Buscar

AVs - TESTE DE CONHECIMENTO - INTRODUÇÃO A ADMINITRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: LUZIANA SILVA NOGUEIRA	Matr.: 201908135981
Disc.: INTRODUÇÃO À ADM. 	2019.3 EAD (G) / EX
TESTE DE CONHECIMENTO:
1. Vimos que existem algumas Variáveis que podem afetar as organizações, procedentes do seu Ambiente Externo.
Leia a seguinte definição e marque, nas opções, a qual dessas Variáveis ela corresponde:
- Podem ser representadas pela estrutura socioeconômica da população, as condições de vida de cada segmento populacional, a estrutura de consumo e o estilo de vida de cada segmento (ou tendências).
 Variáveis Tecnológicas 
 Variáveis Ecológicas 
Certo Variáveis Sociais 
 Variáveis Políticas
 Variáveis Legais
Explicação:
Essas são as Variáveis Sociais, que representam fatores importantes na estrutura socioeconômica de alguns segmentos populacionais, podendo afetar positiva ou negativamente as organizações.
As outras opções apresentadas também são importantes, mas não têm essa conotação, estando voltadas para outras áreas que podem afetar as organizações.
2. Para definir a melhor forma como a empresa vai ser estruturada é importante distinguir suas atividades fins e meios. Analise a seguir as afirmativas sobre as atividades.
I - Atividades fins são aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa.
II - Atividades fins são as relacionadas com a área comercial ou a de fabricação.
III - A atividade contábil é considerada atividade fim.
IV - A atividade de Administração de Recursos Humanos é considerada atividade fim.
Com base nas afirmativas acima podemos concluir que:
 Todas as afirmações são verdadeiras
 Somente a afirmação II é verdadeira
 Somente a afirmação I é verdadeira
 Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras
Certo Somente as afirmações I e II são verdadeiras
Explicação:
As atividades podem ser classificadas quanto a proximidade em relação aos fins a que se destina a empresa em atividades fins, também conhecidas como produtivas ou substantivas e atividades meios, chamadas também de adjetivas ou de apoio.
Atividades fins são as atividades que constituem o conjunto de esforços visando realizar os fins a que se destina a organização. São aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa, como as relacionadas com a área comercial ou a de fabricação. Por exemplo, em uma empresa industrial, a operação dos equipamentos e ferramentas de fabricação, em uma loja de varejo a venda de produtos e na Petrobrás as atividades diretamente ligadas à exportação, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo.
Atividades meios são as que constituem o conjunto de esforços visando apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização. São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins, como a atividade contábil, de segurança, telefonia, manutenção, recrutamento e seleção. Por exemplo, em uma empresa de energia elétrica as atividades de serviço de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade.
3. A respeito das habilidades necessárias para a administração de organizações, analise a situação hipotética a seguir:
Maria é sócia de uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos que tem como clientes empresas de uma região com vocação industrial. A consultoria tem uma equipe interna, composta por analistas de recursos humanos, suporte técnico em TI, consultores, dentre outros. Uma alteração na legislação permite que determinado cargo de uma de suas principais clientes passe a ser terceirizado, o que a empresa opta por fazer. Isso diminui consideravelmente o volume de demandas relacionadas a Recursos Humanos daquela empresa, diminuindo as receitas da consultoria de Maria, ainda que a nova lei pouco altere a relação da própria consultoria com sua equipe.
Assinale a alternativa correta:
 As habilidades técnicas podem ser percebidas principalmente na capacidade dos consultores de estabelecer uma relação de confiança com as empresas clientes
 Nas tarefas realizadas pela equipe de consultores e analistas, um exemplo de habilidade exclusivamente humana é a aplicação de testes de aptidão e técnicas de recrutamento e seleção.
 A equipe de suporte técnico é a que aplica habilidades técnicas, ao invés da equipe de consultores e analistas, que aplicam apenas habilidades humanas.
 As habilidades conceituais são mais importantes para a equipe de suporte técnico, que precisa entender conceitos da computação para auxiliar clientes internos e externos no uso das ferramentas tecnológicas.
certo Maria, como uma das administradoras da consultoria, precisa se valer de habilidades conceituais para perceber os impactos da alteração no macroambiente, traçar estratégias e liderar as mudanças.
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito dos conceitos iniciais na Administração. 
* A capacidade dos consultores de estabelecer uma relação de confiança pode ser definida principalmente não como uma habilidade técnica, mas humana. O aluno deve compreender a importância do termo ¿principalmente¿ na afirmativa.
* As habilidades conceituais não dizem respeito a conceitos de ordem técnica, mas ao conceito da empresa, sua visão de todo.
* Os testes de aptidão e as técnicas de recrutamento e seleção são exemplos de habilidades principalmente técnicas dos analistas e consultores.
4. É muito importante para as empresas, o estudo da densidade populacional, mobilidade interna da população, índices de natalidade e mortalidade, taxa de crescimento demográfico, taxa de crescimento populacional, composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar. Esses componentes podem ser úteis na implementação de estratégias empresariais, visando a maior participação da empresa junto ao meio.
Podemos definir estas variáveis como sendo:
 Variáveis ecológicas
 Variáveis econômicas
 Variáveis Políticas
Certo	 Variáveis demográficas
 Vaiáveis legais
Explicação:
As variáveis demográficas tem esta característica, de trazer as informações das pessoas. Cstumamos ouvir falar do senso demográfico,que justamente traz estas características de : densidade populacional, mobilidade interna da população, índices de natalidade e mortalidade, taxa de crescimento demográfico, taxa de crescimento populacional, composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar.
5. Dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação, ordenar e alocar recursos e criar condições para que as pessoas trabalhem em equipe e alcancem o máximo sucesso.
A definição apresentada está relacionada a qual conceito do processo administrativo?
Certo	Organização
 Feedback
 Planejamento
 Direção
 Controle
Explicação:
O conceito apresentado está relacionado à função organização, que é a segunda etapa do processo administrativo.
6. O administrador é uma peça fundamental para qualquer tipo de organização, seja ela governamental, industrial, comercial ou de prestação de serviços. Em cada um dos níveis organizacionais seu papel é diferente, por lidar com decisões mais e menos complexas. Assim podemos afirmar que ao Administrador do nível tático cabe:
I - Pensar muito mais a empresa ao invés de executar.
II - Ser responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa.
III - A responsabilidade pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas.
Com base nas afirmações
acima podemos concluir que:
certo Somente a afirmação II é verdadeira
 Somente a afirmação I é verdadeira
 Somente a afirmação III é verdadeira
 Somente as afirmações II e III são verdadeiras
 Todas as afirmações são verdadeiras
Explicação:
* O nível estratégico de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. E representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
* O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis.
* O nível operacional é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas
7. Analise as sentenças as seguir como V (verdadeira) e F (falsa)
( ) Uma empresa (microambiente) pode ser considerada um sistema, que faz parte de um sistema maior, que é a sociedade.
( ) Quando não há a interação da organização com seu ambiente externo, ela é considerada um sistema fechado.
( ) As organizações são autossuficientes e não precisam dos insumos do ambiente externo.
	
