A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
ATIVIDADE Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercício 1
A consultoria esta presente em todos os setores da economia, tanto nas instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Em todas elas o proposito é o mesmo, desenvolver soluções para os problemas que as instituições possuem. Já o foco de trabalho pode ser diferente, assinale o que for verdadeiro:
· 
Nas instituições públicas o foco é na melhoria no processo de gestão, atendimento ao público e planejamento, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais.
*(Resposta certa)
· 
Nas instituições privadas o foco é apenas em ganhar dinheiro e no resultado financeiro.
· 
No terceiro setor o foco principal é no dinheiro e lucro da instituição seguido por melhorias no processo e na gestão.
· 
O foco das instituições públicas e privadas são os mesmos: atendimento ao público e planejamento, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais, lucratividade.
 
*(Sua resposta)
Exercício 2
A função social possui uma destinação evidente que é? 
· 
Realizar a justiça social
*(Sua resposta)
· 
Realizar a igualdade social 
· 
Realizar a Transparência 
· 
Realizar o processo democrático 
Exercício 3
A prestação de serviços de assessoria e de consultoria no Serviço Social esta pautada em qual Lei?
· 
Lei n°8.662/93
*(Sua resposta)
· 
Lei n°8.080/90
· 
Lei n°8.742/93
· 
Lei n°8.069/93
Exercício 4
Cohen e Franco (2004) descrevem que avaliar uma política pública é algo fundamental para o seu sucesso, além de fortalecer esta ferramenta de desenvolvimento social para o progresso da comunidade que foi atingida por ela.
Sobre a avaliação de políticas públicas, assinale a alternativa correta:
· 
a avaliação das políticas públicas é a base para o desenvolvimento de novas políticas mais consistentes e livres de vícios para a sustentação e desenvolvimento de sociedades mais fortes e igualitárias, permitindo a evolução das classes menos favorecidas através dos programas sociais, conforme podemos ver na figura a seguir.
*(Sua resposta)
· 
a avaliação não faz parte integrante do processo de planejamento de uma política pública consistente e com foco em proporcionar melhorias ao público atingido.
· 
a avaliação gera um feedback que permite identificar entre os mais diversos projetos um mini padrão de eficácia e transformação , focando assim nos seus objetivos, e possibilitando a retificação das ações planejadas e reorientá-las em direção ao fim desejado.
· 
a avaliação das políticas públicas é a base para a introdução de políticas da velha guarda  mais consistentes e livres de vícios para a sustentação e desenvolvimento de sociedades mais fortes e igualitárias, permitindo a evolução das classes menos favorecidas através dos programas sociais, conforme podemos ver na figura a seguir.
Exercício 5
No desenvolvimento de um plano de monitoramento deve-se “em primeiro lugar, ver o monitoramento de forma mais ampla, também como um processo de aprendizagem”. Não podemos pensar no monitoramento de forma minimalista e sim com uma visão holística de todo o processo a ser acompanhado.
Assinale a alternativa correta que aponta os dois tipos de indicadores para o monitoramento:
· 
 Indicadores Tangíveis e Indicadores Intangíveis.
*(Sua resposta)
· 
Indicadores Modernos e Indicadores Antigos
· 
Indicadores de contexto e Indicadores de Execução
· 
Indicadores Tangíveis e Indicadores Modernos
Exercício 6
Disciplina - Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais
Todos nós passamos em algum momento de nossa vida por um processo de avaliação, seja quando estamos estudando no colegial, na faculdade, ou depois de iniciarmos a nossa vida profissional. Podemos passar por avaliações formais conhecidas por nós, como as provas escolares, ou ainda sermos avaliados por outros sem sabermos diretamente que estamos sendo avaliados, podemos citar como exemplo o caso de ser avaliado por um superior hierárquico para uma possível ascensão profissional. Neste contexto, Santos-Filho (2016) explicita que, para entendermos o conceito de avaliação, conforme o estudo na disciplina Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais analise as questões com atenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contudo, este tipo de avaliação não está preocupado com o rigor de suas informações e nem tampouco com a sistemática adotada”, podendo, se não bem estruturadas, as avaliações levarem o avaliador e o avaliado, ou objeto avaliado, a considerações enganosas sobre o assunto.
 (    )precisamos também entender que neste processo estão envolvidas questões relacionadas ao julgamento pessoal ou de um grupo de referência, a apreciação, valoração, e qualquer ato que implique julgar, comparar,
 (    )de modo que quem o executa possui uma norma ou padrão de referência que permita referenciar valores possíveis e comparar este referencial à realidade que se quer avaliar.
(    )o assistente social possui referências de conduta e ética para avaliar determinadas situações de comportamento aceitáveis pela sociedade para balizar a sua avaliação, bem como padrões de referência nas políticas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Há somente uma alternativa correta.
Unidade 3 Topico 1
· 
a) - F – V – V – F
· 
b) - F – V – F - V
*(Sua resposta)
· 
c) -F – V – V – V
*(Resposta certa)
· 
d)- V – V – F – F
Exercício 7
Disciplina -Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais
No desempenho da atividade, segundo Souza (2011, p. 182), “o processo de monitoramento é, portanto, composto por um sistema de dados que permitirá o acompanhamento das ações do projeto ou programa implantado, dando a devida visibilidade sistemática de sua implementação de acordo com os objetivos traçados”. Portanto, considera-se que a “principal matéria-prima do monitoramento são os dados que irão alimentar este sistema e para tanto, é preciso que seja definido de onde estes dados serão obtidos e de que forma serão coletados” (SOUZA, 2011, p. 182). Assim, vale salientar que é de suma importância buscar as informações e dados reais a que se irá trabalhar no instrumento de monitoramento de alguma atividade pré-estabelecida num planejamento de um plano, programa ou projeto, para que se obtenham os resultados almejados, além de confiáveis. Pois, segundo Souza (2011, p. 182), Com base no entendimento dos autores acima descritos da leitura na Disciplina Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais, analise com atenção as sentenças a seguir.
I-“com base nessa concepção, o processo avaliativo deve estar orientado para: avaliação de desempenho das ações; avaliação dos resultados alcançados, por objetivos; avaliação global quanto a consecução da orientação das diretrizes estratégicas”
II-ao estabelecer-se a origem dos dados, também serão estabelecidas novas parcerias, pois os dados não serão, necessariamente, oriundos exclusivamente da instituição que executa diretamente o programa ou projeto.
 III-Estes dados podem ser obtidos externamente de outras instituições ou órgãos que possam estar ligados direta ou indiretamente com o público-alvo do programa em tela.
IV- o instrumento de monitoramento deve estar conectado aos critérios de avaliação do plano, programa ou projeto, pois só assim existe a possibilidade real e concreta de se atingir as metas e os objetivos almejado.
Assinale a alternativa CORRETA.
Há somente uma alternativa correta.
Unidade 3 Topico 2
· 
a) Somente as sentenças I – IV estão corretas
· 
b) As sentenças I – II - III estão corretas
· 
c) As sentenças I – III – IV estão corretas
· 
d) Somente as sentenças II – III estão corretas.
*(Sua resposta)
Exercício 8
A questão fala das organizações.
1. Independentemente de ser pública, privada ou do terceiro setor, podemos
observar que existem organizações, entidades e instituições em todos os campos
do mundo, e em todas as etnias e culturas, pois devemos partir do princípio
de que onde se aglomeram pessoas. Essas organizções aglomeram- se em busca de quê?
· 
a) em prol de determinados objetivos comuns.
*(Sua resposta)
· 
b) em prol de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.