A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova de fisiologia vegetal 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O floema é um importante tecido vascular presente nas plantas superiores. Esses vasos apresentam funções fundamentais para o metabolismo e o desenvolvimento vegetal. Sobre o transporte e a circulação de substâncias no floema, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Nos vasos de floema circulam diversas substâncias, como fotoassimilados (açúcares), água, minerais, entre outros compostos químicos como aminoácidos, entre outros.
	 b)
	Os afídeos (pulgões e cochonilhas) são pragas em muitas culturas de importância agrícola, alimentando-se a partir da inserção do aparelho bucal diretamente nos vasos do floema.
	 c)
	Os vasos de floema também transportam substâncias sinalizadoras, como hormônios, possibilitando a comunicação entre os órgãos e a alteração do metabolismo e do desenvolvimento.
	 d)
	No transporte de solutos através do floema, o sentido é apenas ascendente, ou seja, as substâncias são levadas do sistema radicular para a parte aérea.
	2.
	A fase escura da fotossíntese é a etapa desse processo que ocorre de forma não dependente da luz, correspondendo a outras sequências de reações bioquímicas. Essas reações são conhecidas como o ciclo de Calvin-Benson ou ainda pela expressão ciclo redutivo das pentoses fosfato, por iniciarem com o substrato "Ribulose 1,5 bifosfato", composto que contém 5 carbonos e que é recuperado ao final da fixação do CO2. Esse ciclo acontece no estroma do cloroplasto e possui três estágios: a carboxilação, a redução e a regeneração. Sobre esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o ciclo de Krebs, o CO2 atmosférico que entrou pelas raízes, se liga ao aceptor de 5 carbonos, formando um composto intermediário instável com 6 carbonos e que se divide em duas moléculas.
(    ) Com gasto de ATP e de NADPH, as moléculas de ácido 1,3 difosfoglicérico ou PGA são reduzidas, formando o gliceraldeído 3 fosfato, que é usado para a produção da glicose (açúcares).
(    ) Na etapa de regeneração, ocorre a recuperação do composto Ribulose 1,5 bifosfato, possibilitando que um novo ciclo de fixação do CO2 seja iniciado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A respiração é um processo bioquímico que resulta na utilização da glicose e outros açúcares para a obtenção de energia e assim, possibilitar o funcionamento do metabolismo. Para que ocorra a respiração, é necessário que ocorram trocas gasosas, sendo um evento que ocorre em todos os órgãos vivos. Com relação à respiração nos tecidos e órgãos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Durante o processo de respiração, dois gases são fundamentais, o etileno (C2H4) que é liberado e o gás carbônico (CO2) que é consumido para a geração de energia.
	 b)
	Em solos alagados ou encharcados, a respiração do sistema radicular de plantas não adaptadas pode comprometer esse processo e ocasionar danos ao desenvolvimento ou até levando à morte.
	 c)
	Cada tecido e órgão vegetal apresenta níveis de consumo de energia distintos, por isso apresentam valores de taxa respiratória diferentes, por exemplo entre folhas e raízes.
	 d)
	A respiração se caracteriza pela equação C6H12O6 + 6O2 = 6CO2 + 6H2O + energia, indicando que o uso de Oxigênio é fundamental para a oxidação da glicose e liberação de energia.
	4.
	Com relação ao metabolismo fotossintético, as plantas não apresentam um único padrão de reações e também se adaptaram com ajustes frente às condições externas de meio a que estão expostas. Embora existam outros mecanismos, os mais conhecidos e estudados são os sistemas presentes nas plantas C3, C4 e CAM. Sobre os sistemas fotossintéticos associados a esses grupos vegetais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As plantas que apresentam metabolismo C3, como o arroz, se caracterizam pela formação de um composto orgânico de 4 carbonos assim que ocorre a fixação do CO2 atmosférico, sendo o mecanismo menos comum entre as plantas.
(    ) As plantas que apresentam metabolismo C4, como o milho e a cana de açúcar, conseguem taxas mais elevadas de fotossíntese, resultando em ganhos no crescimento vegetal, pois regulam com mais eficiência a perda de água em comparação às plantas C3.
(    ) As plantas que apresentam metabolismo CAM, como o abacaxi e as orquídeas, não conseguem regular de forma eficiente a perda de água, embora além de alteração no período de abertura dos estômatos, ainda possuem adaptações anatômicas e separação no momento de fixação do CO2 atmosférico.
(    ) Todas as alterações metabólicas associadas ao metabolismo fotossintético de plantas C3, C4 e CAM ocorrem durante a fase escura da fotossíntese, correspondendo ao ciclo de Calvin-Benson, onde ocorre a fixação do CO2 atmosférico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A respiração nos diferentes órgãos e tecidos das plantas é afetada por distintos fatores. Por essas razões, o manejo das plantas deve buscar atender a situações que evitem estresse e possibilitem que as culturas possam expressar seu potencial genético. Sobre os fatores internos que influenciam a taxa respiratória, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concentração de oxigênio.
II- Disponibilidade de água.
III- Temperatura do ar.
IV- Lesões ou ferimentos.
(    ) O aumento da concentração de O2 favorece a respiração nos órgãos das plantas, por essa razão, plantas cultivadas em hidroponia necessitam de intensa aeração no sistema radicular.
(    ) Esse fator atua regulando não apenas a respiração, mas todos os eventos bioquímicos e fisiológicos nas plantas, sendo que abaixo ou acima de determinados limites pode haver comprometimento do metabolismo.
(    ) Devido a essa condição, o manejo fitossanitário deve atuar de forma preventiva, sendo que da mesma forma, determinadas práticas de manejo podem ocasionar gastos extras de energia para cicatrização.
(    ) O crescimento das plantas está associado a diferentes fatores, mas determinadas situações de alagamento ou de déficit podem comprometer o crescimento das plantas e a viabilização econômica.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	I - III - IV - II.
	6.
	A translocação de solutos envolve a comunicação entre os diferentes órgãos da planta (sistema radicular e parte aérea). Para que esse processo ocorra, tanto a água e os sais minerais são transportados das raízes para a parte aérea, enquanto que os fotoassimilados e outras substâncias circulam por toda a planta. Sobre a translocação de solutos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os vasos de floema compreendem os sistemas de transporte de solutos que translocam fotoassimilados, elementos minerais, água e outras substâncias para todas as partes das plantas.
	 b)
	O sistema de translocação nas plantas é formado pelos vasos condutores de xilema e de floema, sendo tecidos de grande importância e distribuídos em todos os órgãos vegetais.
	 c)
	Os vasos de xilema compreendem os sistemas de transporte de solutos que levam água e elementos minerais, além de outras substâncias, das raízes para a parte aérea das plantas.
	 d)
	O mecanismo fisiológico envolvido no transporte de solutos é o mesmo para os vasos de xilema e de floema, sendo ambos formados por células mortas.
	7.
	A radiação fotossinteticamente ativa (RFA ou PAR, em inglês) é a faixa da luz visível que apresenta efeito e importância no processo de produção de assimilados pelas plantas e por outros organismos que realizam fotossíntese, como as algas. Assim, é importante compreender o efeito e as características dessa variável tanto no contexto fisiológico quanto no contexto agronômico. Sobre o exposto, avalie as asserções

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.