Buscar

Avaliação III - Objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Prova:
	29572483
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escola precisa estar preparada para oferecer condições adequadas, no intuito de atender às características individuais dos alunos. Nesse sentido, para que se possam desencadear resultados favoráveis, deve-se buscar dentro desses espaços educacionais uma prática pedagógica construída a partir da reflexão e do envolvimento de todos os profissionais inseridos nesse contexto, com isso destacamos a importância do trabalho realizado de forma conjunta. Nesse sentido, chamamos a atenção sobre a importância dos mecanismos de ações conjuntas para discutir questões de aprendizagem no contexto educacional. Para remover barreiras da aprendizagem, é preciso sacudir as estruturas tradicionais sobre as quais nossa escola está assentada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dias atuais com uma educação plena, é indispensável que a proposta seja identificada.
II- Devemos remover barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
III- Para que a educação inclusiva se concretize, na plenitude de sua proposta, é indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
IV- É indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, mas as origens são múltiplas e complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Os desafios nos dias de hoje com relação à diversidade têm marcas do passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão acerca de estudos mais subjetivos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os significados da diversidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aculturação.
II- Globalização.
III- Multiculturalismo.
IV- Aldeia global.
(    ) O multiculturalismo surge das lutas pelo reconhecimento de outras formas de saberes, diferentes, silenciosas e a cada dia mais suprimidas pelo processo de global de hegemonia.
(    ) Ao falar em globalizar, entendemos como um processo histórico, simultâneo, social, econômico, político e cultural, no qual se movimentam indivíduos, povos, governos, entre outros.
(    ) O processo de cultura se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes das interações socais entre grupos de culturas diferentes.
(    ) Esse processo quer dizer que o progresso tecnológico está reduzindo todo o nosso planeta à situação de uma comunidade, ou seja, que as pessoas têm a possibilidade de se intercomunicar diretamente umas com as outras por processos coletivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	3.
	Um recurso tecnológico é um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, uma aplicação virtual). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela construção de novos saberes pelo estudante.
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela ampliação da comunicação e construção de novos saberes pelo estudante.
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela interatividade e simulação do real.
(    ) As TICs são caracterizadas pela interatividade, simulação do real, ampliação da comunicação, construção de novos saberes pelo estudante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
	 b)
	A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
	 c)
	O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
	 d)
	A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
	5.
	A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita por meio da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos.
II- O grande objetivo das escolas é melhorar a qualidade da aprendizagem.
III- O grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, sendo que a organização escolar é que melhora a qualidade dessa aprendizagem.
IV- A escola não possui como objetivo a aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O processo de desenvolvimento e aprendizagem é um processo de origem vincular. Ou seja, a existência de um vínculo facilita esse processo, como ocorre, por exemplo, na relação mãe e filho. Nesse sentido, o histórico de vida pessoal e das relações sociais que permeiam a existência de cada indivíduo é fundamental nas características individuais de aprendizagem de cada sujeito. Aliado aos fatores sociais e experienciais, os componentes biológicos também são responsáveis por essa construção e trazem aspectos importantes no processo de aprendizagem, sendo ambos complementares e indissociáveis. Deacordo com a concepção construtivista de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem ocorre quando o sujeito adquire uma visão ampliada do mundo que o cerca, possibilitando a ele um estado de adaptação, sem considerar as situações que vivencia.
(    ) Todos temos potencialidades e limitações, são esses pontos que nos constituem enquanto indivíduos, no entanto, não influenciam no processo de aprendizagem individual.
(    ) Deve-se levar em consideração dois elementos fundamentais para a efetividade do processo de aprendizagem, sendo um deles o ser que ensina, e o outro o ser que aprende, bem como o vínculo existente entre ambos.
(    ) Somado ao histórico de vida do indivíduo, deve-se considerar o desenvolvimento no ambiente escolar, caracterizado pela sistematização, o que exige certas habilidades, ao passo que também desenvolvem capacidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A pessoa com deficiência intelectual passa pelos mesmos estágios do desenvolvimento, porém essas etapas são processadas de forma mais lenta. No processo de aprendizagem de indivíduos com deficiência intelectual, deve-se considerar como ponto indispensável para sua concretização a busca pelo desenvolvimento da autoimagem e da autoconfiança, como estímulo para que a pessoa com deficiência se esforce para atingir os objetivos que foram propostos inicialmente. No contexto escolar, é importante destacar que o sujeito com deficiência intelectual apresenta características singulares de aprendizagem. Sobre o processo educacional da pessoa com deficiência intelectual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É de extrema importância que se inicie um trabalho que aborde conceitos e operações simples e concretas, possibilitando de forma gradual a construção de ações mais complexas e abstratas.
(    ) Elogiar as conquistas obtidas, incentivar constantemente e desafiar a construção de novos conhecimentos são fatores indispensáveis quando se pretende intervir de forma positiva no processo de aprendizagem desse indivíduo.
(    ) Para que o aluno assimile o que foi ensinado não se deve explorar várias vezes os mesmos conceitos, pois pode tornar o processo cansativo, e o aluno pode relacionar diferentes contextos da realidade.
(    ) Avaliar quais os tipos de operações mentais que já consegue utilizar e de que conceitos que o indivíduo dispõe é importante para desenvolver ações adequadas ao estágio de desenvolvimento da turma regular, visando a sua interação com o grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Tanto o monoculturalismo quanto o multiculturalismo compartilham visões da concepção intercultural. Sobre diversidade e desafios atuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade
(    ) Educar para a cidadania global não requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os diferentes sistemas simbólicos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Ponderamos sobre a responsabilidade da escola de reconhecer e valorizar os sujeitos negados, tornando possível o respeito às diferenças. Todavia, o desafio de articular currículos e conteúdos a uma prática para a diversidade pode parecer uma tarefa complexa para alguns professores. Uma boa formação inicial lhe deixará mais confortável diante dos conflitos que testarão sua serenidade e seu desejo de continuar. Portanto, aposte em seu desenvolvimento profissional, pois o professor possui a necessidade de estabelecer uma atitude filosófica diante do conhecimento e da realidade escolar. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Não existe a relação entre a formação de professores, os novos desafios da didática e a presença de tecnologias da informática.
II- Há relação entre a formação de professores, os novos desafios da didática e a presença de tecnologias da informática.
III- A relação entre a formação de professores não auxilia na responsabilidade da escola.
IV- A relação entre a formação de professores e a presença de tecnologias da informática melhora a aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	10.
	Os sites, os programas, as fontes on-line e os softwares educacionais podem auxiliar o professor na elaboração e na construção de suas aulas. Nesse contexto, o professor necessita estabelecer uma avaliação criteriosa das ferramentas utilizadas, da mesma forma que ele faz com um livro didático. Sobre como podemos descrever os recursos didáticos on-line, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São aplicativos voltados às atividades pedagógicas e que possibilitem ao estudante produzir e desenvolver conhecimentos.
	 b)
	São aplicativos educacionais que desconsideram os objetivos pedagógicos tradicionais, podendo ser utilizado para o lazer e entretenimento dos alunos.
	 c)
	Programas que devem ser destinados exclusivamente aos professores para facilitar a realização de planejamentos e atividades, sem acesso aos alunos.
	 d)
	São projetos educacionais que devem reproduzir integralmente os livros didáticos impressos com a finalidade de atrair a atenção dos alunos com déficit de atenção.
Parte inferior do formulário

Continue navegando