Buscar

Avaliação final Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PED90)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669837) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30807417
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As organizações utilizam o processo de seleção de pessoas na contratação de um novo profissional, sobretudo, para agregar capital humano, na busca de diferenciadas competências para a equipe de trabalho. Para o processo de seleção, algumas técnicas são utilizadas para a escolha do candidato, incluindo os testes psicológicos. Sobre as características dos testes psicológicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Nos anos de 1970, os testes psicológicos foram empregados em proporção, com excelentes resultados para tarefas executivas, e no Brasil as empresas possuem a deliberação de utilizar para medir o potencial intelectual dos candidatos.
PORQUE
II- Consistem numa forma de medir objetivamente uma amostra do comportamento dos indivíduos, por meio de amostras estatísticas de comparações, com resultados que são comparados a padrões de resultados representativos em porcentagens.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	As discussões que permeiam a sustentabilidade adentraram nas organizações, incidindo nos indicadores do desenvolvimento socioambiental, como formas de organização da gestão. Sobre os aspectos que permeiam a organização sustentável, avalie as asserções a seguir:
I- Objetiva ser eficiente economicamente, respeitando o meio ambiente e favorecendo a justiça social.
PORQUE
II- A organização inovadora apresenta novidades sobre múltiplas dimensões da sustentabilidade, pretendendo resultados para o meio ambiente e sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	3.
	Os processos que ocorrem na história da sociedade influenciam alterações em vários âmbitos setoriais, incluindo as organizações. A história da articulação da Gestão de Pessoas acompanhou as mudanças sociais, mais precisamente interligada à história da administração. Sobre as características que conceituam a Escola Estruturalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apresenta sua base epistemológica na teoria de Max Weber.
(    ) Segue os parâmetros desenvolvidos por Ford e Taylor baseada no controle.
(    ) Baseia-se na hierarquização, objetividade e evidencia a impessoalidade.
(    ) Fundamenta-se na autoridade da gestão e obediência dos empregados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A gestão participativa se encontra relacionada a alguns aspectos como participação, vantagens, relações de poder, benefícios, também quanto ao papel do colaborador e do gestor. Assim, a gestão participativa consiste numa estrutura descentralizada que visa ao relacionamento cooperativo, com o objetivo de superar conflitos internos e mudanças nas relações de trabalho. Sobre as características da gestão participativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Almeja a efetivação de estruturas descentralizadas dentro das organizações.
(    ) Propicia a diversidade de ideias sobre um mesmo assunto discutido.
(    ) O poder é organizado de forma centralizada para uma melhor gestão.
(    ) Elabora situações que promovam a transparência das ações na organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Atualmente, nas empresas, há estudos e desenvolvimento de ações e programas voltados à Gestão de Recursos Humanos, com interesses na Gestão da Diversidade. Nesse sentido, com a contemporaneidade, novos temas surgem nas discussões sociais, influenciando as concepções da organizações. Sobre os aspectos que caracterizam e conceituam a Gestão da Diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consiste na oferta de vagas e contratação de pessoas de foram justa e isenta de preconceitos e discriminações.
(    ) Valoriza as diferenças entre as pessoas, utilizando as singularidades como uma forma de garantir vantagem competitiva.
(    ) As empresas somente seguem a gestão de diversidade por questões jurídicas, para livrar-se de problemas legais.
(    ) Os estudos interculturais favoreceram a compreensão do tema e abertura das organizações nas discussões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	As organizações na contemporaneidade reestruturaram os processos gerenciados pelo setor de Recursos Humanos. Atualmente, a Gestão de Pessoas conduz o andamento dos processos do desenvolvimento existentes na empresa. O treinamento consiste numa das ações desenvolvidas pela Gestão de Pessoas e consiste em quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. Sobre as características que compõem os conceitos de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O diagnóstico se refere aos aspectos intrínsecos dos objetivos da organização, estabelecendo as características necessárias para os cargos.
(    ) A implementação consiste no envio do projeto a um grupo especializado para análise e melhorias dos itens necessários.
(    ) O desenho indica a estruturação das estratégias que devem ser organizadas segundo o programa.
(    ) Avaliação dos resultados pretende monitorar os resultados das metas para verificar as ações dos funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	O termo Gestão Escolar surgiu na década de 1990 com o princípio de superar os padrões rígidos administrativos adotados das empresas pelas instituições de ensino. Sobre como ocorreu a necessidade da mudança de perspectiva administrativa nas escolas, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de Gestão Escolar:
	 a)
	O termo revela a indignação dos educadores que eram regidos pelos parâmetros administrativos empresariais, passando a seguir os educacionais.
	 b)
	O termo apresenta uma mudança radical, anulando todos os conceitos administrativos advindos do pensamento industrial da época.
	 c)
	O termo impõe uma nova forma de se pensar e conceber a gestão nas escolas, voltadas unicamente para as teorias educacionais.
	 d)
	O termo não consiste somente numa mudança terminológica, mas nos entendimentos voltados à organização escolar e todos seus processos.
