A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	As empresas precisam estar cientes que a satisfação do consumidor é o que irá propor o retorno dele ao estabelecimento sendo assim a qualidade é essencial para as demandas dos consumidores. Os produtos podem estar divididos em bens e serviços e cada um deles possui suas peculiaridades e que vai de acordo com as necessidades e perspectivas dos consumidores. É incorreto dizer que:
	 a)
	O serviço pode ser transportado para vários lugares.
	 b)
	A qualidade é avaliada na própria mercadoria (bem) já o serviço somente após a sua finalização.
	 c)
	Os serviços são simultâneos já o bem não.
	 d)
	Os produtos podem ser estocados já os serviços não.
	2.
	O planejamento tem uma função importante dentro da organização. Esse planejamento pode ser elaborado de uma forma prevendo o futuro, mas sempre deve estar preparado para as mudanças que acontecem no mercado, como, por exemplo, a sazonalidade, crises, demandas, entre outros problemas que possam ocorrer. O planejamento está em todos os lugares, desde planejar uma festa de aniversário até o alto escalão de uma grande corporação industrial ou de serviços. Sobre o planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma ferramenta de trabalho que demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que acontecerão no futuro.
(    ) É uma prática de controle do estoque que busca o armazenamento adequado que a empresa está produzindo.
(    ) São fases que a capacidade industrial necessita para produzir os produtos.
(    ) São métodos que não podem ser conclusivos, pois não se tem controle da produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	Os produtos para serem fabricados necessitam de itens que possam gerar o processo de para a transformação, nesse caso são os transformadores, ou seja, o que é preciso para que os insumos sejam processados e transformados em produtos para o cliente final. Analise os itens a seguir qual fazem parte do processos transformadores.
I - Instalações são todos os equipamentos necessários para a transformação dos insumos em produtos.
II - Pessoas são as que trabalham nos equipamentos e máquinas para a transformação do insumo em um produto final.
III - Consumidores: geralmente quando o próprio está sendo realizado em algum serviço. Ex. Corte de cabelo em um cabeleireiro(a).
IV - Materiais são os insumos em geral que poderão ser convertidos em produtos, podendo ser usados até os recicláveis. Ex: alumínio que se transforma me latas de refrigerante.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II  estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	4.
	Para que uma organização possa atender um determinado cliente de forma correta e qualificada, o planejamento da programação e o controle de produção têm um papel fundamental em todo o processo de fabricação. No entanto, é importante que a empresa siga alguns critérios para que tenha um sequenciamento e possa ter a execução das tarefas com uma produção contínua de um determinado produto. Sobre o sequenciamento de um planejamento de produção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Determinação da prioridade do material a ser fabricado.
(    ) Priorizar clientes que compram em grande quantidade e já possuam contratos.
(    ) Em uma empresa de alimentação, o correto é usar o tipo de estoque UEPS (Ultima a entrar primeiro a sair).
(    ) A promessa da entrega do produto na data prometida, assim melhora a confiabilidade do cliente com a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O modelo Optmized Prodution Technology - OPT - tem como finalidade, dentro de uma organização, a busca por um gerenciamento no processo produtivo ou na prestação de serviços, tendo como missão ganhar dinheiro para a empresa. Nessa busca, o gestor deverá seguir algumas situações para que esse gerenciamento funcione de forma eficiente e eficaz, fazendo com que a empresa obtenha lucros e assim consiga se manter no mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Buscar os motivos das restrições que dificultam os gargalos dentro da organização, explorando o RRC (Recurso Restritivo Crítico).
	 b)
	A responsabilidade do OPT é apenas do gestor da linha em que o problema está sendo identificado.
	 c)
	Necessidade de identificá-la e, se necessário, iniciar todo o processo desde o início.
	 d)
	Esse modelo tem a necessidade de identificar o que está restringindo a capacidade para se alcançar a demanda desejada.
	6.
	Todas as empresas estão procurando estratégias para acompanhar as exigências do mercado, para a busca constante da competitividade. A questão é que o cliente está cada vez mais crítico nas suas escolhas. Não estamos mais na época em que Henry Ford fabricava o mesmo automóvel com a mesma cor, os famosos modelos ?T?. Claro que isso minimizava os custo da produção, pois não havia muitas opções de escolha na linha de montagem, bem como para o cliente. Nos dias atuais, a organização que não inova, não cria estratégias, vai ficar pelo caminho. Com isso, é muito importante que as empresas acompanhem as exigências do mercado em busca de competitividade, e uma das mais importantes estratégias é melhorar continuamente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As melhorias radicais referem-se a uma abordagem incremental.
(    ) As melhorias contínuas referem-se a uma abordagem evolutiva.
(    ) O desenvolvimento de melhorias radicais têm por expectativa a melhoria a longo prazo.
(    ) As melhorias radicais têm por expectativa a melhoria acurto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Para qualquer empresa de qualquer ramo de negócio é necessário um planejamento e que sejam divididas as atividades necessária para a sua sustentabilidade. Para um organização mais coerente a empresa geralmente é divindade em setores e departamentos, e a sua hierarquia depende da cultura de cada organização. Além da divisão interna da empresa existem as funções que é determinada para a geração de riquezas. Quando se trata de funções centrais, é incorreto dizer que:
	 a)
	A função de desenvolvimento do produto dentro da empresa tem como finalidade elaborar novos produtos para que seja aceito pelo mercado e que atenda aos consumidores.
	 b)
	A Função Marketing é responsável pelas vendas que liga o mercado a empresa para que seus produtos sejam utilizados pelos consumidores.
	 c)
	A Função Contábil-Financeira é responsável em fornecer  informações relacionados a capital de giro, orçamentos que auxilia os processos decisórios para sustentabilidade financeira da empresa.
	 d)
	A função de produção tem a responsabilidade de transformar produtos para atender as demandas dos consumidores com qualidade seja na produção e entrega de acordo com o que foi solicitado pelo consumidor.
	8.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
(    ) Criar planos de melhoria contínua.
(    ) Estabelecer metas para a mão de obra.