Buscar

análise empreendedorismo completo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.11 ANÁLISE EMPREENDEDORISMO
Segundo o site Azulis (2020), a análise ambiental de empresas é um conceito elaborado por estudos e consultorias, que ficou amplamente conhecido dentro da gestão de negócios. A metodologia tem um conjunto de ferramentas cuja finalidade é de conseguir projetar, com segurança, possíveis quadros econômicos da empresa em um futuro próximo. Com isso, o empreendimento pode se planejar de acordo com as situações levantadas na análise.
De acordo com o site eureciclo (2020), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um estudo profundo e interdisciplinar que caracteriza ambientalmente a região de construção do empreendimento, além de quantificar os impactos que possivelmente ocorrerão no local e no entorno. Ele é sempre colocado ao lado do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que sintetiza o EIA em uma estrutura mais clara e acessível, sendo divulgado de forma pública no site do INEA (Instituto Nacional do Ambiente) para o conhecimento da sociedade.
A principal função do EIA/RIMA é elaborar e dispor de ações que possam mitigar ou realizar a compensação ambiental dos possíveis impactos através da análise da caracterização regional. Isso serve, em última instância, para evitar conflitos econômicos, sociais e ambientais.
Atualmente, ele é obrigatório para empresas de médio a grande porte que possam causar degradação ambiental através da construção e/ou produção. Essa necessidade está vinculada à segurança jurídica da empresa, dado que ele serve como um documento avaliativo do empreendimento nas fases do Licenciamento Ambiental.
Ainda segundo o site o site eureciclo (2020), há uma avaliação e exposição dos impactos potenciais do empreendimento sobre todos os aspectos anteriores abordados. Em vista dos impactos potenciais, a equipe responsável pelo EIA/RIMA desenvolve metodologias e maneiras de evitá-los ou de diminuí-los.
Uma das medidas mitigadoras fixada pelo IBAMA é a destinação do valor mínimo de 0,5% dos custos totais de instalação para que sejam aplicados em Unidades de Conservação Ambiental. Essa medida é uma ação de compensação ambiental do impacto causado e pode ser substituída por alternativas que possuam o mesmo caráter de compensação.
Compreender o EIA é essencial para estar de acordo com a legislação ambiental, desenvolver a sustentabilidade corporativa e processos que tornem ainda mais eficiente essa interação entre a sustentabilidade e o empreendedorismo.
Atualmente a sustentabilidade têm ultrapassado as fronteiras da legislação e passou a ser uma forma de atender as necessidades dos consumidores que estão cada vez mais conscientes das problemáticas ambientais. 
“Dessa forma, o empreendedor deve analisar o impacto social e ambiental de seu futuro negócio na sociedade, deve analisar desde a origem das matérias primas até o uso desses produtos e serviços que serão usados por seus clientes.” (DEGEN, 2009)
“Muito se comenta a respeito da cultura organizacional das companhias de sucesso. Caracterizado pelo conjunto de hábitos e valores compartilhados por todos os membros da organização, esse conceito tem se tornado nos últimos tempos um dos traços mais cobiçados pelas empresas que querem alcançar bons resultados e ter sua identidade corporativa reconhecida pelo mercado.” (CASTRO, Magui, 2016)
De acordo com José Marques (2019), o líder é a pessoa que consegue reunir todos os aspectos da cultura empresarial, e traz para o dia a dia da organização a forma correta e esperada de trabalhar entre os colaboradores. O líder faz com que todos aqueles conceitos e ideais dispostos no estatuto da organização se tornem realidade e, o mais importante de tudo, impede que essa realidade seja alterada para algo que esteja fora das propostas da empresa.
Segundo Magui Castro (2016), enquanto os líderes devem definir estrategicamente a cultura, cabe a suas equipes aplicar esses valores e visões para a vida cotidiana no escritório. Sem a aceitação dos funcionários, a cultura vai ficar como uma visão projetada e idealizada, no melhor dos casos. As equipes precisam acreditar na cultura e querer aplicá-la em nome da organização.” É importante, portanto, discutir e aprimorar o papel dos líderes na gestão da empresa e estabelecer com a equipe qual é o perfil desejado para os valores definidos.
