Buscar

APx1 -imagem e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- APX1 – 2020.2 DISCIPLINA: IMAGEM E EDUCAÇÃO
Coordenação: GILMAR OLIVEIRA
Professoras Mediadoras: Adriana Assumpção, Fernanda Mello e Sandra Rocha
Caro (a) aluno (a):
Esta é a sua segunda Avaliação Presencial (excepcionalmente online- APX2). Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar cinco (5) questões nesta prova;
· Leia atentamente todas as questões;
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· Envie sua prova respondida em formato pdf.
VOCÊ TEM até às 12h (grupo 2F) do domingo próximo (Dia - 04/10 ) para enviar sua prova via plataforma somente pela ferramenta “atividades”.
Boa prova!!!
Boa prova!!!
Questão 1 (2,5 pontos) Somos bombardeados por uma quantidade ilimitada de imagens e uma enorme gama de informações que, certamente, deveriam ajudar na compreensão do mundo que nos cerca. Com o surgimento das redes sociais este volume de informações através das imagens aumentou ainda mais e, por vezes, nos vemos sem dar conta de responder mensagens, ler notícias, atender as expectativas de pessoas que nos cobram o pronto retorno de seus textos. Nem sempre temos tempo suficiente para isso. Andamos com tanta pressa em dias atuais que estamos perdendo a habilidade de observar, em detalhes, o que nos cerca o que nos leva a ter dificuldades de enxergar “para além” daquilo que está muito próximo, correndo o risco de ver somente o que está na superfície das coisas. Diante disto, argumente, em poucas palavras, sobre a importância da leitura e produção da imagem na educação, o reflexo do seu mau uso, e dê um exemplo de como ela pode ser trabalhada de forma positiva junto a alunos de uma turma de quinto ano do ensino fundamental.
A imagem tem uma força atrativa que esta além do contato visual e sim trazendo articulação com seu significado, pois ela tem a capacidade de nos deixar próximos a outras realidades, fazendo com que expressemos desejos e sentimentos. O seu uso deve focar não apenas no seu visual como mencionei antes e buscar trazer significados e sentimentos para melhor desenvolver essa percepção. Com a turma do quinto ano podemos fazer uma visita a um museu, suponhamos que esteja exposto o processo de imigração do país representado por diversas fotografias, podemos solicitar um trabalho desenvolvido pelos educandos atividades de pinturas, massinhas, explorar a identidade pessoal e suas origens. Cada aluno ira representar seu significado a partir do que viu, com seu entendimento.
Questão 2 (2,5 pontos) Levando em conta o contexto da produção de uma imagem, o contexto sociocultural do leitor e a variedade de códigos envolvidos na produção imagética, e pensando que você elaboraria aula para estudantes de uma turma do ensino médio, em que tema seja o caráter polissêmico da imagem, Apresente, utilizando linguagem de texto e imagens, o seu plano de aula e alguns possíveis desdobramentos a partir da sua proposta.
Nesse caso, a polissemia da palavra “cantada” atrapalhou a comunicação entre os interlocutores, eu trabalharia esse conceito com eles e ia promover um discurso com o entendimento de cada um através do significado da imagem. 
Questão 3 – (3 pontos) Para esta responder esta questão você vai precisar assistir à animação “Vida Maria” com acesso através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4 Agora apresente-nos uma leitura da animação seguindo o roteiro a seguir:
a) Extrair as ideias principais.
· Trabalho infantil
· Realidade do sertão brasileiro
· Natalidade
· Politica publicas ineficiente
a) O que mais chamou a atenção visualmente
A criança trabalhando logo no inicio do vídeo.
b) Escolher uma ou mais cenas marcantes e efetuar uma leitura (destacando o(s) significado(s) da(s) cena(s) considerando o “todo” do filme/animação).
Logo no inicio da animação quando a criança esta escrevendo seu nome, e a mãe pede para que ela pare e a coloca para trabalhar nos afazeres domésticos, julgando ser mais importante do que ficar sentada não fazendo nada. Essa triste realidade nos acerca pois se torna um processo cíclico onde ao final do vídeo a cena se repete, e mais “Marias” vão abrindo mão de uma educação em troca do trabalho domestico 
c) Destacar alguns conceitos/valores que são afirmados ou negados: justiça, trabalho, igualdade, ética etc.
Os valores foram passado de geração em geração, fazendo com que a educação fosse colocada em segundo plano ou nem mesmo tenha esse efeito, o contexto de justiça e aqui colocado onde criança trabalham para ajudar em casa, não a espaço para o conhecimento não que não seja importante eles não tem a consciência desse valor e do impacto que pode gerar
d) Destacar algumas temáticas que podem ser trabalhadas a partir deste filme.
 Educação como forma de mudança de vida, trabalho infantil, natalidade, politicas publicas ineficientes. 
e) Elaborar um resumo da história da animação.
 A animação retrata a realidade em varias áreas do nosso país onde quantas Marias já deixaram de estudar para auxiliar nos serviços de casa e não puderam agregar valores morais no seu ambiente familiar. Impactante a historia e mostra como o processo se torna cíclico e mais uma geração se torna refém das necessidades do trabalho e não educacional.
Questão 4 – (1 ponto) Agora, usando o mesmo filme/animação e as temáticas destacadas por você na letra “e” da questão anterior, elabore uma atividade para estudantes de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental.
O trabalho infantil que é assegurado por lei, trabalharia com os alunos o ECA (estatuto da criança e adolescente) que assegura essa vertente, Segundo a legislação, é proibido o trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de jovem aprendiz, a partir dos 14 anos, e trabalharíamos o conceito de qual profissão cada um quer ser. 
Questão 5 – (1 ponto) Para responder esta questão siga os passos a seguir:
a) Vá ao fórum de apresentação da nossa disciplina e escolha uma das postagens de qualquer estudante.
b) Cole aqui a imagem, identificando o nome do colega do qual você pegou a imagem
c) Justifique o porquê da sua escolha
d) A partir do que você estudou até agora em nossa disciplina, faça uma análise da imagem e apresente pelo menos duas possibilidades de usá-la durante atividades em sala de aula com estudantes do Ensino Médio.
Essa imagem reflete bem o como as mulheres se desdobram para fazer todas as tarefas sejam elas profissionais como na criação dos seus filhos. Trabalharia com o primeiro conceito de como as mulheres conseguiram a garantias dos seus direitos e como realmente lutaram para isso, devido ao preconceito instaurado na nossa sociedade que infelizmente ainda hoje se mantem. E o empoderamento feminino que hoje tem seu espaço e a conquista que reflete nos dias atuais. Desenvolveria essas duas temáticas na sala de aula no ensino médio.

Outros materiais