Buscar

Atividade de Pesquisa - Ergonomia 22-04-2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
ERGONOMIA
Aluno
 
(a):
Data: 
24/04
/
2021
Atividade
 de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
 
contém 
10
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
 
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) Descreva com suas palavras o que é ergonomia, quais são seus objetivos e qual é o papel do ergonomista.
		É o conjunto de conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de máquinas, dispositivos e intrumentos que possam ser utilizados com o máximo conforto, eficiência e segurança. Dentre os principais objetivos está o de desenvolver e aplicar técnicas para melhor adaptar o sujeito ao seu ambiente de trabalho. Com isso a gerar ótimo ambiente aos seus colaboradores e aumentar a produtividade dos mesmos por consequencia disso. O papel do ergonomista é estudar e analisar o ambiente laboral e, através da coleta de dados, propor soluções para que viabilizem as atividades profissionais de maneira à evitar doenças ocupacionais, dentre outros sinistros que estressem o ambiente de trabalho. Também é função do Ergonomista propor soluções que além de gerar bem estar no ambiente de trabalho, gerem aumento dos resultados. 
2) Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergonomista,que sugestões você proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?
		O desconforto no ambiente de trabalho pode se manifestar de algumas formas, dentre elas o estresse e também o aparecimento de doenças ocupacionais provenientes da má postura, esforço repetitivo e esforço além da capacidade dos colaboradores. Para resolver tais situações, o Técnico em Segurança precisa se atentar aos detalhes que estão procando instabilidade nos colaboradores de sua equipe e propor soluções que amenizem a dita situação além de treinar os colaboradores quanto às posturas e dinâmica de trabalho adequada a cada função.
3) Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.
		Na antropometria dinâmica são estudados as medidas dos segmentos corporais em movimento. Obtem-se informações relacionadas aos ângulos das articulações, os alcances, as posturas naturais e confortáveis. Já a antropometria funcional são medidas associadas à análise da tarefa. Exemplo, o alcance das mãosnão se limita ao comprimento dos braços, pois ele envolve também o movimento dos ombros, rotação, do tronco, inclinação das costas e o tipo de função a ser exercida pelas mãos.
4) “Quanto mais luz melhor.”Essa afirmação é verdadeira? Porquê?
		Não, pois o excesso de luz pode causar diversos problemas de visão como cancêr de pálpebra, cataratas, queimaduras nas córneas. Além disso, ainda pode ocasionar acidentes caso a incidência de luz ofusque a visão do colaborador. O recomndável é manter iluminação que não atrapalhe as funções do colaborador e não comprometa sua saúde ocupacional.
5) O que é desconforto térmico?
A sensação de conforto térmico está intimamente relacionada com a temperatura média da pele e com a quantidade de calor perdida pelo corpo por evaporação do suor, assim uma pessoa só estará em neutralidade térmica, se o seu corpo como um todo estiver. Isto pode ser facilmente verificado, por exemplo, analisando-se o caso de uma pessoa que mesmo estando numa situação de neutralidade térmica, sente-se desconfortável quando é obrigada a ficar com as mãos submersas em água gelada. Este caso extremo mostra que a assimetria de perda de calor do corpo tem que ser limitada de forma a não comprometer o conforto térmico. O desconforto térmico é causado pelo aquecimento ou resfriamento unilateral do corpo pode ser causado pela assimetria de radiação térmica, pelas diferenças verticais na temperatura do ar, pela velocidade do ar e pelo contato  com superfícies quentes ou frias. Nos itens seguintes cada uma dessas causas será discutida. Sendo assim, qualquer situação que gere aquecimento ou resfriamento inesperado ou não, irá gerar desconforto térmico ao sujeito.
6) Cite dois fatores que prejudicam a concentração contínua e proponha maneiras de evitá-lo.
		Excesso de trabalho e sob altas temperaturas geram desconfortos e ocasionam problemas com a concentração dos colaboradores pois os atingirão emocionalmente, podendo gerar estresses e outros eventos que comprometerão a concentração, o bem estar e a produtividade dos colabores. Para ivitar tais situações o responsável técnico deverá analisar a área e as funçoes desempenhasdas, para com base nas mesmas propor medidas que amenizem tais impactos, e harmonizem o ambiente de trabalho, evitando estresses e doenças ocupacionais pronientes de situações similares.
7) O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER.
		São lesões nos sistemas musculares, esqueléticos e nervoso, os quais, em sua maioria são provocados por tarefas que exigem repetição de movimentos, esforços vigorosos, vibrações e tensões de diversas formas. Para evitar é preciso, após estudo de caso, propor medidas que neutralizem ou amenizem a fonte geradora. Dentre as prncipais funções que apresentam lesoes de esforço repetitivo (LER) estão: fazer crochê, trabalhar com, digitações, operadores de britadeiras, profissionais da linha de montagem, dentre outros. 
8) O que estabelece a NR 17 – Ergonomia?
		Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança para o alcance de um melhor desempenho.
9) Para que serve um diagnóstico ergonômico?
		O diagnóstico ergonomico serve para avaliar os riscos gerados pela falta de Ergonomia no ambiente de trabalho. Alem disso, tal ferramenta age como verdadeira parceira da gestão do negócio uma vez que irá sinalizar aos gestores dos mesmo onde eles podem ser melhores no intuito de melhoras as condições de trabalho de seus colaboradores e, dessa forma, ter uma equipe motivada e em busca de seus resultados. 
10) Para realizar uma AET, basta apenas consultar a alta gerência da empresa? Explique.
“AET” é um documento que consiste na identificação de todas as inadequações ergonômicas que envolvem o ambiente de trabalho em relação à função que está sendo desenvolvida pelo colaborador. A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:
· Apresentação da empresa.
· Objetivo.
· Perfil dos colaboradores.
· Organização do trabalho.
· Descrição da atividade.
· Descrição das tarefas.
· Fatores ambientais.
· Arranjo físico (layout).
Para elaborar as “AET’S” os profissionais indicados são aqueles que possuem qualificação para tanto. Contudo, embora a pro atividade seja um comportamento positivo à maioria dos profissionais, é sempre aconselhável que este tipo de intervenção seja feita em comum acordo com a gestão na empresa, pois tal comportamento demonstra o grau de maturidade hierárquica do Técnico e evitará que o projeto seja ignorado e engavetado, podendo, inclusive, prejudicar relações interpessoais com as lideranças da empresa, principalmente se estas possuírem características autocráticas. 
 (
Atividade
de Pesquisa
: 
ERGONO
MIA
)

Outros materiais