Buscar

AD1 de IDPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do
Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1 – AD1
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
Coordenadores: Prof. Paulo Cosme
Prof. Huçuadi Nóbrega
Aluno: Jordan da Costa Christ. Matricula: 20215060154.
1. Elabore um quadro comparativo em que fiquem evidentes as diferenças entre o DIREITO POSITIVO e o DIREITO NATURAL. (25 pontos)
	DIREITO POSITIVO:
	DIREITO NATURAL:
	Temporal (existe em determinada epóca).
	Atemporal.
	Formal (depende de formalidade para sua existência).
	Informal.
	Dimensão espacial ( Vigência em local definido. Varia de sociedade para sociedade)
	Independe de local, se configura universal. 
	Criado pelo homem.
	Exite antes do homem. Cabe apenas ao homem identificá – lo, fazendo com que surja espontaneamente para a sociedade.
	Escrito (códigos, leis, jurisprudência).
	Não escrito.
	Mutável (altera – se mediante a vontade do homem)
	Imutável.
2. Por que os Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e todos os outros são denominados Estados Autônomos? De modo sintético, mostre as principais diferenças entre um Estado que tenha autonomia e outro que tenha soberania. (25 pontos) 
Porque todos os Estados do Brasil têm limites estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, que é o Estado Soberano.
De modo sintético as diferenças entre um estado autonomo e um soberano: 
	O estado soberano se caracteriza por possuir Autodeterminação (não sujeição). Tem o exercício efetivo de todos os poderes ligados à personalidade jurídica do Estado e ao exercício da autoridade, impondo seu ordenamento jurídico sobre todo o território . Seu titular é o Estado Federal (Brasil); já no estado de Autonomo Teremos: Autogoverno; Autoadministração e a Auto-organização. Todos de acordo com os limites conferidos pela soberania, que se expressa, no caso brasileiro, através do texto da Constituição Federal (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias [ADCT]. Seus titulares são a União, os EstadosMembros (ou Federados), o Distrito Federal e os Municípios.
3. Identifique os diversos tipos de maioria praticados pelo Congresso Nacional brasileiro, em razão de previsão na nossa Constituição Brasileira e, em um máximo de 25 linhas, discorra sobre cada uma delas. (25 pontos)
As Diferentes Maiorias: 
- Maioria absoluta: compõe-se a partir do primeiro número inteiro acima da metade de uma assembléia. Se uma assembléia compõe-se de 501 deputados, por exemplo, sua maioria absoluta será de 251 deputados.
 - Maioria relativa ou maioria simples – a que exige maior número de votos, desde que estejam presentes no plenário, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, mais da metade dos parlamentares. Por exemplo: em uma assembléia de 501 deputados, caso estejam presentes a uma sessão 251 deles, ou seja, sua maioria absoluta, pode haver deliberação e a maioria relativa ou simples será aquela que expressar a vontade da maioria daqueles 251 deputados. Assim, se 100 votaram sim; 91 votaram não; e 60 se abstiveram, prevalece a vontade dos 100 que votaram sim. 
- Maioria qualificada – refere-se sempre a um número fracionário. Por exemplo: a Constituição Federal só pode ser modifi cada por 3/5 dos votos totais dos senadores e dos deputados federais. Assim, considerando que a Câmara dos Deputados tem 513 deputados federais, são necessários 308 votos para que haja modificação. No caso do Senado Federal, como são 81 senadores, a modifi cação da Constituição exigirá 49 votos.
4. Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático, na aula 03, os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO GREGO e suas características. (25 pontos)
No Estado Grego podemos encontrar os pilares da igualdade de todos perante a lei. Além disso, podemos notar também o primeiro momento intenso de divisão e organização das cidades. Esse estado não era único, como os Estados antigos. Era formado por vários Estados helênicos, isto é, situados na hélade, que conservavam a tradição de uma origem comum, razão por que possuíam as mesmas instituições religiosas e sociais. Os Estados helênicos eram constituídos por coletividades fixadas em centros urbanos, que viviam independentemente do ponto de vista econômico. Cada Estado desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seus calendários e suas moedas. Embora contassem com essa independência, as cidades-Estado faziam alianças temporárias entre si e às vezes confrontavam-se buscando sobrepujar-se umas às outras. Os territórios do Estado correspondiam à extensão territorial da cidade, razão por que fi caram conhecidos como cidades-Estado, a que os gregos denominavam polis, raiz latina que originou a palavra política, termo que, etimologicamente, signifi ca a arte de governar a cidade. Nos Estados helênicos, o indivíduo tinha uma posição bastante peculiar: ou era cidadão, condição a que só podiam ascender os aristocratas, porque eram os únicos que possuíam tempo livre para se dedicar aos negócios públicos; ou era escravo. Esta era a concepção de democracia dos gregos. Embora a religião fosse politeísta, isto é, com a aceitação de várias divindades, sua influência não se comparava com a existente nos Estados antigos, visto que as divindades não mais conferiam caráter divino às autoridades.

Outros materiais