( ) V, F, F
( ) F, V, V.
( ) V, V, V
( ) F, V, F
(x ) V, V, F
Explicação:
Analise as sentenças as seguir como V (verdadeira) e F (falsa)
(V) Uma empresa (microambiente) pode ser considerada um sistema, que faz parte de um sistema maior, que é a sociedade.
(V) Quando não há a interação da organização com seu ambiente externo, ela é considerada um sistema fechado.
(F) As organizações são autossuficientes e não precisam dos insumos do ambiente externo.
8. Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. A habilidade pressupõe a ideia de potencial e realização, ou seja, a existência de uma relativa facilidade em lidar com determinada tarefa. A medida que as pessoas sobem na hierarquia da organização, a proporção da necessidade de cada uma dessas habilidades muda. Assinale a alternativa correta. I. A habilidade técnica envolve a visão da organização como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos. II. A habilidade humana está relacionada com o trabalho com pessoas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. III. Habilidade conceitual envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho.
 Todas as alternativas estão corretas.
certa Apenas a alternativa II está correta.
 Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Explicação:
Katz (apud STONER, 1999), classificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: técnica, humana e conceitual. A habilidade técnica se refere a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. A habilidade humana é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las, já a habilidade conceitual se refere a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras.
A alternativa I está incorreta, já que se menciona a habilidade técnica, mas se refere aos domínios da habilidade conceitual.
A alternativa III está errada por se referir a habilidade conceitual, mas se referir ao domínio da habilidade técnica.
Assim, a alternativa II está correta, já que se refere a habilidade humana e suas reais características.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Disc.: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
Aluno(a): LUZIANA SILVA NOGUEIRA	201908135981
Acertos: 7,0 de 10,0	20/11/2019
1a Questão
Administração é um processo integrado por meio do qual se busca obter resultados específicos. Esse processo administrativo é classicamente composto pelas funções:
 
