Seja Premium

Atividade 2 inst

Seja Premium e tenha acesso liberado!

São milhões de conteúdos disponíveis pra você.

Já tem cadastro?

Você viu 1 do total de 10 páginas deste material

Prévia do material em texto

· Atividade 2 inst. hidro
· 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Se você mora em um edifício reservatório superior de água, é possível que você ainda não tenha visto, mas existe um barrilete lá. O barrilete nada mais é do que uma “tubulação que sai do reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto [...]” (ABNT, 1998, p. 4).
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5.626: instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 1998.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O barrilete é um elemento de controle de vazão entre o reservatório e as colunas de distribuição para possíveis manobras para manutenção ou limpeza
Pois:
II. Normalmente se instalam registros de fechamento ao longo do trecho do barrilete, especialmente antes da primeira derivação (barrilete unificado) ou à montante das colunas de distribuição (barrilete ramificado).
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, visto que uma das principais funções do barrilete é a existência de um trecho do sistema, entre o reservatório superior e as colunas de distribuição, para controle de vazão. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois normalmente são instalados os registros de fechamento no barrilete
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Após o volume de chuva chegar à área de contribuição (cobertura), escoar para uma calha e, mais uma vez, pela calha, é necessário que se dimensione um elemento que faça o deslocamento da água da chuva de um nível superior para o nível do solo. Posteriormente, após mais algumas etapas, esta água será escoada para o sistema de coleta de água pluvial público.
 
A respeito do dimensionamento de condutos verticais de água pluvial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
1. (  ) Os condutores verticais devem ser projetados, sempre que possível, em uma só prumada. Quando houver necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90º ou 45º de raio longo.
2. (  ) Os condutores verticais devem sempre ser colocados externamente ao edifício, independentemente do uso e da ocupação do edifício e do material dos condutores.
3. (  ) O diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é 50mm.
4. ( ) É possível fazer a inserção de condutos verticais em pilares, caso necessário, desde que isso seja devidamente analisado e verificado por projetista, considerando também as recomendações das normas de projeto e execução estrutural.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os condutores verticais devem ser projetados para que, sempre que possível, estejam em uma só prumada. Além disso, é possível (mas não usual) a execução de pilares externando condutores verticais. Isso deve, no entanto, ser feito avaliando as características estruturais do pilar, verificando sua resistência e capacidade, em função do espaço interno utilizado pelo conduto.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando falamos sobre reservatórios superiores em edifícios de grande porte, fatalmente estamos falando também de um sistema que contenha sucção e recalque para bombear água até o nível desse reservatório. Isso ocorre, pois o sistema público de abastecimento de água é pressurizado com uma pressão limite (50 metros de coluna de água), o que significa que, para grandes edifícios, não é possível elevar água somente com a pressão da rede.
 
A respeito do sistema de bombeamento e reservação em instalações prediais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) É recomendada a proporção de 60% do volume total de água reservado no reservatório inferior e 40% reservado no reservatório superior.
II. ( ) O diâmetro da tubulação de sucção deve ser sempre inferior ao diâmetro da tubulação de recalque.
III. ( ) A localização e a forma do sistema de bombeamento devem ser definidas prevendo-se soluções destinadas a reduzir os efeitos de vibração e ruídos.
IV. ( ) Deve-se pensar nos efeitos de sobrepressões (golpe de aríete) provindos do liga-desliga da bomba na tubulação de recalque, especialmente nos trechos próximos ao sistema de bombeamento.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o recomendado pela literatura é uma maior parte do volume reservado nos reservatórios inferiores. Além disso, de acordo com a norma que direciona o projeto de instalações prediais de água fria, deve-se atentar ao ruído e vibração gerados pelos equipamentos de bombeamento.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As definições mais atuais sobre instalações prediais de água fria, abordam como um subsistema do amplo sistema de abastecimento de água. A ideia é pensar no começo do fluxo da água, que se dá na captação de uma concessionária pública (normalmente) e termina na torneira da nossa casa. A diferença, no entanto, das instalações prediais está na responsabilidade pelo projeto, execução e manutenção: nas etapas anteriores, a responsabilidade é por parte do agente público que administra o sistema. Para dentro do imóvel, a responsabilidade é do proprietário.
Considerando o componente ramal predial e alimentador predial, analise as afirmativas a seguir.
 
