A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
atividade

Pré-visualização | Página 1 de 2

36629 . 5 - Responsabilidade Socioambiental - 20211.AB
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
9/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
A responsabilidade socioambiental empresarial ocorre com auxilio de instrumentos norteadores, que fornecem recomendações para ações focadas, que levam em conta aspectos estratégicos da empresa, como instrumentos, normas, códigos e regulamentos mundialmente conhecidos, que devem ser implementados desde o fundamento da organização, para que resultem em desempenho positivo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir. 
I. A elaboração de aspectos estratégicos deve ter como base instrumentos norteadores como os Direitos Humanos, a Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 
II. Códigos e normas, como as convenções da OIT e os documentos da OCDE, fornecem recomendações para melhoria da postura socioambiental das organizações. 
III. A OCDE possui diversas linhas e diretrizes básicas, mas todas alheias ao combate à corrupção, pois esta é uma questão de política interna. 
IV. Fraudar laudos, lavagem de dinheiro e coação física são exemplos de aspectos operacionais empresariais. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I, II e III.
3. 
III e IV.
4. 
I e II.
Resposta correta
5. 
I, II e IV.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir: 
“O governo brasileiro é alvo de um informe levado à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por conta das condições precárias de trabalho durante a pandemia da Covid-19. O documento foi apresentado nesta semana à entidade por um sindicato internacional, a ISP - Internacional de Serviços Públicos - com 30 milhões de filiados pelo mundo.” 
Fonte: UOU NOTÍCIAS. OIT recebe acusações contra Brasil por condições de trabalho na pandemia. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/10/01/oit-recebe-acusacoes-contra-brasil-por-condicoes-de-trabalho-na-pandemia.htm>. Acesso em: 10 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As convenções e recomendações da OIT são elaboradas para melhorar as relações de trabalho de organizações privadas. 
II. ( ) As convenções da OIT já discutiram sobre abolição do trabalho forçado, reabilitação profissional e emprego de pessoas com deficiência. 
III. ( ) A OIT possui convenções ratificadas no Brasil desde 1934 e algumas não estão mais em vigor. 
IV. ( ) Uma das convenções mais recentemente ratificadas e em vigor no Brasil trata do trabalho decente para as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
F, V, F, F.
2. 
V, F, V, V.
3. 
V, F, F, V.
4. 
F, V, V, V.
Resposta correta
5. 
V, V, V, F.
3. Pergunta 3
/1
As empresas que praticam a responsabilidade socioambiental empresarial adotam ferramentas de gestão ambiental em sua cultura organizacional, reestruturando, analisando e monitorando seus processos internos e externos, prezando o desenvolvimento sustentável. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, pode-se afirmar que empresas comprometidas com a questão ambiental deverão: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
abdicar dos métodos de prevenção, para focar na mitigação dos impactos adversos ao meio ambiente.
2. 
estar cientes e promover voluntariamente ações de desenvolvimento sustentável em escola regional, nacional e internacional.
Resposta correta
3. 
impedir a participação da comunidade e evitar possíveis impactos sociais e danos ao meio ambiente causados por seus produtos e instalações.
4. 
proteger os métodos internos, ocultando da população local os impactos positivos e negativos decorrentes da sua atuação na região.
5. 
se limitar a cumprir as leis ambientais relativas ao seu segmento e focar em desempenho financeiro positivo.
4. Pergunta 4
/1
Considerando que as leis ambientais e sociais de um país podem refletir seu nível de desenvolvimento, as empresas devem trabalhar conciliando uma postura ética, economia, sociedade e meio ambiente, independente do local em que exerçam suas atividades. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, pode-se afirmar que as empresas, nesse contexto, devem: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
se lembrar que as leis advêm de agentes privados e que não podem evitar as crises econômicas, sociais e ambientais.
2. 
firmar parcerias com instituições públicas de função social, para se responsabilizar por questões alheias ao meio ambiente e à sociedade. 
3. 
evitar relações entre países e com instituições públicas, para garantir a proteção e confidencialidade de seus processos.
4. 
se mudar do país, arbitrariamente, quando este vir a promulgar leis sociais e ambientais mais rígidas.
5. 
considerar todas as partes interessadas, para que se trabalhe em equilíbrio com os três pilares da sustentabilidade.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
O marketing ambiental, ou marketing verde, é uma estratégia que promove a divulgação, objetivando o aumento das vendas de produtos e serviços ambientalmente corretos. Por meio dele, pode-se vincular uma marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente correta. 
É importante considerar o perfil do consumidor para elaborar as estratégias marketing verde. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre marketing ambiental, pode-se afirmar que, atualmente, sabemos que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
muitos clientes relatam problemas relacionados a rotulagem confusa, preços exageradamente altos, baixa disponibilidade e pouca variedade de produtos.
Resposta correta
2. 
os consumidores buscam mais por produtos ambientalmente corretos do que por custo-benefício e qualidade.
3. 
informações presentes nas embalagens e certificações costumam ser dispensáveis para os clientes comprarem produto de origem natural. 
4. 
como somente os clientes europeus demonstram interesse, na maioria dos países, a preocupação com produtos verdes é pequena.
5. 
os consumidores estão dispostos a comprar mais produtos ambientalmente corretos, mas se recusam a pagar mais por isso.
6. Pergunta 6
/1
As ações de responsabilidade socioambientais para o desenvolvimento sustentável devem ser exercidas continuamente e serem duradouras. Para garantir que o compromisso empresarial seja efetivo para as gerações atuais e futuras, criaram-se os índices e indicadores. Estes estimam se as instituições estão crescendo econômica e ambientalmente de acordo com um objetivo proposto. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, pode-se afirmar que os indicadores: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são feitos da junção de um conjunto de índices, sendo instrumentos de tomada de decisão e previsão dos gestores.
2. 
fazem análise comparativa do desempenho das ações de sustentabilidade das empresas.
3. 
são formulados de maneira atemporal, o que impede que sejam feitas comparações que mostrem as mudanças ocorridas.
4. 
são parâmetros ou valores tomados em grupos ou isoladamente de estratégias de gestão previamente definidas.
Resposta correta
5. 
são de difícil compreensão, pois são formulados a partir de dados e critérios comparáveis. 
7. Pergunta 7
/1
“A ISO 26000 foi elaborada por meio de um processo multipartite, que envolveu especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais ou com ampla atuação regional envolvidas em diferentes aspectos da responsabilidade social. Esses especialistas vieram de seis diferentes grupos de partes interessadas: consumidores; governo;

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.