Buscar

Atividade de Pesquisa 01 - Instrumentação em Higiene Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno(a):
 
Data: 
 
21 / 04
 /
 2021
Atividade
 de Pesquisa
 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
1
0
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) O que é ciclo de exposição e grupo homogênio?
Ciclo de exposição: conjunto de situações térmicas ao qual o trabalhador é submetido, conjugado às diversas atividades físicas por ele desenvolvidas, em uma sequência definida.
Grupo Homogênio: Corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo.
2) Em ambientes interno e externo como é feito o cálculo do IBUTG?
COM carga solar – fórmula MAIOR – IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg.
SEM carga solar – fórmula MENOR – IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg.
3) Quais as características do procedimento de avaliação do calor.
Os procedimentos de avaliação devem interferir o mínimo possível nas condições ambientais e operacionais características da condição de trabalho.
A maneira mais comum e indicada de medição de níveis de calor e temperatura, é através do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo), que são calculados através de medidores de stress térmico.
A determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo Médio, IBUTG, e da Taxa Metabólica Média, M, representativos da exposição ocupacional ao calor, deve ser obtida em um intervalo de 60 minutos corridos, considerado o mais crítico em relação à exposição ao calor.
4) Qual a diferença entre conjunto convencional e não convencional.
Instrumentos convencionais são aqueles comuns, mais conhecidos, que muitos sabem quais são, já os não convencionais são aqueles que poucos sabem quais são, são meio desconhecidos.
5) Evidencie como são feitas as medições do calor ocupacional?
A finalidade do termômetro de globo é de medir o calor radiante existente no ambiente de trabalho. ... Termômetro de bulbo Seco: Termômetro de mercúrio, com escala mínima de + 10 ºC a + 100 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. É usado para medir a temperatura do ar.
6) Comente um pouco a respeito do sistema de aspiração.
O sistema de aspiração esta constituido por uma bomba de sucção, que trabalha tanto em alta como em baixa vazão. Trata-se de um equipamento portátil leve, autonômo, que funciona a bateria recarregável e blindada, o que permite que seja utilizada, inclusive, em ambientes onde se presume que exista risco de explosão, ou tambem com pilhas comuns. 
7) Quais as principais características do ciclone respirável?
Os ciclones são dispositivos que fazem uso da força centrífuga para selecionar o tamanho das partículas com base em seu diâmetro aerodinâmico, ou seja, a rotação do ar no interior de uma câmara, similar ao funcionamento de uma centrífuga, separa as partículas grandes, não respiráveis, de partículas menores, respiráveis.
As partículas maiores ficam retidas no pote de armazenamento do ciclone e as partículas menores são direcionadas em forma de espiral para o filtro.
8) Como é a metodologia de avaliação de gases e vapores?
Gases e vapores podem ser detectados sob duas formas, através de tubos reagentes colorimétricos, que são: Detecção Instantânea: emprega tubos reagentes de leitura instantânea. Detecção Passiva: emprega tubo de longo tempo de exposição.
9) O que são os tubos colorimétricos?
Os tubos colorimétricos são tubos de vidro com uma escala impressa em seu corpo, com isso, em que é possível ler e identificar a concentração dos agentes, igual um termômetro.  Cada tubo contém uma ampola de vidro, com uma resina – um material adsorvente em que ele é tratado quimicamente, e sensível à substância alvo.  À medida que o contaminante vai reagindo com o tubo, ele vai mudando de cor completamente.
10) Qual diferença entre Asfixiante simples e Químicos?
Asfixiantes Simples: são gases inertes, porém, quando em altas concentrações em ambientes confinados, reduzem a disponibilidade do oxigênio. Desta forma, a substância ocupa o espaço do oxigênio na árvore brônquica. Ex.: gases nobres, dióxido de carbono (CO2), metano, butano e propano (GLP - gás liquefeito de petróleo).
Asfixiantes Químicos: são substâncias que impedem a utilização bioquímica do oxigênio (O2). Atuam no transporte de oxigênio pela hemoglobina (Hb) e impedem o uso tecidual do oxigênio. Ex.: monóxido de carbono e substâncias metahemoglobinizantes, cianeto e gás sulfídrico (H2S).
 (
Atividade
de Pesquisa
 01
: Instrumentação em 
Higiene Ocupacional
)

Outros materiais