A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
educacao e diversidade I

Pré-visualização | Página 1 de 2

PIX: raelysampaiooh@gmai.com
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669124) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria "[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial", ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação. Qual é este papel?
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	Atender aos alunos que estão excluídos da escola.
	 b)
	Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
	 c)
	Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
	 d)
	Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
	2.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstram maior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão.
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Por meio dos movimentos sociais, podemos aperfeiçoar o sistema educacional e corrigir as injustiças que ocorrem na sociedade, frutos de um processo tenso que vem se manifestando através dos tempos. Para tanto, é necessário que haja a interação de todos os seres humanos, independentemente de suas características ou classes sociais. Sobre a trajetória histórica da Educação Especial, analise as seguintes sentenças:
I- A inclusão escolar é derivada de uma trajetória historicamente produzida.
II- O modelo de exclusão foi o que predominou por mais tempo.
III- Os paradigmas de inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.
IV- A segregação pode ser considerada uma forma de exclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 b)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	 c)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	 d)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	5.
	O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O termo diversidade está ganhando mais espaço em diferentes abordagens e contextos sociais. A diversidade representa muito mais que as mitiliculturas, diferentes classes sociais e orientações sexuais. O debate sobre diversidade cultural trouxe às escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares, tornando a expressão política de inclusão mais expansiva. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A política de inclusão, por si só, não garante a inclusão como realidade nas escolas brasileiras. O trajeto a ser percorrido coloca diante de nós, educadores, a superação de barreiras construídas ao longo de anos de exclusão e preconceito social e cultural.
	 b)
	Quanto aos sujeitos com limitações, sabemos que as políticas públicas são extremamente dominadas por pessoas que são colocadas no contexto social e cultural.
	 c)
	As políticas públicas garantem que as escolas brasileiras preconizem os direitos dos alunos e evidenciem trajetos e lutas que os sujeitos conquistaram ao longo do tempo.
	 d)
	Na política de direito e deveres, as leis de inclusão de direitos não estão relacionadas a crianças com deficiência, e sim com crianças mais afortunadas.
	7.
	A diversidade deve ser compreendida sob a ótica relacional, com ênfase nas distinções, nas qualidades ou nas formas ?idealizadas? pela cultura. Para entender o sujeito quanto ao grupo a que ele está inserido, precisamos abranger o lugar por ele ocupado na sociedade e a relação que sustenta entre si e com os outros. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade cultural varia de contexto para contexto.
(    ) A diversidade cultural, frente a nossa realidade racialmente miscigenada, exige um posicionamento crítico.
(    ) A diversidade cultural possui sempre a mesma interpretação nas diferentes sociedades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	8.
	Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes:
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,