Certo	Planejamento, organização, direção e controle.
	Input, processamento, output e feedback.
 Eficiência, eficácia e efetividade.
	Operações, finanças, recursos humanos e marketing.
	Objetivos, decisões e recursos.
2a Questão
Sabendo que o ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam, considere as seguintes afirmativas:
I. Dentro de seu ambiente, a organização não está sujeita à influências externas.
II. A empresa muda seu ambiente de tarefa quando mudam seus produtos ou serviços.
III. No ambiente de tarefa a empresa estabelece as suas relações de poder e dependência.
IV. As empresas procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes.
 Certo	A afirmativa I é falsa e as demais são verdadeiras.
	A afirmativa II é falsa e as demais são verdadeiras.
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	A afirmativa IV é falsa e as demais são verdadeiras.
	A afirmativa III é falsa e as demais são verdadeiras
3a Questão 
A empresa Biomix está elaborando o planejamento estratégico. Nelson, que é diretor administrativo, está analisando as oportunidades e ameaças que podem impactar na consecução da estratégia. Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor administrativo:
	
 Análise de processos
	Análise interna
 Certo	Análise externa
	Análise operacional
	Análise funcional
4a Questão
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. O planejamento estratégico constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no horizonte temporal de:
	
 Tempo necessário para o aprimoramento dos funcionários.
 Longo prazo, porém em determinadas situações, no médio ou curto prazo.
 Certo	Longo prazo
	Curto prazo
	Médio prazo
5a Questão
Qual nível considera a captação dos recursos para colocar em prática as decisões tomadas pelo nível superior?
 Certo	Nível tático
 Nível operacional
 Nível estratégico
 Nível superior
 Nível primário
6a Questão
Com as seguintes definições em relação ao Planejamento: ̶ (... projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. Apresenta um relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos... ). Qual o NÍVEL de PLANEJAMENTO corresponde essas definições?
	Operacional
 Especial
 Processual
 Certo	 Tático
 Estratégico
7a Questão
A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma. É correto afirmar que a estrutura organizacional:
	
 É abordada por duas formas: especialização vertical e especialização integrada
	Utiliza retângulos para indicar as relações de autoridade e de responsabilidade
	Representa o fluxo das atividades desenvolvidas na empresa.
	Costuma apresentar
uma natureza predominantemente dinâmica.
 Certo	É a forma pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas.
8a Questão
A partir do planejamento segue-se a organização. A função administrativa organização abrange:
 Certo	dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais
	dividir, planejar, distribuir e controlar as tarefas operacionais
	planejar, organizar, dirigir e controlar a amplitude de controle
	dividir, integrar e coordenar o processo decisório institucional
	planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais
9a Questão 
De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades de autoestima:
	
 integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.
	estabilidade e proteção da integridade física e mental.
	alimentação, água, oxigênio e descanso.
 Certo	independência, realização, liberdade, status e reconhecimento.
	desenvolvimento máximo do potencial e das capacidades individuais.
10a Questão
A liderança pode ser explicada por diferentes motivos. Das opções apresentadas, escolha a que NÃO representa um desses motivos.
	
 Por um modelo contingencial.
	Por teorias situacionais.
	Por certas habilidades gerenciais básicas.
 Certo	Pela definição do grupo liderado.
	Pelos traços de personalidade do líder.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Disc.: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
Aluno(a): LUZIANA SILVA NOGUEIRA	201908135981
Acertos: 7,0 de 10,0 	20/11/2019
1a Questão
O planejamento é uma das funções básicas da administração e estabelece a base para todas as outras funções, entre seus benefícios NÃO pode ser apontado:
 Certo	Implica transmitir às pessoas o que elas devem fazer de e conseguir que elas trabalhem da melhor maneira possível, com satisfação, motivadas.
 Melhor conhecimento dos seus concorrentes.
 Agilidade nas tomadas de decisões.
 Melhor relacionamento entre empresa e o ambiente.
 Analise dos fatores externos mais importantes.
2a Questão
As atividades vinculadas diretamente à missão da empresa, por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização, são chamadas de:
	
