A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 2 -Administracao de escritorios

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] O histórico dos profissionais de secretariado do Brasil, reconhecidamente tem bons instrumentos e engenho para aprender, atuar e se destacar na profissão, fato este inclusive publicado na Inglaterra no Jornal The Guardian, em abril de 2001, que noticiou que as melhores Secretárias do mundo são as brasileiras, por sermos o único país que tem a profissão regulamentada. Temos também nosso Código de Ética que nos Princípios Fundamentais é claro ao dar direito ao exercício da profissão os credenciados legalmente nos termos da lei em vigor.
 
Fonte: Sinsesp – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo. Disponível em <: http://www.sinsesp.com.br/artigos/secretariado/141-ser-secretaria-ostente-sua-bandeira-profissional- >. Acesso em: 01/12/2015
 
Considerando o texto dado e o código de ética do profissional de secretariado estudado na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Constituem-se direitos dos Secretários e Secretárias, respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento, combater o exercício ilegal da profissão, lutar pelo progresso da profissão entre outros;
II - O código de Ética profissional tem por objetivo fixar normas de procedimentos dos profissionais quando no exercício de sua profissão, regulando-lhes as relações com a própria categoria, com os poderes públicos e com a sociedade;
III. É dever do profissional de secretariado assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria. 
IV - Compete às Secretárias e Secretários manter entre si a solidariedade e o intercâmbio, como forma de fortalecimento da categoria.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	 Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	 Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	 Afirmativas II e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: as afirmativas II e IV são verdadeiras. A afirmativa I é falsa pois a descrição da alternativa refere-se aos deveres fundamentais e não aos direitos. Já a alternativa III é falsa, pois conforme art.7 é vedado ao profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 2/5
Leia as asserções a seguir:
 
I - Muitos profissionais de secretariado exercem a liderança dentro das empresas e coordenam equipes a fim de colaborar para os resultados das organizações.
 
Porque
 
II - Nas novas configurações da profissão de secretariado e na ausência de bons estilos de liderança entre administradores, o profissional de secretariado vem atuar como cogestor, onde a liderança é evidenciada.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	A assertiva II é verdadeira, porém não justifica a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a assertiva II é falsa.
Você acertou!
Comentário: A assertiva I é verdadeira, porém a assertiva II é falsa, visto que as novas configurações da profissão não pode ser justificado pela ausência de bons estilos de liderança entre os administradores. Essa nova demanda de habilidade do profissional surge em decorrência da complexidade de suas atividades organizacionais.  
Questão 3/5
Marque a alternativa correta sobre o gênero editorial: O artigo de opinião.
	
	A
	Aparece logo nas primeiras páginas de jornais ou revistas e sempre com assinatura do editor chefe.
	
	B
	Texto opinativo de jornal ou revista sobre um determinado assunto.
Você acertou!
O artigo de opinião é um texto opinativo de jornal ou revista de teor opinativo - p. 118.
	
	C
	Textos de informação presentes em jornais ou revistas sobre temas reais. E sobre temas a serem abordados na edição.
	
	D
	Texto de jornais ou revistas que visa apenas criticar algo ou alguém, por isso na maior parte das vezes aparece sem assinatura.
Questão 4/5
Sobre os gêneros textuais, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  
Coluna A 
I  – Gêneros textuais comuns no meio acadêmico. 
II – Gêneros comuns na sociedade como um todo. 
Coluna B
(    ) E-mail e notícia. 
(    ) Artigo e monografia. 
(    ) Resumo e resenha. 
(    ) Propaganda e carta.
	
	A
	I – II – II – I
	
	B
	I – I – II – II
	
	C
	I – I – I – II
	
	D
	II – I – I – II
Você acertou!
Alternativa correta d: II – I – I – II ( II ) E-mail e notícia. ( I ) Artigo e monografia. ( I ) Resumo e resenha. ( II ) Propaganda e carta. No meio acadêmico é muito utilizado o artigo e a monografia. A sociedade, no cotidiano, tem utilizado muito o e-mail, a propaganda, a carta e a notícia, como forma de gênero - p. 94-104.
Questão 5/5
Na área secretarial, assim como nas demais áreas, é necessário seguir um código de ética para o exercício da função. Considerando que o código de ética do profissional de secretariado seja o guia norteador da conduta dos profissionais, selecione a alternativa que corresponde corretamente ao Capítulo VIII – Da obediência, aplicação e vigência do código de ética.
	
	A
	As secretárias e Secretários deverão cumprir suas obrigações, tais como mensalidades e taxas, legalmente estabelecidas, juntas ás entidades de classes a que pertencem.
	
	B
	A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, devem guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.
	
	C
	c) Cabe aos Secretários docentes informar, esclarecer e orientar os estudantes quanto aos princípios e normas contidas neste código.
Você acertou!
Comentário: Somente alternativa C está correta. As alternativas A e E correspondem ao Art.16 e Art. 12, respectivamente, inseridos no capítulo VII – Das relações com as entidades da categoria. A alternativa B corresponde ao capítulo IV Do sigilo profissional. A alternativa D corresponde ao Art.3 do Capítulo  I Dos princípios fundamentais.
	
	D
	Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres.
	
	E
	A Secretária e o Secretário devem participar ativamente de suas entidades representativas, colaborando e apoiando os movimentos que tenham por finalidade defender os direitos profissionais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.