A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
AP1 AP2 avaliaçao

Pré-visualização | Página 1 de 3

valiar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No documento do sistema educacional brasileiro, de caráter unificador das práticas docentes, verificamos que as etapas de avaliação estão representadas na forma de ciclos, ajudando na compreensão pedagógica e psicológica do ato de aprender, respeitando-se as individualidades e as diversidades culturais dos educandos. Estamos nos referindo ao:
Escolha uma opção:
a. SINAES;
b. CONAES;
c. PCN. 
d. ENADE;
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Provinha Brasil desde a sua implantação em 2008, tem a finalidade de avaliar o nível de alfabetização das crianças, após o segundo ano de ingresso na escola, à criança faz os exames para testar a leitura e escrita. Essas avaliações orientam:
Escolha uma opção:
a. As crianças a traçarem melhores ações para melhorar o ensino e aprendizagem.
b. O conselho de classe educacional a traçarem estratégias para melhorar o ensino e aprendizagem.
c. Os gestores educacionais a traçarem estratégias e ações para melhorar o ensino e aprendizagem. 
d. Os professores a traçarem estratégias e ações para melhorar o ensino e aprendizagem.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Permite ao professor conhecer seu estudante. Normalmente, esse conhecimento é necessário para saber quem é esse estudante, o que ele sabe, seus gostos, hábitos e preferências, para assegurar que o estudante está na turma correta e iniciar um curso no nível adequado ao estudante. Estes aspectos nos lembram as características da avaliação:
Escolha uma opção:
a. Diagnóstica. 
b. Responsiva.
c. Emancipatória.
d. Formativa.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema Nacional de Avaliação (SINAES) é formado para avaliar o ensino em relação ao desempenho dos estudantes, o corpo docente, os gestores, a estrutura, a pesquisa e a extensão. Nesse processo de avaliação as instituições passam por três tipos de avaliações:
Escolha uma opção:
a. Ensino, pesquisa e extensão. 
b. Validação dos cursos, reconhecimento e renovação.
c. Reconhecimento, pesquisa e aprovação dos cursos.
d. Autorização dos cursos, reconhecimento e renovação.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Luckesi (2011), aprender a avaliar é aprender conceitos teóricos sobre avaliação, mas, concomitantemente, aprender a praticar a avaliação, traduzindo-a em atos do cotidiano. Sobre as definições abaixo é incorreto afirmar:
Escolha uma opção:
a. A avaliação se realiza em alguns níveis do processo ensino e aprendizagem, do currículo ao funcionamento da escola como um todo, ou seja, a avaliação deve ser realizada apenas no exercício da sala de aula, professor e estudantes.
b. Avaliar é julgar algo ou alguém quanto ao seu valor. É um ato que pode expressar classificação, apreciação ou orientação em direção ao futuro.
c. O ato de avaliar é uma ação cotidiana na ação docente, independente do professor ter estudado teórica e didaticamente o processo de avaliação da aprendizagem.
d. A avaliação é muito mais do que um registro de perguntas e respostas, a serem respondidas por estudantes em época de provas. Isto porque a avaliação não se resume apenas num processo de realização de provas e atribuição de notas. 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As provas e conceitos são informações condensadas e dizem relativamente pouco sobre o que o estudante aprendeu. Mas, num bom sistema de avaliação, elas são uma forma eficaz, simples e prática de comunicar. Isso não impede que notas e conceitos sejam acompanhados de outras explicações e comentários. Sobre estas afirmações apenas um item abaixo não corresponde a este posicionamento indique-o.
Escolha uma opção:
a. O uso de provas objetivas ou subjetivas é um desperdício para o trabalho docente e impedem a capacidade de compreender os resultados obtidos com sua aplicabilidade. 
b. As provas continuam sendo os melhores instrumentos que existem para avaliação pedagógica e psicológica.
c. Devemos compreender que graças às provas é possível obter preciosas informações sobre a estrutura cognitiva e epistemológica das pessoas examinadas.
d. Provas são muito mais do que instrumentos para "aprovar" ou "reprovar". Prestam-se, primordialmente, a avaliação numérica e objetiva dos estudantes.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Libâneo (1994), a avaliação se desenvolve nos diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem, com objetivos distintos e pode ser tipificada em três modalidades específicas são elas:
Escolha uma opção:
a. Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa e Avaliação somativa. 
b. Avaliação feedback, Avaliação formativa e Avaliação somativa.
c. Avaliação inluminativa, Avaliação formativa e Avaliação somativa.
d. Avaliação responsiva, Avaliação formativa e Avaliação somativa.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir das ideias que influenciaram a avaliação nas pedagogias brasileiras, a alternativa que traduz o pensamento da avaliação em cada categoria respectivamente são: 
(1) A avaliação na Pedagogia Tradicional;
(2) A avaliação na Pedagogia Renovada;
(3) A avaliação na Pedagogia Tecnicista;
(4) A avaliação na Pedagogia Libertadora;
(5) A avaliação na Pedagogia Histórico-Crítica;
(  ) Inspirada nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino, os estudantes nesta abordagem, devem seguir o seu ritmo próprio de progressão. Toda a orientação educacional ganhou caráter técnico e meramente instrumental. Foi adotado o modelo de racionalização do ensino, com uso de meios e técnicas mais eficazes.
(  ) O formalismo e a memorização são uma das bases dessa prática pedagógica. O estudante deve seguir um modelo, a memorização é o melhor caminho para fazê-lo. Para se chegar à exatidão na captação de todas as informações passadas pelos professores, eram realizadas provas, exames, chamadas orais, exercícios entre outros, utilizados na comprovação do saber.
(  ) O centro da atividade escolar não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, mas o estudante, que é tido como ser ativo e curioso. Nesta prática o que passa a ser mais importante não é o ensino, mas o processo rico e complexo da aprendizagem do indivíduo. Neste contexto, o professor é visto então como facilitador no processo de busca do conhecimento.
(  ) Entende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades  mais amplas para que os estudantes possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe.
(  ) Idealizada pelo renomado educador brasileiro Paulo Freire, com base na realidade educacional em efervescência no país, tem suas origens nos movimentos de educação popular que ocorreram no final dos anos 50 e início dos anos 60. Centrada na discussão de temas sociais e políticos, onde o professor e estudantes analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural, canalizam ações para uma prática de ensino coletivo.
Marque o item que mostre a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. 1, 5, 4, 3, 2
b. 2, 4, 1, 3, 5
c. 3, 1, 2, 5, 4 
d. 5, 4, 3, 2, 1
Questão 9
Não respondido
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Ao lermos os Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema avaliação é compreendido como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino, cujo objetivo:
Escolha uma opção:
a. É orientar o estudante para que ele aprenda de forma satisfatória.
b. E orientar a gestão escolar para que ela trabalhe de forma satisfatória.
c. É orientar o professor para que ele ensine de forma satisfatória.
d. É orientar a família para que incentivem a aprendizagem dos filhos.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os tipos de avaliação, todas as propositivas estão