Buscar

Alterações hematológicas induzidas por medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Uso de medicamento e indução de alterações hematológicas
Associação do uso de determinada classe de medicamentos, como os anticoagulantes orais, quimioterápicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e a indução de alterações hematológicas nestes pacientes, fazendo uma revisão de literatura sobre trabalhos que abordaram as alterações causadas por diferentes medicações e quais alterações são essas. (não preciso falar de todos, escolher uma classe mais interessante para abordar). 
Como essas alterações podem afetar esses pacientes e se estes precisam de cuidados preventivos especiais por fazer uso continuo. A importância de se conhecer essas alterações a nível ambulatorial a fim de evitar diagnósticos errados e condutas médicas equivocadas, assim como a importância da informação que o paciente passa sobre o uso dessas medicações. 
INTRODUÇÃO
Os exames laboratoriais têm uma função importante de indicar quando há alguma alteração no organismo do paciente, sendo o exame hematológico utilizado como meio de prevenção, detecção de patologias ou acompanhamento de tratamento de pacientes. Ao se realizar esses exames laboratoriais, existe a importância de serem adquiridas informações sobre o uso de medicamentos que estes pacientes fazem, principalmente medicamento de uso contínuo, e medicamento que geram alterações, estas alterações são capazes de gerar resultados fora da normalidade no laudo final destes pacientes, tanto na série vermelha do sangue, quanto nos leucócitos e plaquetas. 
Diversas classes de medicamento tem sido relacionadas com o aparecimento de reações adversas em pacientes, principalmente a discrasias sanguíneas, estas alterações podem levar a alterações nos resultados de exames laboratoriais de pacientes que fazem uso contínuo dessas medicações. 
O conhecimento sobre essas discrasias e os medicamentos que as induzem é necessário para que não haja um diagnóstico clínico equivocado, bem como pode ser orientada a suspensão, quando possível, dos medicamentos para que seja feita a análise da amostra clínica do paciente sem a interferência dessas medicações. Antibióticos, anti-hipertensivos, anticoagulantes orais, antivirais, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e quimioterápicos são capazes de induzir essas discrasias. 
O conhecimento das alterações induzidas pelos principais medicamentos utilizados pela população é de suma importância para os profissionais de saúde, para que seja feito o acompanhamento desses pacientes, bem como o tratamento adequado para amenizar essas reações a medicamentos, levando a um melhor diagnóstico e realização de exames mais fidedignos a condição do paciente, sem interferência dos medicamentos na análise laboratorial destes exames.
Falar do medicamento que vai ser abordado, com referências atuais. Indicando quais alterações podem ser induzidas e a importância de se associar esse uso com as alterações hematológicas. 
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS 
Objetivos gerais 
Revisão bibliográfica sobre as alterações hematológicas mais comuns induzidas por uso de medicamentos, bem como suas potenciais interferências nos resultados de exames laboratoriais. 
Objetivos específicos
Citar os principais medicamentos que induzem alterações nas células sanguíneas, falar como essa indução ocorre e como essas alterações podem levar a um diagnóstico clínico equivocado, destacando a importância do conhecimento dessas alterações a nível ambulatorial. 
METODOLOGIA
Trata-se de um levantamento bibliográfico através de uma revisão de literatura onde foi realizada a busca sobre alterações hematológicas induzidas por medicamentos, esta busca foi realizada em bancos de dados como PubMed, SciELO, Bireme, Medline, além de artigos científicos em outras fontes citadas nas referências do presente trabalho. Foram selecionados trabalhos publicados na língua inglesa e portuguesa, publicados no período de 2016 a 2020. Foram usadas palavras chaves como “medicamentos e alterações hematológicas”, “interferências medicamentosas em exames laboratoriais”, “medicamentos e alterações sanguíneas”, “erros pré analíticos de exames laboratoriais”. Após a busca, NN artigos foram selecionados e empregados na elaboração do presente trabalho. 
Reações adversas a medicamentos (histórico)
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) reação adversa a medicamento (RAM) é definida como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorra com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificações de funções fisiológicas. Não sendo consideradas reações adversas os efeitos que ocorrem depois do uso acidental ou intencional de doses maiores que as habituais”. 
O estudo das RAMs é preocupação do campo conhecido como Farmacovigilância, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é definida como toda atividade que visa obter, aplicando indicadores sistemáticos, os vínculos de causalidade provável entre medicamentos e reações adversas de uma população. A Farmacovigilância tem colaborado para estabelecer o valor terapêutico dos medicamentos, ajudando na prescrição racional com conhecimento dos riscos e benefícios, contribuindo desta forma para formular decisões administrativas adequadas de fiscalização e controle (BISSON, 2007; WIKIPEDIA, s.d.). 
Conceito de efeito adverso (RAMs) 
Importância dos profissionais da saúde conhecerem esses efeitos 
Farmacovigilância – Farmacoepidemiologia 
Principais efeitos adversos descritos 
Agranulocitose – trombocitopenia – neutropenia – anemia hemolítica (metildopa)
Uso de antibióticos e antivirais e interferências hematológicas 
Pacientes tratados com várias classes de antibióticos (aumento da chance de discrasias sanguíneas) / CLORANFENICOL (quemicetina) / LINEZOLIDA
Uso de anti-hipertensivos e anti-inflamatório não esteroidais (AINES) e interferências hematológicas
Falar do número da população que usa anti-hipertensivo, das classes de anti-hipertensivos mais utilizadas e, por fim, quais as principais interferências. 
Alto indice de utilização de AINES no Brasil, quais as principais interferências.
Uso de anticoagulantes orais e interferências hematológicas 
Uso de quimioterápicos, medicamentos alternativos e suplementos alimentares e interferências hematológicas 
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTERFERÊNCIAS MEDICAMENTOSAS EM EXAMES LABORATORIAIS
A INFLUENCIA DA DIPIRONA NOS EXAMES HEMATOLÓGICOS
ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS INDUZIDAS POR ANTI-HIPERTENSIVOS
Alterações hematológicas induzidas por anti-inflamatórios não-esteroidais
ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS CAUSADAS POR MEDICAMENTOS
Alterações hematológicas induzidas por medicamentos convencionais e alternativos

Outros materiais

Outros materiais