Buscar

Nutricosméticos: Beleza de dentro para fora

Prévia do material em texto

Nutricosméticos
		Jéssika Carvalho
O que impulsionou esse mercado
Os principais fatores impulsionadores do mercado de nutricosméticos são a prevenção do envelhecimento da população, o aumento do interesse dos consumidores pela beleza, a busca de estilos de vida mais saudáveis e a demanda por ingredientes naturais. Ficaram conhecidos como tratamento “de dentro para fora”.
O que são
São produtos para administração oral, que são formulados e comercializados especificamente para melhorar a aparência da silhueta, pele, cabelo e unhas, não devendo, no entanto, substituir uma alimentação saudável e equilibrada.
Formas para administração
Podem ser administrados em cápsulas ou veiculados em alimentos como barras, sucos ou sopas, por exemplo.
Principais objetivos
Antienvelhecimento; Hidratação; Antioxidante; Redução do impacto causado pela exposição solar; Melhora da tonalidade da pele; Reforço da imunidade da pele; Melhora da aparência das unhas e cabelos; Emagrecimento; Redução da celulite; Aumento do brilho e lubrificação da pele; Redução da flacidez
Principais substancias utilizadas
- Vitaminas 
· Vitamina A e do complexo B: Contribuem para a regeneração da pele e dos folículos pilosos. Além disso, os carotenoides como a luteína, zeaxantina, beta-caroteno e o licopeno, precursores da vitamina A, retardam os sinais de envelhecimento, contribuem para fortalecer a imunidade da pele e ajudam a protegê-la dos efeitos nocivos causados pelo sol.
· Vitamina C: Antioxidante que combate os radicais livres e estimula a síntese de colágeno, proteína que dá firmeza e sustentação à pele, retardando o seu envelhecimento e contribuindo para melhorar a sua estrutura.
· Vitamina E: Ajuda a estacionar a queda de cabelo e, além disso, age em conjunto com a vitamina C para proteger a pele contra os efeitos nocivos da exposição aos raios UV, retarda o envelhecimento e reforça o sistema imunológico da pele. 
· Vitamina H: Também conhecida por biotina, contribui para a regeneração das unhas e dos cabelos enfraquecidos e previne a queda dos fios. Além disso, tem também um papel importante no metabolismo das proteínas e carboidratos e é essencial para utilização correta de outras vitaminas do complexo B.
- Ômegas
· Ômegas 3 e 6 são importantes para a pele porque fazem parte das membranas celulares, mecanismos intercelulares e contribuem para o equilíbrio inflamatório. O seu consumo contribui para a hidratação da pele, flexibilidade e função de barreira. O ômega 3 também contribui para a renovação celular e ajuda a reduzir a inflamação causada pela acne e pela psoríase.
- Oligoelementos
· Selênio: Muito importante para o bom funcionamento da glutationa peroxidase, que é uma enzima envolvida na proteção de DNA contra o estresse oxidativo associado aos raios UV. O seu uso também está associado à redução do risco de câncer de pele e às funções imunológicas.
· Zinco: Cofator para muitas enzimas da pele e desempenha um papel fundamental na cicatrização, em reações imunológicas e age também como antioxidante, que combate os radicais livres.
· Manganês: Estimula a síntese de ácido hialurônico 
· Cobre: Antioxidante e contribui para a pigmentação do cabelo e da pele
· Cromo: Ajuda a potenciar a função da insulina, quando são ingeridos alimentos. Além disso, age diretamente no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.
- Proteínas e péptidos
· Queratina: Importante componente da pele, cabelo e unhas. Proteína que protege contra agressões externas como o frio, produtos de higiene e lesões.
· Colágeno: Importante para a pele, estando associado à hidratação e aumento dos fibroblastos.
· Coenzima Q10: Antioxidante presente dentro das células que ajuda a inibir a ação dos radicais livres (moléculas envolvidas no envelhecimento)
- Probióticos
Os probióticos estimulam o sistema imunológico e são muito importantes para a hidratação da pele.

Continue navegando