Dentre as características do empreendedor no Pizza Hut, podemos citar:
· Respeito: o empreendedor respeita seu colegas, superiores e subordinados;
· Humildade: o empreendedor é acessível e reconhece o potencial e os bons trabalhos feitos por seus funcionários;
· Comunicação: o empreendedor sabe como se comunicar de forma clara, objetiva e eficiente com o líder, que posteriormente, comunicará os funcionários;
· Realiza feedbacks: o empreendedor promove periodicamente os feedbacks da empresa, repassa para o gerente e o mesmo direciona os colaboradores estimulando e motivando a equipe;
· Monitora e corrige: ao executar o que foi planejado, o empreendedor está sempre monitorando, compartilhando os resultados com o gerente e o auxiliar administrativo;
· Conhece sua equipe: o empreendedor conhece cada membro de sua organização e adapta sua linguagem e estímulos de motivação de acordo com o gerente e o auxiliar administrativo.
“O termo startup significa inicializar, mas especificamente no universo empresarial quer dizer começar um novo negócio, podendo ser aplicado em múltiplas situações, desde o início de um pequeno negócio até a criação de uma filial de uma empresa em outro território ou um grande projeto.” (ZUINI, Priscila, 2013). No mundo do empreendedorismo, as startups são as novas empresas que possuem as seguintes características:
· Inovação: a startup precisa ter algo diferente do que já existe no mercado, seja no seu produto/serviço ou no modelo de negócio, de forma que isto seja uma vantagem competitiva
· Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder crescer aceleradamente sem exigir na mesma proporção recursos humanos ou financeiros.
· Tem potencial para atingir grandes mercados: as startups buscam criar produtos/serviços que possam ser utilizados potencialmente por milhares até milhões de clientes, para que possam assim crescer continuamente.
· Sonho grande: as startups, mesmo começando como pequenas empresas, já nascem com a ideia de se tornarem grandes empresas no futuro, diferentemente das empresas chamadas de “estilo de vida”, que tem como objetivo apenas a realização pessoal do empreendedor.
· São enxutas e flexíveis: mesmo pensando grande, as startups devem ser muito enxutas, pois pela necessidade de validar sua inovação, precisam estar prontas para mudar seu produto e/ou modelo de negócio de forma a adequá-los a demanda dos clientes.
“Enquanto uma startup normalmente nasce motivada por uma oportunidade, a empresa tradicional surge pela necessidade. Por isso, todo seu planejamento é feito visando a sobrevivência e o retorno do valor investido. O empresário e a equipe que trabalham em uma startup precisam dedicar muito tempo e esforço simplesmente para inserir um determinado produto ou serviço no mercado.” (PINTO, Mateus, 2015)
Um negócio tradicional também precisa de muita dedicação. Nesse caso, é preciso fazer um planejamento financeiro rigoroso, o gerenciamento de estoques, além de contratar funcionários que desempenham funções específicas e elaborar um plano de marketing direcionado para a clientela.
É um planejamento mais rígido que tem como resultado um crescimento menor. Isso não significa que o empreendimento não vá crescer. Mas como uma empresa tradicional encara menos riscos, a concorrência também é maior, então o crescimento, muitas vezes, é limitado.
“Empreendedorismo clássico são ideias inovadoras e a capacidade de idealizar projetos. Assim, é possível gerar oportunidades de negócios por meio de visão estratégica, metodologias e criatividade.” (DUQUE, Fernanda, 2019) 
Como características do empreendedorismo clássico podemos citar:
· É aquele que atua dentro das organizações, as inovam e as fazem crescer. Suas contribuições estão em tomar novasidéias ou mesmo protótipos e transformá-los em realidades lucrativas. 
· É aquele que busca uma visão diferente dos fatos e age, em vez de ficar observando e esperar as coisas acontecerem.
· É aquele garante a força de crescimento e alavancagem da empresa e a consolidação de novos projetos estrategicamente relevantes, por meio da otimização da capacidade de inovação. 
· É aquele que dá origem à empresa, considera-se também aquele que consolida a empresa, fazendo que ela ultrapasse sua excelência. 