I. De forma resumida, ramal predial é o trecho de tubulação que liga a rede pública até o sistema medidor de vazão (hidrômetro) e alimentador predial é o trecho de tubulação que liga o hidrômetro ao reservatório de água.
II. Usualmente, a concessionária instala um registro de fecho no ramal predial para realizar, quando necessário, desligamentos ou cortes de abastecimento de água para o imóvel em questão.
III. Não é necessário a existência de um registro de fechamento no trecho compreendido pelo alimentador predial.
IV. A vazão que passa pelo ramal predial é a mesma que abastecerá todo o edifício, a menos que haja captação de água interna (poço artesiano).
 
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o ramal predial compreende o trecho ainda pertencente à administração da concessionária, ou seja, até o hidrômetro. Dali até o reservatório, temos o alimentador predial. Além disso, se o imóvel é abastecido unicamente pela rede pública de água, certamente a vazão que passa pelo ramal predial é a vazão total disponível para consumo no edifício.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Você, engenheiro civil, é contratado para realizar um projeto para um sistema de água quente de uma residência de alto padrão, onde habitam 7 pessoas. Por se tratar de um condomínio horizontal, a residência deve possuir um sistema autônomo que atenda toda a casa. A tabela a seguir, apresenta alguns dados para o dimensionamento.
 
	Consumo de Água Quente nos Edifícios, em Função do Número de Pessoas
	Tipo do Edifício
	Água Quente Necessária, a 60°
	Consumo nas Ocasiões de Pico (1/h)
	Duração do Pico – Horas de Carga
	Capacidade de Reservatório em Função do Consumo Diário
	Capacidade Horária de Aquecimento, em Função do Uso Diário
	Residência Apartamentos Hotéis
	501 por pessoa, por dia
	1/7
	4
	1/5
	1/7
	Edifícios de escritórios
	2,5 por pessoa, por dia
	1/5
	2
	1/5
	1/6
	Fábricas
	6,3 1 por pessoa
	1/3
	1
	2/5
	1/8
	Restaurante3.ª classe 2.ªclasse 1.ª classe
	1,9 1 por refeição 3,2 1 por refeição 5,6 1 por refeição.
	 
	 
	1/10
	1/10
	Restaurante – 3 refeições por dia
	 
	1/10
	8
	1/5
	1/10
	Restaurante – 1 refeição por dia
	 
	1/5
	2
	2/5
	1/6
Tabela - Consumo de Água Quente nos Edifícios, em Função do Número de Pessoas
Fonte: CREDER, Hélio. Instalações hidráulicas e sanitárias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016, p. 81.
 
Desejando-se projetar o sistema para uma variação máxima de temperatura de 40ºC em uma hora e sabendo que
em que:
●     Q é a quantidade de energia demandada pelo aquecedor, em kcal;
●     q é a capacidade horária de aquecimento, em L/h;
●    é a variação máxima de temperatura, em ºC;
●     o rendimento do aquecedor é de 50% e que 1 kWh  800 kcal.
Desse modo, é correto afirmar que a capacidade do reservatório de água destinado ao aquecimento e a potência do aquecedor serão, respectivamente, de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
70 L e 5 kWh.
	Resposta Correta:
	 
70 L e 5 kWh.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa é correta, pois:
●     Se existem 7 pessoas na residência:
:
●     A capacidade horária de aquecimento é:
●     A capacidade do reservatório para o aquecimento deve ser de 20% do volume total diário consumido, ou:
●     Para elevar a água em 40ºC em uma hora, será necessária uma energia de:
●     Considerando um rendimento de 70% para o sistema:
●     Sabendo que 1 kWh  800 kcal, temos que:
Portanto, a resposta é 70 L e 5 kWh.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A norma ABNT NBR 7.198:1993, aplica-se às instalações de água em uma edificação que transporta água para consumo humano que está acima da temperatura ambiente, mas com temperatura máxima de 70ºC.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7.198: projeto e execução de instalações prediais de água quente. Rio de Janeiro, 1993
 
Com relação às considerações gerais para o projeto e dimensionamento das instalações prediais de água quente definidas pela normativa, analise as afirmativas a seguir.
 
