Buscar

aps saude e condiçoes bucais

Prévia do material em texto

1) Resenha do 1° capítulo do livro Semiotécnica, Diagnóstico e Tratamento das Doenças da Boca. BORAKS, Silvio. Serie Abeno: Odontologia Essencial – Parte clínica. Artes Medicas, 2013
O capítulo do livro fala sobre o exame clinico, que é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico, no exame clinico é realizado a coleta de sinais e de sintomas e com isso é possível se obter hipóteses de diagnostico.
A anamnese é a primeira etapa, ela é uma conversa livre e espontânea com o paciente onde são pesquisados os sintomas e informações gerais sobre ele que serão relevantes ao cirurgião dentista. Deve mostrar interesse, para que o paciente obtenha confiança para conseguir falar com segurança sobre os seus problemas, sem sentir desconforto, nessa hora tem que ser levado muito em consideração o estado em que o paciente esta, se ele está estressado e coisas do tipo.
A anamnese acopla a identificação do paciente, sua queixa principal, o histórico da doença atual, os antecedentes hereditários, a situação familiar, os antecedentes mórbidos pessoais e os hábitos e vícios, após esse relato é realizado o exame físico para ter um exame clinico completo.
O exame físico deve ser completo e feito após a anamnese, exceto em casos de urgências, em que deve se realizar uma anamnese sucinta e um exame fisico mais direcionado ao que ocasionou a emergência.
 O exame fisico deve cobrir todas as regiões anatômicas em busca de alterações relacionadas com a queixa do paciente. Os sinais são detectados pelos órgãos dos sentidos do examinador. É realizado as manobras de semiotécnicas, que são a inspeção, a palpação, a percussão (direta ou indireta), a auscultação, a olfação, a punção, a diascopia, exploração cirúrgica, a sondagem, a raspagem, a fotografia e a ordenha.
No livro é citado dois tipos de exames físicos, o exame físico geral observa-se o biótipo (relação entre peso e altura), a ambulação e eventuais alterações na marcha, no tegumento e na respiração. Avaliam-se, ainda, aspectos emocionais e culturais que possam ser úteis, e o exame físico regional é dividido em extrabucal (estruturas da cabeça e do pescoço) e intrabucal (dentro da boca).
2) Diferenciar as etapas da anamnese e ressaltar a sua importância clínica
A anamnese é uma ficha com valor tanto clinico como jurídico, tem que ser preenchida com riqueza de detalhes e é anotado todos os acontecimentos da consulta e também pode anexar resultados de exames complementares. É muito importante para ter um diagnóstico preciso, pois as informações relatas nela são de extrema importância para saber como e onde surgiu determinado sinal ou sintoma.
As etapas são
· Identificação do paciente: Nome, idade, gênero, etnia, estado civil, nacionalidade/naturalidade, endereço, profissão, etnia, contato, etc.
· Queixa principal: Motivo pelo qual o paciente busca o profissional, nem sempre a queixa principal é o maior problema do paciente, porem vamos escrever conforme ele relata.
· Histórico da doença atual: Data dos primeiros sinais e sintomas, quando ele percebeu tal doença, a frequência, o que alivia e o que agrava, a evolução da doença até o momento, se já fez algum tratamento para isso, se tem exames complementares anteriores.
· Antecedentes hereditários: Aspectos genéticos como distúrbios, se os pais estão vivos e são saudáveis, se forem falecidos deve-se investigar a causa, distúrbios sistêmicos, verificar se tem outros casos semelhantes ao do paciente.
· Situação familiar: Conhecer seu dia a dia, seus costumes, atividades, sua dieta, as condições de residência e eventual exposição a agentes nocivos.
· Antecedentes mórbidos pessoais: Doenças que o paciente já teve, se já realizou cirurgias e distúrbios sistêmicos.
· Hábitos e vícios: Habito de levar a língua a uma determinada área de dentes, morder caneta, entre outros. Vícios como fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
3) Descrever as diferentes etapas do exame físico extraoral e intraoral, e ressaltar a importância de cada uma delas.
O exame físico começa a partir do primeiro contato visual que temos com o paciente. Utiliza-se a inspeção, a palpação, o olfato e a auscultura.
O exame físico é separado em extraoral e intraoral
O extraoral verifica os sinais vitais, como a pressão arterial, a frequência respiratória, a temperatura, se existe alguma anormalidade na face como a coloração, alterações pigmentares, distribuição de pelos, sudorese, alteração na textura, observar os olhos (a movimentação, a distância, etc), o nariz (assimetrias, deformidades, sangramento) e os ouvidos (obstrução, dor ao toque, etc). Verifica-se os seios paranais (sinusite, rinite), os músculos faciais e glândulas paroditas (fazendo palpação), verifica-se a ATM (se tem estalo ao abrir e fechar a boca) e verifica-se também as cadeias ganglionares (palpação dos gânglios submentuais, submandibulares, cervicais e supra-claviculares.
O intraoral, como já diz o nome, é feita dentro da boca, a palpação é digital e procura-se eventuais lesões submucosas nodulares ou bolhosas, são examinados os lábios e vestíbulo bucal, assoalho bucal, língua, mucosas jugais, palato, rebordo, dentes e gengivas e a garganta.

Outros materiais