Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA (A2) LABORATÓRIO DE GESTÃO - EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gestão Estratégica e Empreendedorismo Social
Entende-se por planejamento estratégico o processo de elaboração da estratégia, projetando os objetivos e resultados esperados a longo prazo. Ela compreende processos de análise do ambiente interno e externo da Empresa, e geralmente, os responsáveis por sua elaboração são os altos executivos da empresa.
A gestão estratégica empresarial compreende a administração de toda a empresa. Considerando-a um conjunto complexo de áreas e atividades que têm como função levar o empreendimento a atingir seus objetivos traçados no planejamento estratégico.
Enquanto o Planejamento Estratégico traça os planos de estratégia a fim de levar a Empresa a obter resultados, a Gestão Estratégica gere adequadamente os recursos da empresa a fim de maximizar os resultados obtidos.
Com o avanço da tecnologia e de novos modelos de gestão, cada vez a excelência da Gestão Estratégica faz-se necessária, a fim de adaptar-se às constantes mudanças do mercado e das fases econômicas, tendo flexibilidade e inteligência para aproveitar cada momento, utilizando os recursos disponíveis, avaliando riscos inerentes ao negócio e reduzindo incertezas com um pensamento sistêmico e integrado, sem perder competitividade.
Enquanto o Planejamento Estratégico é conceituado como atividade do Administrador que objetiva o sucesso da empresa, a Gestão Estratégica é característica do Empreendedor, que tem criatividade e está sempre explorando e aprendendo sobre melhorias para o mercado e para a sociedade.
Com o objetivo de teorizar as estratégias empreendedoras descobre-se o conceito de Empreendedorismo Social, que foca no coletivo, produz bens e serviços à comunidade, busca soluções para os problemas sociais. Sua medida de desempenho é o impacto social e visa respeitar pessoas da situação de risco social e a promovê-las.
Para os empreendedores sociais a riqueza é apenas um meio para um determinado fim. O empreendedor social tem como objetivo a obtenção de resultados sociais significativos, produzindo mudanças para melhorar a vida das pessoas, preservando a riqueza da vida humana e renovando as razões de esperança no futuro.
A importância da responsabilidade social é enfatizada como estratégia empreendedora, pois transforma uma organização, fazendo com que ela se torne mais competitiva, dinâmica, transparente, humana e ética, resultando em retorno financeiro com um lucro social, além de contribuir para melhoria na qualidade de vida de todos seus stakeholders.
Referências:
http://www.responsabilidadesocial.com/perfil/a-responsabilidade-social-como-estrategia-empreendedora/
https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/gestao-estrategica-nas-empresas/

Outros materiais