Buscar

Ad1 AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2021.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 
Olá alunos! 
Este instrumento de avaliação a distância cumpre a função de fazê-lo retomar os estudos realizados até agora de modo reflexivo, criativo e por escrito, rever suas dúvidas e estudar um pouco mais aquilo que ainda não compreendeu bem. Sua importância está nesse sentido: ajudá-lo no processo de aprendizagem. 
 As questões a seguir relacionam-se aos textos Introdutório, 1 e 2 e vídeos desta disciplina. Lembre-se: A Unidade I tem por objetivo apresentar a relação existente entre avaliação e função social da escola, sua relação, suas pertinências, coerências e incoerências. 
 Envie o seu arquivo, anexando aqui no ambiente em formato de PDF. 
 Qualquer dúvida faça contato conosco via sala de tutoria. 
Bons estudos! 
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 
1ª QUESTÃO: (5,0 pontos) 
 
Escreva um texto (aproximadamente uma página) englobando os seguintes aspectos: 
 
a) Um breve relato de sua experiência com a avaliação da aprendizagem no tempo de sua escola de ensino fundamental ou médio, ou seja, você no papel de aluno, ou sua experiência como professor (a) se você já exercer a profissão ou até como pai ou mãe com filho em idade escolar. 
 
b) Relacione sua experiência prática com as ideias expressas nos textos lidos até agora, ou seja, faça uma articulação de sua experiência com as questões em foco nos textos estudados. Para isso, escolha dois trechos do texto 1 e dois trechos do texto 2 para citar e relacionar com sua prática/experiência. 
“ Acolher o educando, eis o ponto básico para proceder atividades de avaliação, assim como para proceder toda e qualquer prática educativa. Sem acolhimento, temos a recusa. E a recusa significa a impossibilidade de estabelecer um vínculo de trabalho educativo com quem está sendo recusado.” 
“Um instrumento de coleta de dados pode ser desastroso, do ponto de vista da avaliação da aprendizagem, como em qualquer avaliação, na medida em que não colete, com qualidade, os dados necessários ao processo de avaliação em curso.”
Uma certa vez eu apliquei uma avaliação aos meus alunos do terceiro ano, contudo, fiz isso sem avisar antecipadamente. Era uma avaliação para ver se os alunos estavam entendendo a matéria que eu estava passando. Não conversei erroneamente o porque de estar avaliando naquele momento e dessa forma mais da metade da turma recusou-se a fazer a atividade e mais uma vez agi de forma errada em obriga-los. Acabou que eles ficaram tão nervosos que até mesmo os alunos que eu tinha certeza que sabia a matéria acabaram errando. Ou seja, foi uma prática errada e um desastre a minha coleta de dados.
“possível encontrar definições de avaliação bastante diferentes e, em muitos casos, bastante ambíguas, cujos sujeitos e objetos de estudo aparecem de maneira confusa e indeterminada. Em alguns casos, o sujeito da avaliação é o aluno; em outros, é o grupo/classe e, inclusive.”
Sempre procuro passar pelo menos uma de minhas avaliações um trabalho em grupo, pois dessa forma eles aprendem a trabalhar juntos as atividades propostas e por mais que eu saiba que sempre tem uns que fazem mais do que o outro acaba que todos aprendem.
“O problema não está em como conseguir que o máximo de alunos tenham acesso à universidade, mas em como conseguir desenvolver ao máximo todas as suas capacidades e, entre elas, evidentemente aquelas necessárias para que cheguem a ser bons profissionais.”
Sempre digo aos meus alunos que tem pais que executam docentes tipos de tarefas como trabalhar na lavoura por exemplo que o importante não é onde trabalha mas sim fazer seu serviço com excelência independente de qual serviço for.
2ª QUESTÃO: (5,0 pontos) 
 
Procure entrevistar uma pessoa de sua família, de seu trabalho e amigos sobre experiências vividas de forma positiva ou negativa em relação à avaliação na escola. Depois faça um relato (aproximadamente uma página) sobre como estas pessoas entendem avaliação escolar, ou seja, o que é avaliação para ela (s). 
 A pessoa pelo qual decidi entrevistar foi a minha sogra, pois achei super. interessante pelo fato dela já seus 61 anos de idade e ter estudado em colégio de irmãs. Iniciei perguntando como era o ensino e como era estar nessa escola. Ela me relatou que era na verdade um internato, que não era como as escolas atuais, onde a gente vai e volta para casa.
Com relação a avaliação, a primeira coisa que ela falou foi que se eles iam mal em alguma matéria ou aprontasse algo durante a semana eles tiravam o benefício de ir aos finais de semana para casa.
Tudo o que eles faziam contava pontos, até mesmo se comiam a comida toda. A avaliações eram quase que diárias e era necessário ter uma quantidade de pontos até chegar sexta para conseguir ir ver a família no final de semana, se não teria que ficar no internato junto com as irmãs.
A parte positiva disso tudo que ela relatou é que, embora fosse ruim ficar uns finais de semana de castigo no internato (ela disse que ficou por muitas vezes e na maioria das vezes por mal comportamento) ela era muito bem tratada. As irmãs tinham muita paciência e cuidavam muito bem dela.

Outros materiais