Buscar

PET 3ºANO ciên vol1 sem1

Prévia do material em texto

Março 2021
PET 3ºANO JASMIM
VOL 1 
Ciências semana 1
1
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
2
Os efeitos da radiação solar sobre os seres vivos.
Tema:
2
Recapitulando...
O sol é a maior fonte de luz natural, energia e calor do nosso Planeta. Nos meses de dezembro até março estamos no verão. Neste período, existe uma maior incidência de luz solar em nosso país. Para evitar sentir muito calor, devemos utilizar roupas claras, pois estas cores refletem a luz, não permitindo que esta luz aqueça os tecidos.
3
3
4
LUZ SOLAR
LUZ SOLAR
REFLETE MAIS
REFLETE MENOS
Atividades
5
5
6
Questão 1
Segundo o texto acima, “roupas de cores claras refletem mais a luz do sol e impedem que o tecido aqueça”. Neste sentido, qual a melhor cor de roupa para utilizarmos no inverno? Justifique a sua resposta.
Cores escuras, pois o tecido vai aquecer mais por refletir menos luz solar e assim absorver mais calor. Se a cor clara impede que o tecido aqueça por refletir mais a luz, então a escolha será de cores escuras.
7
Questão 2
Você sabia que existe uma tecnologia capaz de utilizar a luz do sol para aquecer a água? Algumas casas possuem placas de aquecimento solar. Pense e responda: Qual a vantagem em utilizar a energia solar para aquecer a água em casa?
Reduzir o valor da conta de energia, menos gasto com a geração de energia elétrica, e menor poluição já que não emite gases 
8
Questão 3
O sol faz bem a nossa saúde, mas precisamos tomar alguns cuidados ao ficarmos expostos aos raios solares. Liste 4 atitudes que devemos tomar sempre que estivermos em contato com o sol.
Usar protetor solar
Usar óculos escuro
Beber bastante água
Usar boné ou chapéu
Usar roupas de manga comprida
Obrigada!
Tia Lúcia
9

Outros materiais