	8.
	Nas empresas, atualmente, surgem discussões sobre alguns temas relacionados ao campo da Filosofia, que apontam aspectos sobre as formas de ser humana. Em paralelo, outros assuntos passam a ser considerados como a aprendizagem, os conhecimentos, as habilidades, as competências, enfim, situações que implicam ações desenvolvidas por seus colaboradores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de conhecimento científico para as organizações:
	 a)
	Seriam os conhecimentos acumuladosao longo dos anos que trazem as definições dos diversos elementos e situações existentes na sociedade, justificando.
	 b)
	Consiste nos elementos que constituem a prática do pesquisador, fundamentando suas intenções, resultados e ações, para que consiga justificar cientificamente.
	 c)
	Incide na organização do juízo da realidade, na possibilidade de quantificar, observar, verificar como o benefício e prejuízo, maioria ou minoria dos resultados.
	 d)
	Constitui no saber organizado por um determinado povo, transmitido por meio das gerações pela oralidade, evidenciando um conhecimento cotidiano e profundo da realidade.
	9.
	Atualmente as organizações atribuem um significativo valor para o desenvolvimento das competências pessoais dos funcionários, mais precisamente na valorização do conhecimento. Desta forma, o conhecimento nesta perspectiva refere-se ao conjunto de experiência, informações e compreensões de novas informações. Sobre os dois tipos de conhecimento na definição de Chiavenato (2010), analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento explícito designa sobre o conhecimento expresso nos documentos, práticas e treinamentos.
II- O conhecimento explícito refere à subjetividade encontrada nos projetos e procedimentos documentais.
III- O conhecimento tácito baseia-se nas formas como as pessoas interpretam as informações, intrínseco na subjetividade.
IV- O conhecimento tácito considera as informações reveladas por meio da oralidade, expressas de forma objetiva nos cursos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A área de Gestão de Pessoas compreende conceitos de diversos campos do conhecimento, incluindo psicologia organizacional, medicina do trabalho, sociologia, antropologia, educação, entre outras. A expressão Gestão de Pessoas foi atribuída para sinalizar os modos de relacionamentos entre as pessoas nas diversas organizações. Assim, a Gestão de Pessoas abrange um amplo campo de atividades que podem ser agrupadas e sistematizadas em extensas categorias denominadas sistemas. Sobre as características que compõem a organização de um sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consiste no conjunto de dados materiais ou ideais que se relacionam mutuamente.
(    ) Uma estrutura organizada e coordenada por diversas partes que constituem um todo.
(    ) São atributos relacionados aos elementos considerados como importantes na seleção.
(    ) A organização das partes de forma individual, potencializando a execução das tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2014) Importante Website de relacionamento caminha para 700 milhões de usuários. Outro conhecido servidor de microblogging acumula 140 milhões de mensagens ao dia. É como se 75% da população brasileira postasse um comentário a cada 24 horas. Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, é inevitável que muita gente encontre nelas uma maneira fácil, rápida e abrangente de se manifestar. Uma rede social de recrutamento revelou que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Destas, 60% assumem que bisbilhotam a vida dos candidatos em websites de rede social.
Realizada por uma agência de recrutamento, uma pesquisa com 2.500 executivos brasileiros mostrou que 44% desclassificariam, no processo de seleção, um candidato por seu comportamento em uma rede social. Muitas pessoas já enfrentaram problemas por causa das informações on-line, tanto no campo pessoal quanto profissional. Algumas empresas e instituições, inclusive, já adotaram cartilhas de conduta em redes sociais. De acordo com o texto:
FONTE: POLONI, G. O lado perigoso das redes sociais. Revista INFO, p.70-75, julho 2011 (adaptado).
	 a)
	Mais da metade das empresas americanas evita acessar websites de redes sociais de candidatos a emprego.
	 b)
	A complexidade dos procedimentos de rastreio e monitoramento de uma rede social impede que as empresas tenham acesso ao perfil de seus funcionários.
	 c)
	As cartilhas de conduta adotadas nas empresas proíbem o uso de redes sociais pelos funcionários, em vez de recomendar mudanças de comportamento.
	 d)
	Empresas e instituições estão atentas ao comportamento de seus funcionários em websites de redes sociais.
	12.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto, conclui-se que, no Brasil do século XX:
	 a)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	 b)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
	 c)
	A  industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	 d)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes