A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Virgínia Félix Guambe, Saude

Pré-visualização | Página 1 de 1

Virgínia Félix Guambe
Saúde e Higiene Escolar
Importância do estudo da disciplina Saúde e Higiene Escolar 
Licenciatura em Ciências de Educação
1º ano Laboral
Universidade Pedagógica 
Maputo
2021
Introdução 
A disciplina de Saúde e Higiene Escolar é uma disciplina que vem a enriquecer os saberes dos estudantes, assim como uma promoção da saúde. Sendo um dos seus principais objectivos, a identificação, análise e promoção da saúde para um desenvolvimento harmonioso e saudável do ser humano que não se dedica a limitar apenas no seio escolar. O trabalho tem como objectivo apresentar de forma abrangente e resumida a importância do estudo desta disciplina e assim o impacto que causa a aquisição e implementação destes saberes no ser humano e no ambiente escolar. Para a fundamentação teórica do trabalho aderiu-se ao uso de documentos disponíveis no Google, nos documentos partilhados pelo docente para as aulas passadas e sem deixar de lado a reflexão das aulas o que facilitou a apresentação dos aspectos analisados.
Importância do estudo da disciplina Saúde e Higiene Escolar
A disciplina de Saúde e Higiene Escolar apresenta-se como um conteúdo de saber que vai além do recinto escolar, mas que no entanto, promove a educação para a saúde, fazendo referência para a apresentação de politicas a implementar usando recursos disponíveis para o desenvolvimento harmonioso e saudável do ser humano na vertente física, social e mental que transcende o ambiente escolar, pois não de se pode deixar de referir que a educação é mais uma emergência da sociedade. 
 De forma estritamente escolar: 
‘ A disciplina de Higiene e Saúde Escolar é mais uma que vem juntar-se a tantas outras no enriquecimento dos saberes dos estudantes…pois, o homem não será só aquilo que sabe, mas o conjunto do que sabe, o saber ser e o que sabe fazer em prol de sí, dos seus e da sociedade, ou seja, em prol dos outros’. ( Douradas, páginas. 2011).
Como vector de transmissão de conhecimentos para a promoção de saúde, mostra-nos que a saúde não significa apenas a ausência de doenças, bem-estar físico, social e mental a sí próprio, mas também aos seus semelhantes onde se está inserido, ter saúde é promover saúde; saúde é um estado colectivo de bem-estar. 
De acordo com as aulas que tivemos, pude perceber que alguns dos principais indicadores de saúde são: o Crescimento e o Desenvolvimento; sendo que os factores influenciadores podem ser intrínsecos e extrínsecos. Dos factores extrínsecos ou ambientais que são considerados determinantes, sem tirar a importância dos intrínsecos. 
Estes factores do meio em que o individuo se insere são de extrema importância no desenvolvimento académico dos estudantes, pois esta disciplina pode nos ensinar que a promoção de saúde em todas as suas vertentes influenciam no desempenho dos estudantes na escola. 
Ou seja, com o estudo deste disciplina pude dividir a sua importância em dois grandes pontos : no ambiente escolar e na comunidade. 
No ambiente escolar:
No ambiente escolar podemos apresentar os seguintes pontos:
Melhoria no desempenho estudantil- como factor determinante o extrínseco, pude aprender que o estilo de vida que levamos influencia directamente no desempenho de nossas actividades no ambiente escolar. Isto refere-se aos hábitos e costumes que temos, as horas de descanso, aderência a actividades físicas, ambientes de lazer, o tipo de alimentação que se tem, o tipo de relação que se tem no seio familiar, dentre outros. 
A escola como conjunto deste ambiente também influencia de forma significativa neste bom desempenho, destacando assim, a situação estrutural da escola, a situação sanitária e o conjunto de relações entre os elementos da comunidade escolar. 
Na comunidade
A comunidade também faz parte, pois não deixa de ser um factor ambiental de promoção de saúde. Já havia referido que a saúde não é só bem-estar de sí próprio, mas também da colectividade. Ou seja, a convivência na sociedade e os hábitos que temos perante as situações do dia-a-dia. 
Em suma o estudo desta disciplina é imprescindível pois:
°Desenvolve nós estudantes o sentido da responsabilidade face á saúde individual, familiar e da comunidade;
°A promover a adoção de atitudes e valores que fomentem a saúde ;
°Na adoção de medidas ambientais para o desempenho de atividades no ambiente escolar;
°Promoção de higiene como responsabilidade de todos , transcendendo o ambiente escolar. 
° Alertar aos estudantes sobre a importância do respeito às diferenças, como forma de proporcionar uma mente de relações harmoniosas. 
E como um profissional de educação : 
- Ajudar-nos a criar técnicas e estratégias para uma relação afetiva, produtiva e autónoma na sala de aulas;
- A servir de exemplo na promoção da saúde começando com a expressão que transmitimos, e nos hábitos e costumes; 
- A estar consciente do que realmente abrange o fator saúde no desenvolvimento produtivo das capacidades de cada estudante.
E por fim como parte da comunidade: 
A entender que as ações que realizamos dentro de um conjunto de coletividades , influencia-nos mutuamente. 
 
Conclusão
A disciplina de Saúde e Higiene Escolar é mais que uma simples disciplina presente no currículo de uma escola, mas sim uma medida de intervenção pra a melhoria da vida do ser humano não só na escola, mas também na sua comunidade, família, ou até mesmo nas relações profissionais e de afetividade. São espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. 
É mais uma forma de nós fazer perceber que são vários os aspetos e modos de vida que temos que nos influenciam diariamente a todo momento. É uma disciplina de promoção de bem-estar de nós mesmos e prol de todos nós. Pois ter saúde é promover saúde.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.