Buscar

ATIVIDADE DE INFORMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2020.2
	Professor: Leandro dos Santos Gonzales
	Disciplina: Informática 
	Nome: Wadna de Souza Almeida – 3º Semestre 
RESUMO DAS AULAS DE INFORMÁTICA.
Dentro das aulas que foram dadas desde o dia 02 de setembro até o dia 14 de outubro, foram abordados assuntos referentes ao sistema computacional, raciocínio lógico. A máquina eletrônica na qual utilizamos atualmente, é de suma importância para a realização de diversas tarefas que necessitam de tecnologia.
O computador é composto por um conjunto de componentes, constituindo uma máquina eletrônica, sendo programada com capacidade de armazenamento e processamento de dados. Esses dados são como a matéria prima da informação, registros/códigos permitindo ter uma informação, podendo ser numéricos, alfanuméricos e lógicos. 
Se divide em 3 partes o sistema computacional: hardware, software e peopleware. Em conjunto formam e funcionam em conformidade, interagindo dentro de um computador, por exemplo. Um dos componentes do sistema computacional é o hardware, pode ser definido como a parte física e estrutural de um computador, ou seja, elementos como mouse, teclado, placa-mãe, impressora, monitor etc. E ainda possui subdivisões, o cpu (unidade central de processamento de dados, responsável por manipular todo os dados e comparações lógicas; memoria, os dados são armazenados, sendo auxiliar ou principal, como a memória RAM, que é volático e principal, e a ROM tem pouco espaço/limitado e permanente, já vem instalada de fábrica; os periféricos são os dispositivos conectados com a CPU, trocando dados; 
O software é basicamente a parte lógica do sistema computacional, são os programas. Classificados em 3 tipos de categorias: sistema operacional, linguagem de programação e aplicativos. Cada um com suas funções para ‘dar vida’ ao computador. Os sistemas operacionais podem ser o Windows ou Linux, os mais utilizados. Linguagem de programação tem como responsabilidade desenvolver outros tipos de programas, como o mais conhecido, o JAVA, utilizado em jogos. Os aplicativos são programas que executa as tarefas ligadas ao processamento de texto, na elaboração ou formatação, como o Microsoft Word, outro tipo é o EXCEL, com a elaboração de planilha eletrônica, dentre outros tipos de programas. 
Os usuários do computador/notebook, programadores, digitadores, técnico de informática e dentre outros, são chamados de peopleware, quem trabalha na área de informática.
Outro assunto abordado foi o raciocínio logico, que se deriva de uma palavra grega ‘logiké’ com significado ‘arte de raciocinar’; É um ramo da filosofia que ensina regras a pensar correto, ou seja, com ordem no pensamento. O filosofo Aristóteles foi o primeiro a estudar sobre os aspectos da lógica.
Último assunto condiz como funciona a parte básica do computador, a área de trabalho, menu do Windows, pastas e subpastas, lixeira; Foi ensinado algumas funções como suspender, reiniciar/desligar e o explorador de arquivos.

Outros materiais