· É o dono ou sócio da empresa, que procura criar riqueza e não somente começar um negócio meramente como um meio de substituir renda (ou seja, trabalhar para sim mesmo ao invés de trabalhar para outrem).
De acordo com o site Opportunity Maker (2020), o perfil de empreendedor revolucionário representa aqueles que buscam revolucionar o mercado em que estão inseridos – assim como a Netflix mudou o hábito de consumo de filmes e séries ou o Uber revolucionou o conceito de transporte urbano de pessoas.
Como características do empreendedorismo revolucionário podemos classificar:
· O empreendedor revolucionário é um profissional recém-autônomo, que tem tempo, vontade e dinheiro para investir no seu negócio. Após obter sucesso no seu ramo de atuação, ele consegue ter uma visão ampla sobre o mercado e enxerga oportunidades de revolucioná-lo, dessa forma, pode realmente fazer diferença no mundo com seus conhecimentos.
· Por exemplo, após fazer uma graduação como chef de cozinha e trabalhar em alguns restaurantes da cidade, esse perfil consegue compreender grandes lacunas que existem no mercado. Talvez a cidade esteja precisando de uma alternativa de restaurante vegetariano, ou, então, uma lancheria que realiza entregas durante a madrugada possa abocanhar um ótimo mercado inexplorado. 
· O seu comportamento é guiado pelas oportunidades de ir além dos que já atuam no mercado.
· Assumem riscos calculados, os quais gerenciam os riscos, avaliando as reais chances de sucesso.
· Criam valor para a sociedade, gerando empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando da criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas
REFERÊNCIAS
AZULIS. Análise ambiental de empresa: quando e como fazer. Disponível em: https://www.azulis.com.br/artigo/analise-ambiental-de-empresa#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20ambiental%20de%20empresas,empresa%20em%20um%20futuro%20pr%C3%B3ximo. 2020. Acesso dia 20/09/2020
CASTRO, Magui. O papel do líder na cultura organizacional. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/o-papel-do-lider-na-cultura-organizacional#:~:text=Enquanto%20os%20l%C3%ADderes%20devem%20definir,a%20vida%20cotidiana%20no%20escrit%C3%B3rio.&text=%C3%89%20importante%2C%20portanto%2C%20discutir%20e,desejado%20para%20os%20valores%20definidos. 31/05/2016. Acesso dia 20/09/2020
DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: empreender como opção de carreira. 2009. Acesso dia 20/09/2020 
DUQUE, Fernanda. Empreendedorismo social: aprenda sobre esse modelo de negócio. Disponível em: https://blog.pucconsultoriajr.com.br/empreendedorismo-social/#:~:text=Empreendedorismo%20cl%C3%A1ssico%20s%C3%A3o%20ideias%20inovadoras,vis%C3%A3o%20estrat%C3%A9gica%2C%20metodologias%20e%20criatividade. Acesso dia 21/09/2020
EU RECICLO. Guia prático para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental do seu empreendimento. Disponível em: https://blog.eureciclo.com.br/guia-pratico-estudo-de-impacto-ambiental-eia/. 2020. Acesso dia 20/09/2020
MARQUES, José. A Importância do Líder na Cultura Organizacional. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-lider-na-cultura-organizacional/#:~:text=O%20l%C3%ADder%20%C3%A9%20a%20pessoa,de%20trabalhar%20entre%20os%20colaboradores.&text=Ent%C3%A3o%2C%20%C3%A9%20not%C3%A1vel%20que%20o,propostos%20nos%20par%C3%A2metros%20da%20institui%C3%A7%C3%A3o. 12/07/2019. Acesso dia 20/09/2020
OPPORTUNIY MAKER. Descubra seu perfil empreendedor. Disponível em: http://opportunitymaker.com.br/descubra-seu-perfil-empreendedor/. 2020. Acesso dia 21/09/2020
PINTO, Mateus. Empresa tradicional ou uma startup? Entenda qual é o modelo de negócios ideal. Disponível em: https://www.guiaempreendedor.com/guia/empresa-tradicional-ou-uma-startup-entenda-o-qual-e-o-modelo-de-negocios-ideal. 19/08/2015. Acesso dia 21/09/2020

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes