. 
B. Verifica-se uma crescente tendência de que política social é algum tipo de ação voltada para os pobres ou “excluídos” e, por isso, deve ser universal. 
C. Verifica-se uma crescente tendência de que política social é algum tipo de ação voltada para os pobres ou “excluídos” e, por isso, deve ser ampliada. 
D. Verifica-se uma crescente tendência de que pobreza está diminuindo no país, e, por isso, a política social deve ser restrita. 
E. Verifica-se uma crescente tendência de que política social é algum tipo de ação voltada para os pobres ou “excluídos” e, por isso, deve ser focalizada. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Levando-se em consideração o tripé da Seguridade Social Brasileira, relacione a Coluna I com a Coluna 
II___
COLUNA I
A - Saúde
B - Previdência Social
C - Assistência Social
COLUNA II
( ) Se destina ao trabalhador formal.
( ) Tem operado de modo seletivo. 
( ) Considerada universal.
( ) Destina-se a quem dela necessitar. 
( ) Vinculada à condição de trabalho. 
Estão corretas apenas:
Escolha uma opção:
A. A, C, B, C, A 
B. B, B, A, C, A 
C. B, A, C, B, C 
D. B, C, A, C, B 
E. C, C, B, A, B 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO. Sobre a Seguridade Social Brasileira, analise as proposições abaixo.
I___ O escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.
II___ Se do ponto de vista lógico, atender às necessidades do trabalho é negar as necessidades do capital, do ponto de vista histórico, a seguridade social é por definição esfera de disputas e negociações na ordem burguesa.
III___ Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do trabalho assalariado, as políticas de seguridade ampliam-se a partir do II pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, inscrevendo-se na pauta dos direitos sociais.
IV___ Os sistemas de proteção social são implementados através de ações assistenciais para aqueles impossibilitados de prover o seu sustento por meio do trabalho, para cobertura de riscos do trabalho, nos casos de doenças, acidentes, invalidez e desemprego temporário e para manutenção da renda do trabalho, seja por velhice, morte, suspensão definitiva ou temporária da atividade laborativa.
Estão corretas apenas:
Escolha uma opção:
A. I, III e IV. 
B. I, II e III. 
C. Todas estão corretas. 
D. I, II e IV. 
E. II, III e IV. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO. Quais políticas públicas compõem o tripé da Seguridade Social brasileira 
I___ Saúde.
II___ Habitação.
III___ Assistência Social.
IV___ Previdência Social.
V___ Educação.
Estão corretas apenas:
Escolha uma opção:
A. I, II e IV. 
B. Todas estão corretas. 
C. I, II e III. 
D. I, III e IV. 
E. II, III e V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mauriel (2010), destaca que para Amartya Sen (2001), a noção de pobreza é um desdobramento da discussão sobre desigualdade, que tem duas dimensões. Quais são elas
Escolha uma opção:
A. A desigualdade econômica e a desigualdade de oportunidades. 
B. A desigualdade cultural e a desigualdade de capacidades. 
C. A desigualdade econômica e a desigualdade de capacidades. 
D. A desigualdade econômica e a desigualdade social. 
E. A desigualdade cultural e a desigualdade social. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
. "O lugar cada vez mais privilegiado que a pobreza assume no debate sobre política social faz com que as formas adotadas para o enfrentamento da questão social impeçam a generalização dos direitos sociais". (MAURIEL, 2010, p.174). Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ O problema não está só na prioridade da pobreza, enquanto categoria de análise para pensar as políticas sociais, mas na forma e no tratamento dado aos pobres, que são renomeados por suas fragilidades, descontextualizados, des-historicizados, aparecendo no discurso tecnocrático reconstituídos por um novo tipo de vigilância moral. 
II___ A pobreza aparece distanciada dos debates estruturais e transformada num objeto técnico "em si" ou seja, isola a compreensão do pauperismo da dinâmica estrutural de produção da riqueza, fazendo com que o trabalho, nos termos ideológicos dominantes, deixe de ser o centro ordenador das políticas sociais, transformando-as em oportunidades individuais de obtenção de renda.
III___ Há uma hipervalorização das análises técnicas da pobreza e as razões ultrapassam a busca da eficácia na implementação dos programas, tendo em vista que a questão social tem sido ressignificada pela ação instrumental e por meio de códigos de um novo economicismo solidário.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos. 
B. Os itens I, II e III estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas o item II está correto. 
E. Apenas o item I está correto. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mauriel (2009) observa a relação entre as políticas sociais centradas no combate à pobreza e as decisões estratégicas que vêm sendo tomadas na arena internacional, especialmente pelos Estados, considerados como principais atores das negociações que se relacionam às políticas públicas. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ A entrada do combate à pobreza como centro das preocupações da agenda social internacional aconteceu a partir do contexto generalizado de reformas dos sistemas de welfare desde os anos 1980 quando, tanto em países centrais como nos periféricos, as políticas públicas governamentais passaram a ser elaboradas com forte referência ao movimento da economia fora de suas fronteiras. 
II___ O papel estratégico que o conjunto de ações de combate à pobreza possui hoje para manutenção do atual padrão de acumulação via financeirização caracteriza-se pela regulação dos custos da força de trabalho no mercado mundial, por meio da regulação do comportamento econômico, político e civil dos pobres, garantindo baixo risco de sublevação social e uma forma ideologicamente palatável de inserção precária dessas massas na ordem econômico-financeira contemporânea.
III___ As principais características que vêm sendo apontadas mostram uma transição consensual das políticas sociais, de um projeto constitucional inclusivo e redistributivo para uma tendência à ampliação dos direitos sociais, tendo em vista o acesso universal da população às políticas sociais que tendem a ser otimizadas pelo maior investimento do Estado.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Apenas o item III está correto. 
B. Apenas os itens I e II estão corretos. 
C. Apenas o item II está correto. 
D. Apenas o item I está correto. 
E. Os itens I, II e III estão corretos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Combater a desigualdade significa alcançar algum patamar de igualdade, ou seja, temos que igualar as capacidades de funcionar as vantagens individuais e não a renda. (SEN, 2000 apud MAURIEL, 2010). Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ Da mesma forma que a desigualdade, a pobreza tem duas dimensões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.