Buscar

AD2 GEO I 2020 2-converted

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nidiany Silva Coelho Muniz de Jesus
18116080154
Rio Bonito
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos
(AD2) -2020.2
Questão 1– Comente o que é, como podemos construir a identidade no Ensino Fundamental e qual a contribuição do Ensino de Geografia. (2.5)
R: O desenvolvimento da identidade no Ensino Fundamental se dá através da ideia de ler e compreender espaços por meio da observação de como o homem tem adequado o meio ambiente. A geografia consegue possibilitar as condições para essa leitura, pois seus objetivos de estudos abarcam as múltiplas camadas sociais, culturais, políticas e a natureza . Na Geografia, o espaço físico é usado para demonstrar aos educandos parte da sua realidade, ou seja, o espaço em que está inserido. Quando ocorre o reconhecimento do ambiente, a construção da identidade se efetiva. Os espaços geográficos são os eixos principais de estudo na geografia; no entanto, assuntos como a paisagem, território e lugar, também são abordados. Nas séries iniciais, vemos como a geografia é essencial no processo de mudança social no ensino, possibilitando ao estudante uma leitura da realidade, do corpo social e do ambiente em que vive, fazendo com que eles se tornem cidadãos ativos na sociedade.
Questão 2– Elabore um plano de aula para os alunos do 4º ou 5º Anos do Ensino do Ensino Fundamental em que o objetivo seja:
Reconhecer, no lugar em que se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo, urbano e rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares e regiões, focando o presente como o passado” (BRASIL, MEC, 1997, pp. 143)
Descreva na proposta: a metodologia, os objetivos, os materiais a serem utilizados (se houver), além de uma forma de atividade avaliativa. (5,0)
Plano de Aula
 Série: 5° Ano 
Disciplina: Geografia 
Duração: 03 aulas 
Tema: O viver na cidade e no campo
 Objetivo: Distinguir as realidades próprias da vida na cidade e da vida no campo por meio da observação da paisagem; e reconhecer e correlacionar os movimentos sociais às realidades geográficas desses dois ambientes - urbano e rural
Desenvolvimento:
A primeira aula consiste na observação de imagens de espaços urbanos e rurais, e à partir disso, promover uma roda de conversa com os alunos sobre o que eles já sabem a respeito do assunto. Em seguida, terão que fazer uma tabela comparativa sobre esses espaços. Os alunos, separados em grupos, apontarão as diferenças entre os dois ambientes, levando em conta os elementos da paisagem, como por exemplo: espaços naturais, vegetação, fauna, pessoas, construções, infraestrutura – estrada, escolas, etc. 
Posteriormente, produzirão outro quadro comparativo, mas dessa vez, precisarão colocar alguns aspectos, como: a forma em que se vive em cada espaço geográfico, a cultura ( diversidade de tipos de pessoas, formas de lazer, etc. ) e atividades econômicas ( quantidade de bens produzidos, profissões, etc.). 
Já na segunda aula, será trabalhado o aprendizado dos significados além das imagens. Para isso, os estudantes terão que responder a um questionário que conectarão o que foi observado na primeira fase e o que isso significa.
1) Quais indicadores presentes na paisagem do campo lhe permitem afirmar que nesse espaço ocorrem poucos tipos de atividades?
2) E quais indicadores mostram que a produção é intensa?
3) Quais indicadores apontam que na zona rural existe pouca variedade de profissões?
4) Que atividades culturais típicas da realidade rural você conhece, como por exemplo: festas, música, brincadeiras, etc? 
5) Antigamente, os moradores do campo não tinham acesso a zona urbana com frequência, não estudavam nas cidades. Na sua opinião a ligações entre a área urbana e a rural permanece dessa forma ou mudou? Você acha que o avanço dos meios de transporte e dos meios de comunicação facilitaram essa interação? Justifique sua resposta.
Para conclusão, essa terceira aula será para o desenvolvimento de uma redação que fale sobre as especificidades de cada espaço e os pontos positivos e negativos de cada um.
Recursos:
Imagens da zona urbana e rural retiradas da internet, 
Avaliação:
Será feita a partir da participação dos alunos nas discussões em sala de aula, em conjunto com a redação e no reconhecimento das diferenças e semelhanças das paisagens 
 e rurais;
Questão 3– Com base na citação abaixo de Vânia Vlach (1990), discuta a importância do livro didático para o ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (2,5)
Na medida em que os livros não apresentam uma visão crítica da realidade, mas, conforme assinalado, apenas transmitem informações quanto a fatos e dados, isolados entre si e do processo histórico, não contribuem para com a formação do espírito crítico do educando. Pelo contrário: parte-se do pressuposto de que o conhecimento é absoluto, e suas verdades precisam ser divulgadas (VLACH, 1990, p.41).
R: A importância do livro didático está em ele ser um aliado no processo de aprendizagem. No entanto, para que ocorra a aprendizagem efetivamente, o professor precisa usá – lo como uma ajuda e não como única forma de ensino. Outro aspecto fundamental, é que o docente precisa estar atento a qualidade deste material, pois ele será usado como suporte para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, para que sejam cidadãos atuantes na sociedade.
Os livros precisam ser constantemente atualizados, para que possa abranger assuntos relevantes e atuais; é necessário também que traga uma linguagem acessível aos estudantes, que seja atrativo, colorido, que contenham imagens para complementação dos textos, que aguce emoções no leitor, estimulando - os a buscar novos horizontes.
Esse ponto é importante também para o educador, que não deve fazer uso do livro como uma verdade, mas precisa expor sua visão crítica e reflexiva sobre os assuntos abordados.
Mais um quesito a ser pensado é que o material didático também é cultura, pois é capaz de reproduzir valores e comportamentos de um determinado povo, proporcionando a inclusão.

Outros materiais