A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Ações culturais e sociais em Biblioteconomia_Avaliação I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia (19554)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:675913) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com base na classificação cultural de Rasteli (2019) - Cultura Erudita, Cultura Popular e Cultura da Massa -, assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais são os desafios que se apresentam como mais proeminentes na atuação do bibliotecário como mediador dos processos:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Colocarem-se como elementos de cultura material, possibilitando as descobertas de novas linguagens e de novas formas artísticas.
	 b)
	A atuação do bibliotecário como mediador é desafiada pelo choque entre a cultura erudita e a cultura de massa.
	 c)
	Aprender como lidar, com critério, com os elementos de cultura imaterial, procurando diferenciar o desenvolvimento de perspectivas críticas.
	 d)
	Recuperar e difundir a cultura popular, que se encontra, muita vezes, esquecida e deteriorada pela indústria cultural.
	2.
	A palavra mediação tem sua origem no latim mediatione, que indica originalmente intervenção humana entre duas partes. O conceito de mediação foi adotado por diversas perspectivas, que são estabelecidas nas relações humanas por meio de um elemento mediador. Sobre a mediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Osvaldo de Almeida Júnior defende que a mediação da informação deve ser o principal objeto da Ciência da Informação.
(    ) A mediação da informação é um processo encadeado e articulado que envolve tanto questões pedagógica como culturais.
(    ) A mediação da informação é dividida em implícita e explícita, sendo que a mediação implícita são as práticas pedagógicas de estímulo à cultura, e a explícita são práticas técnicas de estímulo à cultura.
(    ) A mediação da informação é a interferência realizada pelo profissional da informação, de forma direta ou indireta, que permite a apropriação de informação pelos usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A mediação da informação, como objeto de estudo da ciência da informação e da biblioteconomia, se faz presente no fazer bibliotecário, ou seja, nas atividades realizadas pelo profissional. A mediação da informação é classificada em três tipos, segundo Silva (2015). Sobre os tipos de mediação da informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mediação técnica da informação.
II- Mediação pedagógica da informação.
III- Mediação institucional da informação.
(    ) Refere-se aos procedimentos heurísticos a serem utilizados no processo de mediação.
(    ) Refere-se aos procedimentos do profissional da informação na busca de recursos para concretizar as ações.
(    ) Refere-se às ações de organização na representação da informação, estimulando seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, G. da. Ação cultural em bibliotecas: o caso da Biblioteca Pública. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, 2015.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	4.
	A ação cultural é um espaço de ampla atuação do bibliotecário, podendo ser realizado em qualquer espaço, mas conforme Cabral (1999), existem algumas dificuldades ocorrerem atividades de ação cultural na prática. Sobre essas dificuldades, analise as seguintes afirmativas:
I- Alguns bibliotecários não se sentem preparados para desenvolver essas atividades, resultando em insegurança.
II- A atividade cultural não é vista apenas como lazer, mas também como estranhamento e reflexão, sendo seu resultado uma dimensão política sem caráter transformador.
III- Umas das formas para amenizar os receios de não estar totalmente preparado, por parte do bibliotecário, é trabalhar com equipes multidisciplinares.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	A produção cultural pode ser classificada como erudita, popular ou de massa. Cada uma delas atinge um segmento social e cultural diferente, e considera a possibilidade de expandir para os demais. Segundo Rasteli (2019), sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Engloba as artes, as expressões materiais e imateriais, os trabalhos manuais e também aquelas de interesse de uma parcela econômica da sociedade.
	 b)
	Produz expressões populares como grafite, festas populares diversas, criações folclóricas, manifestações de rua e danças regionais, comidas típicas, artesanatos.
	 c)
	Produzida pelos meios de comunicação como imprensa, rádio, cinema, música, televisão e internet.
	 d)
	Produzida pela música clássica, ópera, escultura, pintura, quadros, leituras, obras de arte, ballet, alta gastronomia, moda e alta costura.
	6.
	Cultura tem uma definição ampla e complexa. Vários pesquisadores já conceituaram o termo cultura sob diversas perspectivas disciplinares. Numa perspectiva antropológica, como a cultura foi definida pelo autor britânico Edward Tylor (1832-1917)?
	 a)
	Definiu o termo cultura como produção nas relações sociais e da criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos de forma de trabalho, de forma de habitação, do vestuário da culinária, das expressões de lazer, da música, da dança.
	 b)
	Definiu o termo cultura como todo o complexo que envolve o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, os hábitos e as capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade.
	 c)
	Definiu o termo cultura como representação do conjunto de tradições produzidas pela interação social entre membros de uma sociedade.
	 d)
	Definiu o termo cultura como um termo de grande importância para as ciências materiais em geral.
	7.
	O objeto da ciência da informação é a informação propriamente dita. Nesse sentido, levamos em conta que não só a informação registrada é relevante, e sim toda informação disponível. Dessa forma, as ações culturais realizadas em unidades de informação passaram a ter mais sentido, por trabalharem a informação por diferentes perspectivas. Sobre a ação cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é uma dimensão do processo social da vida de uma sociedade, sendo que a cultura de uma sociedade é imutável, pertencendo a todos contextos sociais. Por isso, a mediação da informação é essencial no trabalho de ação cultura.
(    ) A ação cultural e/ou social tem como intuito desenvolver o processo de criação, beneficiando meios para que os sujeitos sejam criadores e façam suas próprias escolhas.
(    ) A ação cultural possibilita a troca de experiências entre diferentes grupos, contribuindo para o debate sobre o multiculturalismo que deve estar presente nos ambientes informacionais.
(    ) Para o bibliotecário desenvolver ações culturais no ambiente, ele precisa estar preparado para que o usuário participe opinando, possibilitando o favorecimento de diversos usurários e potenciais usuários que têm a oralidade como principal fonte de informação.
Assinale a alternativa que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.