Buscar

A-PEDAGOGIA-REALISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A PEDAGOGIA REALISTA
A pedagogia realista procura substituir o conhecimento verbalista, ou seja, das palavras sem um sentido propriamente dito, pelo conhecimento das coisas. Para isso busca criar uma nova didática. Reafirma com ênfase a individualidade do educando, o princípio da tolerância, do respeito e da fraternidade entre os homens.
Ela é fortemente influenciada pelo empirismo de Francis Bacon, que se baseia nas experiências e pelo racionalismo de Descartes, baseado na razão. A pedagogia realista sofre também influências do movimento científico da época e da teoria heliocêntrica, que prega o sol como centro do universo.
A pedagogia realista tem como principais expoentes Ratke, Comenius, e Locke, e o século XVII marca o seu surgimento.
De uma forma geral entende-se por realismo “a corrente literária e estética, segundo o qual o escritor e o artista devem representar o real tal qual é, isto é, sem o idealizar” (Neves, Maia e Baptista, 2001: 210).
Os principais princípios do realismo resumem-se nos seguintes: A matéria ou objetos que nós vemos existem absolutamente. O mundo existe em si e é uma realidade, independente de o Homem conhecê-lo ou não as coisas que nele existe. O mundo dá muitas evidências de que existe uma ordem por detrás dela que a organiza.
Para os realistas, a Educação é um processo ou sentido de desenvolver as capacidades do homem e habilitá-lo para conhecer a verdade a cerca da matéria.
O objetivo último da educação realista é obter o conhecimento acerca da natureza e o funcionamento interno e secreto do universo, para que o aprendiz conscientemente ajuste, para si mesmo, o que é real. Esta educação ajuda o homem a formar hábitos, disposições, e tendências para pesquisar a verdade, alcançá-la, possuí-la e usá-la em diversos aspectos da sua vida. Para além da natureza, a cultura também contém tal verdade que foram acumuladas em tempos e contém a melhor sabedoria, prudência das gerações passadas.
Acima de tudo a educação realista visa essencialmente à liberdade da pessoa humana, com vista a tornar-se autónoma e responsável pelos seus atos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes