A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação de Os Serviços de convivência, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (17465)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Os Serviços de convivência, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (17465)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:675683) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30397643
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A população tem a possibilidade de participar das ações das políticas públicas através do controle social. Nesse sentido, são elaboradas estratégias e ações que identificam as prioridades. Com relação à assistência social, o que pode ser compreendido como ação efetiva. Sobre uma ação não prioritária da assistência social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Família se constitui em grupo de pessoas com laços consanguíneos e/ou alianças/afinidades.
	 b)
	Garantir a centralidade no atendimento ao individuo.
	 c)
	Romper com a prática assistencialista, transformando a Assistência Social em política pública.
	 d)
	Tem a matricialidade sociofamiliar como pilar do SUAS.
	2.
	Assistência Social é uma política pública regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - prevista na Constituição Federal de 1988, formando o tripé da Seguridade Social, estabelecida como dever do Estado e direito do cidadão. Sobre quais políticas fazem parte do tripé da Seguridade Social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Previdência Social - Educação - Assistência Social.
	 b)
	Previdência - Assistência Social - Seguridade Social.
	 c)
	Assistência Social - Previdência - Habitação.
	 d)
	Saúde - Previdência Social - Assistência Social.
	3.
	Após o movimento de redemocratização que ocorreu em 1988, foram percebidas algumas mudanças significativas com relação às políticas sociais de seguridade social. Sobre as políticas sociais que formam o tripé da seguridade social, analise as sentenças a seguir:
I- A educação é uma política, mas não está inserida no tripé da seguridade social.
II- A Previdência Social é uma política social isolada, pois seu acesso é condicionado à contribuição junto ao Instituto Nacional de Seguro Social.
III- A seguridade social é um conjunto de políticas públicas que visa ao bem-estar do cidadão, sendo formado por três principais serviços: saúde, assistência social e previdência social.
IV- A Assistência Social faz parte do tripé da seguridade social, ofertando serviços às pessoas mais necessitadas que comprovem instabilidade financeira.
V- A Assistência Social é uma política social secundária na Seguridade Social, pois seu acesso é condicionado a vulnerabilidades financeiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença V está correta.
	 c)
	As sentenças IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	A política de Assistência Social estabelece princípios e diretrizes para a implementação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.  Pensando nessa prerrogativa, com base na resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, a qual esclarece o Sistema Único de Assistência Social e os princípios organizativos do SUAS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Intersetorialidade.
II- Equidade.
III- Integralidade.
IV- Universalidade.
(    ) Todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição.
(    ) Oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
(    ) Integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais.
(    ) Respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	II - III - I - IV.
	5.
	A PNAS possibilita explicitar e tornar claras as diretrizes que vão efetivar a assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado, possuindo um modelo de gestão compartilhado, tendo suas atribuições e competências realizadas nas três esferas do governo. Com relação aos benefícios eventuais, analise as sentenças a seguir:  
I- Os benefícios eventuais são contínuos e transferíveis a famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e riscos.
II- Os benefícios eventuais são destinados a famílias e indivíduos impossibilitados de arcar por conta própria com as situações de vulnerabilidade e riscos temporários advindos de nascimento ou morte de familiares.
III- Os benefícios eventuais tem a finalidade de atender também às vítimas de calamidade pública.
IV- Os benefícios eventuais são destinados a famílias e indivíduos impossibilitados de arcar por conta própria subsistência, ou de tê-la garantida por sua família. Exemplo de benefícios eventuais são: o auxílio natalidade e funeral.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O Sistema Único de Assistência Social trouxe uma nova proposta de atendimento baseada na atenção às famílias e na complexidade necessária para atuar frente à situação. Nesse contexto, a família e o território precisam ser considerados. Sobre o que pode ser ofertado pela Política de Assistência Social junto aos usuários, analise as opções a seguir:
I- Benefícios.
II- Projetos.
III- Programas.
IV- Serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção IV está correta.
	7.
	A Política Pública de Assistência Social vem se fortalecendo como uma política de defesa e garantia de direitos. Isso fica evidente na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS), que caracteriza os tipos de serviço, objetivos e provisões necessárias para implementação da política, além de avaliar seus impactos. Acerca da tipificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Tipificação padroniza as complexidades dos serviços com base no SUS.
	 b)
	A Tipificação organiza os serviços e serve de base para o financiamento.
	 c)
	A Tipificação organiza os Recursos Humanos necessários para execução do Sistema Único de Assistência Social.
	 d)
	Com a Tipificação surge o controle social.
	8.
	O Brasil vem passando por várias fases de construção e reconstrução, nesse cenário surge no país o movimento de redemocratização, que atingiu seu auge com a Constituição Federal de 1988. Essas mudanças possibilitaram a substituição da concepção de seguro social para a concepção de seguridade social. Partindo desse pressuposto, classifique V as sentenças verdadeiras e F as falsas:
(    ) A concepção de seguridade social, em seu tripé, parte da lógica de direitos sociais universais como parte da condição de cidadania.
(    ) A concepção de seguro social garante o atendimento a partir do tripé da seguridade social.
(    ) A concepção de seguridade social compreende um conjunto de ações, hierarquizando o tripé da seguridade social.
(    ) A concepção de seguridade social busca garantir dupla integração dos serviços de assistência social e previdência social.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V
	9.
	Ao analisar o cenário de debates e a grande pressão popular dos organismos de classe em dezembro de 1993, foi sancionada pelo presidente Itamar Franco a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742 que propõe mudanças estruturais e conceituais na assistência social pública. Sobre o que prevê a LOAS, analise as sentenças a seguir:
  
I- A LOAS  prevê a efetivação dos direitos nela garantidos através de serviços,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.