8. Deve-se garantir o fornecimento de água contínuo, em quantidade suficiente e em temperatura controlável.
8. Deve-se preservar a potabilidade da água
8. Deve-se considerar o sistema mais complexo possível, não sendo necessário a racionalização do consumo de energia.
8. Não é necessário, nos projetos de sistemas de água quente, avaliar e dimensionar instalações hidráulicas pensando no nível de conforto aos usuários.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a norma indica que se deve, assim como nas outras etapas da distribuição da água, garantir o fornecimento contínuo, com quantidade suficiente e possibilidade de controle da temperatura da água. Além disso, a qualidade da água deve ser preservada também nas instalações prediais de água quente.
	
	
	
1. Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Alguns detalhes do projeto de instalações prediais de água quente são apresentados pela norma ABNT NBR 7.198:1993 com mais detalhes, especialmente sobre pontos como aquecedores, tubulações e condições de serviço.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7.198: projeto e execução de instalações prediais de água quente. Rio de Janeiro, 1993.
 
A respeito das condições específicas para o projeto instalações prediais de água quente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
9. (  ) O projetista deve especificar, em seu projeto, o tipo de aquecedor previsto, se instantâneo ou de acumulação, com o respectivo volume, temperaturas máxima e mínima de operação, a fonte de calor e a respectiva potência.
9. (  ) A velocidade da água nas tubulações de água quente deve ser superior a 4 m/s.
9. (  ) Os tubos utilizados para as instalações de água quente devem atender às normativas da ABNT. Quando o tipo do material não for normalizado pela ABNT, o projetista deverá especificá-lo, desde que obedeça às normas internacionais ou especificações internas do fabricante.
9. (  ) As tubulações não devem ser projetadas considerando o efeito de dilatação e contração térmica.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o projetista deve especificar, quando fizer o projeto de aquecedores, informações sobre: tipo, temperaturas de operação, volume de água, fonte de calor e potência. Além disso, deve-se atentar sempre às recomendações técnicas da ABNT quanto às tubulações. Quando não existirem, deve ser especificado as condições, atendendo às normativas internacionais ou recomendações do fabricante.
	
	
	
1. Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para sistemas de aquecimento residencial ou central, é viável que se dimensione um reservatório com um volume de água utilizado especialmente para o aquecimento. Chamamos este tipo de aquecimento por acumulação, onde um aquecedor aumenta a temperatura antes ou durante o estágio de acúmulo e, então, a água já sai para os ramais e peças de utilização em uma temperatura superior à do ambiente. Considere o dimensionamento de um reservatório para acúmulo de água quente para as instalações sanitárias dos quartos de um hotel.
 
 
	Consumo de Água Quente nos Edifícios, em Função do Número de Aparelhos, em Litros por Hora, a 60ºC.
	Aparelhos
	Apt. º
	Clubes
	Ginásios
	Hospitais
	Hotéis
	Fábricas
	Escritórios
	Residências
	Escolas
	Lavatório privado
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	2,6
	Lavatório público
	5,2
	7,8
	10,4
	7,8
	10,4
	15,6
	7,8
	_
	19,5
	Banheiras
	26
	26
	39
	26
	26
	39
	_
	26
	_
	Lavador de pratos
	19,5
	65
	_
	65
	65
	26
	_
	19,5
	26
	Lava-pés
	3,9
	3,9
	15,6
	3,9
	3,9
	15,6
	_
	3,9
	3,9
	Pia de cozinha
	13
	26
	_
	26
	26
	26
	_
	13
	13
	Tanque de lavagem
	26
	36,4
	_
	36,4
	36,4
	36,4
	_
	26
	 
	Pia de copa
	6,5
	13
	_
	13
	13
	_
	_
	6,5
	13
	Chuveiros
	97,5
	195
	292
	97,5
	97,5
	292
	_
	97,5
	292
	Consumo máximo provável %
	30
	30
	10
	25
	25
	40
	30
	30
	40
	Capacidade do reservatório %
	125
	90
	100
	60
	80
	100
	200
	70
	100
Tabela  - Consumo de Água Quente nos Edifícios, em Função do Número de Aparelhos, em Litros por Hora, a 60ºC
Fonte: CREDER, Hélio. Instalações hidráulicas e sanitárias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016, p. 82.
 