 Atividades-direção
 Certo	Atividades-fim
	Atividades da Missão
	Atividades da Visão
	Atividades-meio
3a Questão
Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta:
	
 consiste em uma teoria criada por Michael Porter, especificamente a teoria da vantagem competitiva.
 Certo	é também conhecida pela sigla SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
	é utilizada apenas por organizações privadas que atuam em um mercado altamente competitivo e, por isso, precisam fazer uma análise estratégica mais aprofundada.
	apresenta fatores externos, que se referem ao microambiente, e fatores internos, que se referem ao macroambiente.
	diz respeito exclusivamente à formulação tática de processos e serviços a serem prestados pelas organizações públicas, ou seja, a própria finalidade.
4a Questão
Os planos referem-se as guias que integram e coordenam as atividades da empresa de modo a atingir os propósitos desejados. Os planos com duração de três ou mais anos, e que estão relacionados aos objetivos de longo prazo são denominados de:
	Plano intermediário
 Certo	Plano estratégico
	Plano tático
 Plano gerencial
	Plano operacional
5a Questão
O planejamento tático é desenvolvido pelos departamentos que estão subordinados a diretoria geral da empresa. A quantidade de departamentos vai depender da estrutura de cada empresa, mas os mais comuns são: financeiro, recursos humanos e marketing. Característica específica do planejamento organizacional tático é:
	
 trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência.
	lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever.
	desafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação.
 Certo	limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
	incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas.
6a Questão
As organizações contemporâneas inseridas num ambiente globalizado, dinâmico e ameaçador precisam estar atentas às mudanças constantes do ambiente em que atuam. Para isso, precisam definir objetivos e conceber planos. Escolha entre as alternativas a que Não se refere aos benefícios do planejamento:
 Certo	Busca comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.
 Definição do seu público-alvo e sua proposta de valor da organização.
 Elaboração de objetivos estratégicos a serem alcançados.
 Determinação dos princípios essenciais do negócio.
 Estruturação de planos de ação para o atingimento dos objetivos.
7a Questão
A departamentalização também reflete a disposição da empresa em centralizar ou descentralizar o processo administrativo. Assinale uma vantagem da Descentralização.
 Certo	Concentra a atenção do administrador nos resultados e estimula a iniciativa dos administradores de nível médio.
	Aproveita mais o trabalho dos especialistas.
	Necessita de menor número de administradores de alto nível.
	Torna menos decisiva a identificação dos administradores de nível médio com a organização.
	Faz com que as decisões mais importantes sejam tomadas pelas pessoas mais capazes.
8a Questão
Após a definição das funções que irão permitir a empresa alcançar objetivos e metas , bem como cumprir missão e visão com sucesso , faz-se necessário a divisão do trabalho a ser realizado em unidades menores , interdependentes entre si . Esta divisão origina o que chamamos até hoje de :
	
 Franquias
	Fóruns
	Critérios de seleção
 Certo	Departamentos
	Setores Contábeis
9a Questão
De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades segurança:
 
	independência, realização, liberdade, status e reconhecimento.
	desenvolvimento máximo do potencial e das capacidades individuais.
 Certo	estabilidade e proteção da integridade física e mental.
	alimentação, água, oxigênio e descanso.
	integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.
10a Questão
João é proprietário de um salão de beleza e possui 10 funcionários em sua equipe. Planeja expandir sua empresa para uma cidade vizinha, contratando mais cinco funcionários para a nova unidade. Lucas, seu filho administrador, acompanhou o processo de planejamento do novo negócio, inclusive para auxiliar na busca por fontes de financiamento. Uma parte das exigências dos bancos era a realização de um plano de negócios, além de outros documentos relativos à administração da empresa. Por se tratar de uma organização de pequeno porte, João e seu filho optam por não formalizar em documentos todas as atividades e funções administrativas. 
Sobre a liderança e motivação na função de direção da empresa, assinale a alternativa correta:
 
	
João certamente não tem vocação para liderança, uma vez que necessita do auxílio de seu filho para executar atividades do planejamento da empresa.
 
 Certo	João e Lucas podem se formar líderes com o amadurecimento da empresa, segundo as contingências, ou seja, necessidades do contexto em que estão inseridos, o que se reforça por serem
eles os administradores desde o início.
 Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, não é possível enquadrar o sistema de direção em nenhum tipo específico.
 A motivação é característica individual, vai de cada um ter nascido motivado ou não, razão pela qual Lucas pode ser considerado um funcionário motivado da empresa.
 	A decisão de não formalizar em documentos algumas atividades e funções administrativas reflete a estratégia de dirigir a empresa de modo participativo, pois os demais funcionários se sentem instigados a contribuir na organização de processos.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas