A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
Exercício de Seguridade Social 1 - 2 E 3 -

Pré-visualização | Página 1 de 9

Exercício de Seguridade Social: Política da Saúde - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
9.0 / 10.0
Questão 1 de 10
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem mais uma vez se mostrado fundamental como política de saúde, especialmente no que tange ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 que aflige o mundo em 2020. 
Considerando seus estudos sobre o tema e também o material complementar do link abaixo, assinale a opção que contêm as três características principais do SUS:
Link: https://portal.fiocruz.br/video/covid-19-e-importancia-do-sus-boletim-corona
A - público, gratuito e universal
check_circle
Resposta correta
B - privado, gratuito e universal
C - público, parcialmente gratuito e universal
D - público, gratuito e individual
E - privado, parcialmente gratuito e individual
Questão 2 de 10
A saúde, como direito de todos, ainda que possa parecer evidente, não foi sempre incorporada na legislação brasileira. O surgimento do SUS – Sistema Único de Saúde - é um marco e de extrema relevância para a política sanitarista do Brasil. Sendo assim, qual foi a legislação que instituiu e regulamentou a criação do SUS?
A - Constituição Federal de 1967. 
B - Constituição Federal de 1988. 
check_circle
Resposta correta
C - Constituição Federal de 1946.
D - Constituição Federal de 1937.
E - Constituição Federal de 1934.
Questão 3 de 10
O enfrentamento para a crise do setor social e sanitário fez com que os governos militares tentassem encontrar estratégias que minimamente escondessem os problemas e a precarização das áreas. Dentre essas medidas, podemos destacar a “medicina em grupo.” Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:
Contratos firmados entre grandes empresas e grupos médicos, visando a redução do período de licença por doenças por parte dos empregados.
As empresas passaram a fornecer assistência médica aos seus trabalhadores e assim ficaram desobrigadas do pagamento da cota previdenciária ao Governo.
O Governo Federal não fazia repasses de subsídios para as empresas, tendo em vista que elas não estavam mais contribuindo com a cota previdenciária.
Assinale a alternativa correta:
A - As sentenças I, II e III estão corretas.
cancel
Respondida
B - As sentenças I e II estão corretas. 
check_circle
Resposta correta
C - As sentenças II e III estão corretas. 
D - Apenas a sentença I está correta.
E - As sentenças I e III estão corretas. 
Questão 4 de 10
A era Vargas é um período que ainda gera discussões e posições controversas em historiadores e cientistas políticos. Foi por meio da chamada Revolução de 1930 que Getulio assumiu a presidência, em detrimento de Julio Prestes, em tese eleito para a função. No seu primeiro governo, Vargas propôs duas frentes principais no que tange às políticas de saúde, sendo elas a ____________ e ____________. 
A - Saúde pública e a medicina previdenciária.
check_circle
Resposta correta
B - Saúde privada e medicina previdenciária.
C - Saúde pública e municipalização da saúde. 
D - Saúde privada e medicina preventiva. 
E - Privatização do sus e municipalização da saúde. 
Questão 5 de 10
O_________________________ é o compromisso entre os gestores do SUS, em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. Teve como prioridades: a saúde do idoso, o câncer de colo de útero e de mama, a mortalidade infantil e materna, as doenças emergentes e endemias, a promoção da saúde e a atenção básica em saúde. Esse pacto proporciona a concretização de acordos entre as três esferas de gestão do SUS, que promovem inovações nos métodos e instrumentos de gestão, com o intuito de ter uma maior efetividade. 
Preencha a lacuna de forma adequada:
A - Programa de Atenção à Saúde Indígena.
B - Pacto pela gestão.
C - Pacto pela vida.
check_circle
Resposta correta
D - Pacto pela ampliação de hospitais.
E - Programa de Atenção à Saúde da Mulher Idosa.
Questão 6 de 10
As reformas necessárias na política de saúde, pós ditadura militar, foram discutidas intensamente na 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) em 1986. O tema 1 tratou da saúde como direito, tendo em vista que até a Constituição Federal de 1988, isto ainda não estava posto. Sobre o eixo, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
Definiu-se que a saúde é um dever do Estado, e não meramente um articulador de políticas.
Amplitude do conceito de saúde e o direito como conquista social.
Saúde como resultado de diversos determinantes sociais.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmações I, II e III estão corretas.
check_circle
Resposta correta
B - As afirmações II e III estão corretas.
C - As afirmações I e III estão corretas.
D - As afirmações I e II estão corretas.
E - Apenas a afirmação I está correta.
Questão 7 de 10
As discussões para a garantia do direito universal à saúde, durante a Assembleia Constituinte brasileira, no fim dos anos 80, foram acirradas. A disputa esteve centrada entre os __________________ e tendo do outro lado _________________. 
Assinale a opção que completa corretamente o texto:
A - Grupos empresariais privados e representantes da reforma sanitária. 
check_circle
Resposta correta
B - Representantes da reforma sanitária e movimentos sociais.
C - Grupos empresariais privados e movimentos sociais. 
D - Partidos políticos progressistas e representantes do governo militar. 
E - Empresários e investidores estrangeiros. 
Questão 8 de 10
A nova ordem constitucional, instituída em 1988, determina o direito à saúde como um dos direitos fundamentais, estabelecendo a obrigação do Estado de garanti-lo. Analisando os dispositivos constitucionais, tem-se que “a saúde é concebida como direito de todos e dever do Estado, que a deve garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos,” regendo-se pelos princípios do SUS. Neste sentido, relacione os princípios e seus conceitos. 
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
i.	Universalidade.
ii.	Integralidade.
iii.	Descentralização.
( )Fundamenta-se no entendimento de que as pessoas têm o direito de serem atendidas no conjunto de suas necessidades, individuais e coletivas, e que, os serviços de saúde devem estar organizados de modo a oferecer todas as ações requeridas por essa atenção integral.
( )Estabelece que o SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições, sendo esse o princípio fundamental das mudanças previstas pelo SUS, pois garante a todos os brasileiros o direito à saúde.
( )Estabelece a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país. De acordo com esse princípio, o poder e a responsabilidade sobre a saúde são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e, também, a fiscalização e o controle por parte da sociedade. Os municípios passam a ser os responsáveis pela organização da oferta de todas as ações e serviços de saúde e por estabelecer as políticas locais de saúde.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II, I, III. 
check_circle
Resposta correta
B - III, II, I.
C - I, II, III.
D - II, III, I. 
E - III, I, II. 
Questão 10 de 10
A compreensão do contexto histórico das políticas de saúde, no âmbito da abertura política, até a contemporaneidade, é essencial para situar os caminhos que pautaram a formação profissional do assistente social. Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )No final da década de 70, a crise do petróleo se acentua e há um aumento das tensões sociais.
( )A diminuição da dívida externa do país, no período da redemocratização, possibilitou grandes investimentos na área da saúde.
( )A saúde como direito

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.