Sabe-se que neste hotel existem 40 quartos, cada qual com um lavatório e um chuveiro. Considerando os dados de consumo provável de água quente nos edifícios e que a capacidade do reservatório é produto da percentagem apresentada pela tabela e o valor do consumo máximo provável, é correto afirmar que a capacidade mínima do reservatório deverá ser de, aproximadamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
800 L.
	Resposta Correta:
	 
800 L.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois:
●     O consumo total será:
●     40 lavatórios x 2,6 L/h = 104 L/h
●     40 chuveiros x 97,5 L/h = 3900 L/h
●     3900 L/h + 104 L/h  4000 L/h
●     O consumo máximo provável para apartamentos é de 25% do consumo máximo possível:
●     A capacidade de um reservatório de água quente para abastecer apartamentos deve ser de 125% a vazão horária provável:
Portanto, para este hotel, o reservatório de acumulação para aquecimento de água quente deverá ser dimensionado para um volume de, no mínimo, 800 L.
	
	
	
1. Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assim como para fazer o dimensionamento das instalações prediais de água fria é necessário conhecer, ainda que minimamente, as características do processo de abastecimento antes da água chegar na edificação, para o dimensionamento das instalações prediais de água fria é necessário que se conheça a água mesmo antes dela chegar na edificação. A água chega na edificação por meio da precipitação, que no Brasil é, na maioria dos casos, a chuva. Nessa linha de raciocínio, é importante que o projetistaconheça os aspectos e características da chuva, na região de seu projeto, para um dimensionamento otimizado das instalações prediais.
 
Com relação aos fatores meteorológicos e o dimensionamento das instalações prediais de águas pluviais, analise as afirmativas a seguir.
 
11. A intensidade é o parâmetro principal para a caracterização da chuva. Este parâmetro, por sua vez, deve ser feito baseado em valores adequados de duração e período de retorno da chuva para a região em questão.
11. Para coberturas e/ou terraços, o período de retorno da chuva deve ser fixado em T = 5 anos.
11. As conhecidas curvas IDF podem apresentar dados importantes para a estimativa do volume de água precipitado, se forem da região da edificação em questão.
11. A ação dos ventos não deve ser levada em consideração como um fator meteorológico, pois a direção da chuva não influencia no aumento de água interceptada pelas superfícies da cobertura.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a intensidade é o principal parâmetro meteorológico para a estimativa da vazão de água a ser coletada pelas instalações de águas pluviais. Além disso, é recomendado por normativa que seja fixado um período de retorno de, no mínimo, 5 anos para coberturas e terraços
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O termo probabilidade está relacionado diretamente à Estatística, pois nos remete à uma estimativa matemática de ocorrência de um evento. Já a possibilidade, é a certeza de que esse mesmo evento, em um universo de condições, pode ocorrer. Assim, a sequência lógica de perguntas que fazemos normalmente são: é possível acontecer esse evento? Se sim, qual é a probabilidade? Nesse mesmo princípio é que se desenvolve o dimensionamento de instalações prediais de água fria.
 
Considerando os dois tipos de estimativa para consumo de água em edificações, analise as afirmativas a seguir.
 
12. As instalações dimensionadas para atender o consumo máximo possível, nunca serão de menor porte do que as instalações dimensionadas para o consumo máximo provável.
12. É possível, em algum momento, que em um banheiro público com 20 aparelhos sanitários todos estejam sendo usados. Porém, é pouco provável.
12. O consumo máximo possível é determinado por teorias estatísticas.
12. A norma ABNT NBR 5.626:1998 afirma que, por questões econômicas, é usual estabelecer um consumo máximo provável de água menor que o máximo possível.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a condição de consumo máximo é a que dimensiona, no máximo, as instalações hidráulicas. Além disso, em um universo de possibilidades, é possível que em um banheiro com 20 aparelhos sanitários todos estejam sendo utilizados ao mesmo tempo. Porém, a probabilidade de ocorrência desse evento, num todo, é baixa.