Buscar

Atividade Discursiva 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
Aluno: Heitor Muniz Farias
Matéria: Gestão de Projetos
As novas metodologias de gestão de projetos são conhecidas como metodologias ágeis. A mais conhecida é o Scrum que é uma ferramenta estrutural para gestão de projetos baseada no experimento, além disso, é interativa e incremental. Esta metodologia foi utilizada nos primórdios para desenvolvimento de software, entretanto agora é utilizada em todos os setores do mercado. Esta metodologia possui dois pontos que a definem, que são os papéis e as cerimônias. Apresente quais são os papéis e quais são as cerimônias, junto com suas definições?
O Product Owner, ou PO: é o membro de um time que utiliza Scrum (ou alguma técnica similar) para definir estórias e priorizar o backlog de um produto ou projeto. Ele é responsável por manter a integridade conceitual das novas funcionalidades, bugs ou melhorias, para que essas sigam uma visão definida para o produto ou projeto.
Scrum Master: Ele age como um coach para o Time Scrum, tirando qualquer dúvida e ajudando a resolver problemas que podem aparecer, e também para o Product Owner, para que ele consiga ter uma boa visão do objetivo e como priorizar certas informações no Scrum Backlog de acordo com sua importância.
Inception: é uma fase de preparação. Nessa cerimônia, são definidos os times de desenvolvimento, os products bakclogs (o que é preciso entregar), o detalhamento dessas entregas e o esforço necessário para realizá-las. Todos participam dessa cerimônia, sua duração é de um sprint (tempo de trabalho, pode variar entre duas a quatro semanas) e a frequência de realização é uma única vez, no início do trabalho do time.
Sprint Planning: Meeting é uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe.
Sprint Review: é realizado ao final de cada Sprint. Nesse rito o time demonstra tudo que foi desenvolvido. Normalmente estão na Sprint Review o Product Owner, Scrum Master e Stakeholders do cliente. No Scrum ao final de cada Sprint é necessário que seja entregue um incremento de software funcionando. Ou seja, algo que o Time Scrum tenha desenvolvido, testado e que esteja pronto para ser colocado em Produção.
A Retrospectiva: última reunião de uma sprint no Scrum, tem como objetivo avaliar o processo de trabalho em uma sprint. Avaliar significa olhar com atenção tudo que ocorreu na sprint e promover soluções para adaptar o que não estiver bom em busca de melhorar o que está impactando o bom fluir do trabalho.
Daily Scrum: Visão geral. A cada dia do Sprint a equipe faz uma reunião diária, chamada Daily Scrum. Ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.

Outros materiais