Buscar

PROVA III - Educação e Diversidade - UNIASSELVI - DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669122) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30911797
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos homens e das mulheres, na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera, comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral, poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Disserte sobre como as diferenças poderiam ser superadas no ambiente escolar.
	Resposta Esperada:
A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a construção das desigualdades. É possível criarem-se, seja na escola ou na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros. Principalmente na escola, com vistas a que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há necessidade de uma pedagogia que promova a reflexão acerca das diferenças, atribuindo a estas o seu valor, com vistas à promoção da igualdade.
	2.
	Leia o parágrafo extraído do relatório de pesquisa a seguir:
?Sabemos que nas sociedades complexas, quanto mais democráticas elas forem, mais conflituosas elas serão, em decorrência dos diversos interesses. Em qualquer sociedade moderna, há uma diversidade de focos de disputa: classe social, gênero, religião, raça, entre outros. Neste cenário, fazer política é ter em mente estratégias como negociações, alianças, pressões, construção de espaços onde as tensões naturais de perspectivas diferentes sobre o mundo sejam entendidas como salutares e necessárias. E, aqui, entra o desafio das desigualdades, pois resolver conflitos no sistema de governo muitas vezes não significa fazê-lo desaparecer, mas utilizá-los de modo a favorecer certos grupos e validar determinados interesses sem espaço dentro das políticas normais.?
Diante da reflexão, disserte sobre a relação estabelecida entre diversidade cultural e a desigualdade social.
FONTE: Disponível em: <http://observatoriodadiversidade.org.br/site/pesquisa/pesquisas/>. Acesso em: 18 mar. 2015.
	Resposta Esperada:
Uma sociedade tão diversa que é o Brasil tem raízes em sua constituição, que foi a colonização de diferentes povos, cada qual predominando em uma região. Por exemplo, a Região Sul foi colonizada por europeus, traz em sua cultura as tradições germânica, italiana e portuguesa. Essa miscigenação faz com que novos saberes se entrelacem, surgindo uma sociedade plural. No entanto, toda essa pluralidade carrega também as diferenças, muitas vezes, não aceitas, ou até discriminadas entre as pessoas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais