Buscar

Avaliação Estudo Transversal (17579)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:Rosmeri Terezinha Carvalho (1709170)
Disciplina: Estudo Transversal I (17579) 
Avaliação: Avaliação disciplina on-line ( Cod.:661414) ( peso.:10,00)
Prova Objetiva: 29755843
1.	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
imag_prova_questao.php?prpq_codi=232969731&prpq_prop=29755843
	a) Reciclagem e reutilização.
	b) Tecnologia e sustentabilidade.
	c) Desenvolvimento sustentável.
	d) Obsolescência programada.
2.	Considerando as informações da figura, é correto afirmar que:
FONTE: https://i.pinimg.com/474x/05/2f/a6/052fa68dc121cd53a3168799e2bff0bc.jpg. Acesso em: 12 set. 2019.
imag_prova_questao.php?prpq_codi=232969732&prpq_prop=29755843
	a) Mesmo com as evidências óbvias do efeito do desmatamento sobre o clima local, o ser humano parece não reconhecer o mal que faz a si mesmo ao eliminar florestas.
	b) O calor é proveniente da radiação solar que incide diretamente no solo, e a ausência das árvores contribui para reduzir o calor local.
	c) O ser humano tem consciência das consequências de suas atitudes e, por isso, age com responsabilidade socioambiental.
	d) Quanto mais árvores menos calor, quanto menos árvores mais sombra.
3.	A conhecida frase de Albert Einstein: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original", nos possibilita reflexões profundas, tanto do ponto de vista científico quanto do filosófico e emocional. Acerca do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Quando a sustentabilidade é plena nas atitudes de uma pessoa, ela jamais poderá voltar a praticar o consumo consciente, com responsabilidade e preocupação com as gerações futuras.
	b) As atitudes das pessoas fazem a diferença no caminho da sustentabilidade, pois quanto maior o pensamento sobre essa ideia, maior será a semelhança com o acúmulo de riquezas.
	c) Uma vez que atingirmos o patamar da sustentabilidade, praticada em atitudes simples e permanentes no dia a dia, dificilmente aceitaremos retroceder para uma vida consumista e cheia de desperdícios.
	d) O pensamento ecológico altera a tomada de decisão, de modo a influenciar negativamente o desenvolvimento sustentável e positivamente o crescimento econômico.
4.	Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	a) A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	b) Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	c) Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	d) Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
5.	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	a) Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	b) Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	c) Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	d) Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
6.	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	a) Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	b) Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	c) Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	d) Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
7.	O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
	a) É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	b) É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	c) Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	d) Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
8.	No Brasil, com a publicação da Lei n° 8.078 de 1990, que trata do Código de Defesa do Consumidor e institui a Política Nacional de Relações de Consumo, ficou estabelecido alguns princípios para garantia dos direitos do consumidor e promover a sustentabilidade econômica e ambiental. Referente a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.
( ) Ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor.
( ) Incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
( ) A coibição ao direito à informação e rotulagem de embalagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8078-11-setembro-1990-365086-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2019.
	a) V - F - V - F.
	b) F - V - F - V.
	c) V - V - F - V.
	d) V - V - V - F.
9.	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentesresíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	a) O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	b) O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	c) O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	d) O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
10.	O conceito de sustentabilidade remete ao equilíbrio entre o tripé social, ambiental e econômico, de modo a garantir que as gerações futuras desfrutem dos recursos naturais que dispomos hoje. Na figura apresentada, demonstra-se uma das possibilidades para compreender o conceito de sustentabilidade. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, K.R.S. Estudos Transversais: Relações de Consumo e Sustentabilidade. Editora UNIASSELVI, Indaial, 2019, 62 p.
imag_prova_questao.php?prpq_codi=232969740&prpq_prop=29755843
	a) O uso do termo sustentabilidade é recente, bem como as ideias que essa palavra inovadora trouxe para a humanidade promover o equilíbrio planetário.
	b) A sustentabilidade é o conceito científico mais amplo, que engloba o conhecimento, a consciência e as atitudes das pessoas em prol da produção industrial.
	c) A partir do conhecimento, consciência e atitude se chega à sustentabilidade, um conceito estável e permanente, de fácil compreensão e impraticável para as pessoas.
	d) A sustentabilidade é um termo amplo e integrador dos diversos ramos do conhecimento e sua aplicação requer consciência e atitudes responsáveis.

Outros materiais