A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS A2

Pré-visualização | Página 1 de 3

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS A2
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. [...] O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.Fonte: PINTO. T.S. – Idade Moderna. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/idade-moderna.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Tendo como base as informações do texto base e os conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, os burgueses europeus do início da modernidade conseguiram acumular capital através do/a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Mercado ultramarino.
	Resposta Correta:
	 
Mercado ultramarino.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: Os burgueses, primeiros habitantes dos burgos, concentraram-se na atividade de comércio e acumulou bastante capital econômico proveniente do mercado ultramarino.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Um novo relatório, desta vez elaborado por especialistas de 27 academias de ciência europeias reunidas num conselho chamado Easac pinta com tintas ainda mais fortes o impacto que o aquecimento global provoca na saúde dos seres humanos. Para o futuro, segundo os cientistas, há de se esperar que as ondas de calor e as secas, cada vez mais intensas e frequentes, disseminem mais doenças transmitidas por mosquitos. E chegará a expandir problemas de saúde mental provocados pelo estresse de lidar com uma situação que absolutamente não é favorável a um bem-estar humano. [...]”
Fonte: G1 Portal de Notícias – Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/ post/2019/06/05/novo-estudo-mostra-que-mudancas-climaticas-ja-provocam-da nos-serios-a-saude-humana.ghtml
No trecho de reportagem acima, mais um estudo internacional sobre o aquecimento global é publicado, um alerta da comunidade científica para o caminho que o nosso planeta está tomando. Desta forma, pode-se entender como um fator de aumento para o aquecimento global:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Resposta Correta:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: Aumento da emissão de gases estufa, trata-se de gases de emissão por processo natural, porém, com o aumento da produção industrial – queima de combustíveis fosseis, madeira, fabricação de cimento, em um aumento de emissão sustentando o modelo político e econômico que vivemos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sisTitle é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVI. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo.Fonte: A transição do feudalismo para o capitalismo. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Em relação à mudança do sistema feudal para a Idade Moderna é correto afirmar que houve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Resposta Correta:
	 
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Comentário da resposta:
	Resposta certa: O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Resposta Correta:
	 
Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: Alimentação sadia e nutritiva para todos os indivíduos, sendo a principal bandeira defendida pelos movimentos em prol da segurança alimentar, atrelado que a segurança alimentar é uma importante medida de desenvolvimento sustentável.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.Fonte: REIS. L. Como surgiu a sociologia? Disponível em: < https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/> Acesso em 08 Jul. 2019.
 
Como sabido a Sociologia é uma ciência que foi criada durante o processo da primeira revolução industrial, tendo como propósito compreender as nuances da sociedade capitalista. A respeito da Sociologia, marque a alternativa que corresponde aos autores clássicos dessa ciência.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
	Resposta Correta:
	 
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
	Comentário da resposta:
	Resposta certa: Durkheim, Marx e Weber são considerados os 3 autores clássicos da ciência Sociologia. Mediante uma participação intensa na vida política daquela época, cada um dos autores desenvolveu importantes reflexões sobre o Estado e a democracia.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos