A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
portfolio 2 informatica

Pré-visualização | Página 1 de 1

VOCÊ FOI CONVOCADO, PELA DIRETORIA ADMINISTRATIVA PARA UMA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUA INSTITUIÇÃO. FOI LHE DADA A INCUMBÊNCIA DE APRESENTAR UM SOFTWARE LIVRE DE EDITOR DE TEXTO PARA SUBSTITUIÇÃO, EVENTUAL, DO SOFTWARE INSTALADO. 
VOCÊ DEVE INDICAR UM SOFT EDITOR (LIVRE) E DETALHAR SEU FUNCIONAMENTO BÁSICO E SE SUA FUNCIONALIDADE ATENDE AS NECESSIDADES DA INSTITUIÇÃO.
“Código aberto” (ou open source) lhes apresento Libreoffice.
 O LibreOffice é uma potente suíte de escritório; sua interface é limpa e suas poderosas ferramentas iram melhorar nossa produtividade. O LibreOffice incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte de escritório livre e de código aberto do mercado. O processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base e o editor de equações Math são os componentes do LibreOffice.
Com foco no processador de textos Writer suas funções básicas são:
Writer tem todas as características que a nossa empresa precisa em uma ferramenta moderna e completa em processamento de texto e editoração eletrônica.
 É simples o suficiente para um rápido memorando, mas poderosa o suficiente para criar livros ponto completos. Podemos escolher e aplicar fontes que estão no nosso computador, definir e personalizar estilos para praticamente cada parte do nosso documento. Com o dicionário de correção automática, VERO Gramatical, é possível verificar erros na ortografia e na gramática, além de pleonasmo, arcaísmo, gerundismo e cacofonia. O VERO Gramatical verifica os erros enquanto digitamos (é fácil para desativar se a gente quiser). Se precisarmos usar diferentes idiomas no nosso documento, Writer tem a característica de lidar com isso também.
O assistente tira toda a trabalheira de produção de documentos padrão, tais como cartas, faxes, agendas e minutas, além de facilitar o trabalho nas tarefas mais complexas, como mala direta. Com Writer poderemos escrever de forma mais eficiente com o auto completar, o que pode sugerir palavras mais usadas e frases para completar o que estamos digitando.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES A RESPEITO DE COMO ESCOLHER O COMPUTADOR IDEAL PARA VOCÊ
 Antes de comprar um PC novo, o usuário precisa saber que existem algumas coisas importantes que devem ser levadas em conta. Muitos usuários acabam optando diretamente pelo preço, o que pode ser uma escolha bem problemática no futuro. Isso porque é bom ficar atento aos componentes que vêm no dispositivo, para não ter dores de cabeça mais tarde. É necessário entender o papel de cada um dos elementos presentes no computador e assim escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil. Coisas que devem ser levadas em conta antes de comprar um PC.
1. Processador 
O processador, também conhecido como CPU, é um dos elementos mais importantes de um computador. Isso porque, essa parte é vista como o “cérebro” da máquina, pois é responsável pela execução dos processos computacionais e é a partir daí que são feitos os cálculos em alta velocidade. Portanto, antes de comprar um PC, a primeira coisa que deve se levar em conta é se o processador está de acordo com as suas necessidades.
2. Memória
Outro ponto fundamental que deve ser analisado com cuidado é a memória do computador. Nesse caso, tudo vai depender da necessidade do usuário, portanto, se o uso que se fará do computador for pouco além de navegar na web, por exemplo, 2 GB de memória RAM costumam ser suficientes. Porém, se você precisa de uma máquina para com uma boa velocidade e desempenho geral do sistema, é necessária mais memória RAM.
3. Placa mãe
A placa mãe é responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador. Além disso, é ela que vai alimentar alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Antes de comprar, verifique a qualidade da placa mãe; os fabricantes como Asus, ECS e Gigabyte costumam responder bem e ter uma ótima qualidade.
4. HD ou Disco rígido
Como você já deve ter escutado falar, o HD é uma parte fundamental do PC. É nessa área que fica armazenada tudo que é executado no computador.  O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC. No entanto, diferentemente da memória RAM, consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado.
5. Placa de vídeo
Se você busca um PC para jogar ou para usar algum programa gráfico, é necessário ter uma placa de vídeo boa. Existem 2 tipos de placa de vídeo, as on-board e off-board. As on-board já vêm embutidas na placa mãe tendo sua potência variada de acordo com o fabricante, mas não costumam ter o mesmo desempenho que uma off-board. As off-board são placas de vídeo externas direcionadas a uma qualidade e desempenho superior de vídeo. O ideal é ter pelo menos 1GB de memória de vídeo.
6. Teclado e mouse
O teclado e mouse são essenciais para uma boa experiência com o uso do computador. Esses dispositivos podem ser encontrados em ótimas opções e mais em conta em lojas de informática. Procure por dispositivos com boa ergonomia, confortáveis e que se acomodem bem em seu local de uso. Caso seja fã de jogos no PC, procure por teclado e mouse que ofereçam recursos para usar neles, como botões programáveis e iluminação backlit.