Buscar

sistema limbico - resuminho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Límbico
Emoção é uma experiência emocional um sentimento subjetivo. É composto por três diferentes elementos: avaliação emocional ( o que aquela experiência significa para você), experiência emocional (como você se sente em relação à essa experiência) e expressão emocional (como você reage frente àquela experiência).
Expressão emocional: leva a mudanças no estado de atenção e alterações fisiológicas (aumento de FC, de pressão arterial, aumento da motilidade do TGI...), expressões faciais, alterações posturais.
Há as emoções primarias, relacionadas com as necessidades mais instintivas: fome, sede, medo, libido.
E há as emoções secundárias: ansiedade, satisfação, prazer...
Neuroanatomia das emoções:
Envolve o sistema nervoso periférico (SNA, sistema motor somático) e o SNC (áreas corticais, estruturas subcorticais, hipotálamo, amígdala).
Componentes corticais: giro do Cíngulo, giro para-hipocampal, hipocampo, área pré-frontal
Componentes subcorticais: amígdala, área septal, núcleos mamilares...
As amígdalas estão relacionadas à aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante (aprendizagem do medo, por exemplo).
Vias monoaminérgicas
Via mesolímbica dopaminérgica: ativada pela recompensa, como comida, sexo e drogas. O prazer é a recompensa e isso motiva a repetição do ato que causa o prazer.
Funções do Hipotálamo
· Regulação do SNA;
· Produção de hormônios;
· Regulação endócrina
· Regulação do ritmo circadiano
· Expressão emocional – sistema límbico
· Termorregulação, equilíbrio hidroeletrolítico.
A substância cinzenta periaquedutal (PAG) está relacionada com a modulação da dor e também envolvida em uma série de funções, como vocalização, receptividade sexual, responsividade ao medo e contém neurônios que integram o comportamento de defesa, como a fuga, reações de congelamento e imobilização tonica mediante a um estímulo que gera respostas defensivas.
Amígdala
Relacionada com a aprendizagem do medo. Manda eferências para diversas regiões cerebrais, tas como PAG (congelamento), núcleos motores do nervo fácil e trigêmeo (expressão facial de medo), núcleo paraventricular do hipotálamo (leva a um aumento de cortisol)...
O medo pode ser condicionado (aprendido) porque a amígdala responde pela aprendizagem afetiva (ex.: tocar som + choque repetidas vezes – o animal associa o som ao choque – depois tocar só o som, ele vai sentir medo).
Hipocampo
Exerce importantes funções relacionadas ao comportamento e à memória. Pessoas submetidas à remoção bilateral dos hipocampos conseguem acessar a memória aprendida, mas não conseguem aprender qualquer informação nova. Essa área também está integrada à tomada de decisões, pois quando o hipocampo interpreta um sinal neuronal como importante, provavelmente essa informação será armazenada na memória.

Outros materiais