Buscar

ad1 iddp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Avaliação a Distância 1 – AD1
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
Professora: Maria do Carmo
Aluno: Flávio Matheus Trigo Campos
                                    
1.  Elabore um quadro comparativo em que fiquem evidentes as diferenças entre o DIREITO POSITIVO e o DIREITO NATURAL.
	
	 DIREITO POSITIVO
	 DIREITO NATURAL
	
	
	Temporal
	Atemporal
	Formal
	Informal
	Varia de local para local, ou seja não é universsal
	Universal
	Escrito, em forma de leis
	Não é escrito
	Criado pelo homem
	Existe antes do homem, o homem identifica-o e surge de forma natural para a sociedade
	Mutável, pode ser alterado
	Imutável
	
	
	
	
2.   Por que os Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e todos os outros são denominados Estados Autônomos? De modo sintético, mostre as principais diferenças entre um Estado que tenha autonomia e outro que tenha soberania. 
Resposta: Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e os demais são considerados autônomos porque de acordo com a nossa Constituição Federal (de 1988). Esses têm autonomia para se autogovernar e legislar sobre determinados temas, ou seja, os estados autônomos possuem liberdade constitucional para governar e criar leis sobre temas específicos, determinados pela constituição!
Já os Estados soberanos é um Estado pleno, ou seja, ele quem determina as suas próprias leis, tem controle sobre as suas fronteiras e é reconhecido como legítimo pelo povo que habita o seu território. Dizer que um Estado é soberano é, em certo sentido, reconhecer a sua legitimidade enquanto entidade internacional, reconhecendo determinada organização social coletiva como igual no cenário internacional. É considerado Estado Soberano aqueles que podem integrar organismos internacionais, estabelecer acordos internacionais, emitir documentos internacionais, como passaporte por exemplo, além de ter a sua integridade garantida.
3. Identifique os diversos tipos de maioria praticados pelo Congresso Nacional brasileiro, em razão de previsão na nossa Constituição Brasileira e, em um máximo de 25 linhas, discorra sobre cada uma delas. 
Resposta: As maiorias no congresso se dividem entre simples, absoluta e qualificada.
Nesse sentido, temos que a maioria absoluta corresponde quando existe a maior parte favorável. Nesse sentido pode-se dizer que a maioria absoluta é formada pelo primeiro numero inteiro superior a metade, usando o município de Iguaba Grande como exemplo, onde temos 11 vereadores, a maioria absoluta seriam 6 vereadores, caso todos estejam presentes. Dizer que metade mais um, dos votantes presentes, não é necessariamente correto, pois assim seriam necessários 6,5 votos. 
Maioria Simples é a mais fácil de ser entendida e explicada. Essa leva em consideração apenas o número de presentes na votação, e se dá pela maioria dos votos, quando esses superam a metades dos votos possíveis. Não sendo um numero ou proporção fixa, pois varia de acordo com o número de presentes no dia da votação, se dando basicamente pelo primeiro numero inteiro maior que ametade, dos presentes. 
Já a maioria qualificada a maioria qualificada é aquela que exige número superior à maioria absoluta. Geralmente são dois terços ou três quintos. Alguns artigos 60, da Constituição Federal, por exemplo, diz que a proposta de emenda à Constituição "será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros". Já sobre acusações contra o Presidente da República por crime de responsabilidade será admitida por dois terços da Câmara dos Deputados.
Por fim, é importante frisar que a maioria absoluta e a maioria qualificada levam em consideração o número total de membros que legalmente integram o órgão, enquanto a maioria simples toma por base apenas os presentes à votação.
4.  Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático, na aula 03, os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO GREGO e suas características.
Resposta: No Estado Grego encontramos os pilares da igualdade de todos perante a lei. Além disso, podemos notar também o primeiro momento intenso de divisão e organização das cidades. O Estado grego não era um Estado único, como os Estados antigos. Era formado por vários Estados helênicos, isto é, situados na hélade, que conservavam a tradição de uma origem comum, razão por que possuíam as mesmas instituições religiosas e sociais. Os Estados helênicos eram constituídos por coletividades fixadas em centros urbanos, que viviam independentemente do ponto de vista econômico. Cada Estado desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seus calendários e suas moedas. Embora contassem com essa independência, as cidades-Estado faziam alianças temporárias entre si e às vezes confrontavam-se buscando sobrepujarem-se umas às outras. Os territórios do Estado correspondiam à extensão territorial da cidade, razão por que ficaram conhecidos como cidades-Estado, a que os gregos denominavam polis, raiz latina que originou a palavra política, termo que, etimologicamente, significa a arte de governar a cidade. Embora a religião fosse politeísta, isto é, com a aceitação de várias divindades, sua infl uência não se comparava com a existente nos Estados antigos, visto que as divindades não mais conferiam caráter divino às autoridades.

Outros materiais