Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES X - questionario 1

Prévia do material em texto

· 
	· 
	
	
	(Adaptado, Enade, Educação Física, Questão 24, 2007) Na 57ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2004, foi aprovado o documento Estratégia global em alimentação saudável, atividade física e saúde. Nos princípios para a ação estabelecidos nesse documento, estão definidas as responsabilidades dos governos dos estados membros em relação às políticas multissetoriais para promover a atividade física, entre elas as de formular e rever políticas públicas que garantam a integração da atividade física na vida cotidiana, com vistas a impulsionar a mudança nos setores relacionados com transporte, segurança, trabalho, saúde e educação.
 
Para cumprir as orientações da OMS mencionadas acima, subscritas pelo governo brasileiro, um profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve contatar:
 
I- Os responsáveis pelas políticas de transporte, no sentido de proporcionar incentivos para o uso de meios de locomoção não motorizados.
II- Os responsáveis pelas políticas de trabalho, para favorecer a realização de atividades físicas e de lazer associadas ao ambiente laboral.
III- As lideranças comunitárias, para discutir condições de segurança e melhorar a aceitação de atividades ao ar livre que concretizem o conceito de esporte para todos.
IV- O responsável pelas políticas de turismo, para incentivar a comercialização de pacotes voltados para a prática de esportes de aventura.
 
Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
I e IV.
	
	c. 
II e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D.
Comentário:
Afirmação I: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve incentivar o uso de meios de locomoção não motorizados como a bicicleta e caminhada pois melhoraria a saúde da população e preveniria o surgimento de doenças metabólicas e cardiovasculares visto que o sedentarismo é um fator de risco cardiovascular.
Afirmação II: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve incentivar a prática de atividade física nos diversos meios, como no trabalho, em casa e no lazer, pois o sedentarismo é um fator de risco para o surgimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.
Afirmação III: Correta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve contatar os agentes comunitários para verificar a segurança, e se necessário entrar em contato com a prefeitura, para verificar as condições das calçadas, parques, praças, iluminação pública etc., assim como promover eventos de lazer para as comunidades.
Afirmação IV: Incorreta.
O profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas não tem como objetivo contatar o responsável pelas políticas de turismo para a venda de esportes de aventura.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado, Enade, Educação Física, Questão 13, 2010) Com o advento da Constituição de 1988 aconteceram grandes mudanças nos parâmetros políticos e filosóficos que direcionaram o Brasil. Tal situação atingiu todos os setores, afetando também a Educação Física, que passou a intensificar as atividades inclusivas. Com isso, seus profissionais tiveram que diagnosticar interesses, expectativas e necessidades de grupos e comunidades.
 
Nesse contexto, os profissionais que atuam em programas sociais devem implantar práticas que contemplem tratos:
I- De cunho darwinista social.
II- Que destaquem as potencialidades individuais.
III- Que valorizem a ética coletiva em detrimento dos interesses individuais.
IV- Contextualizados com suas realidades socioculturais e econômicas.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e IV.
	
	e. 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
Comentário:
Afirmação I: Incorreta. Esta afirmação está incorreta, pois vai na contramão dos programas sociais. Práticas de cunho darwinista sociais não vão ao encontro de programas sociais de inclusão. O darwinismo propõe a seleção das espécies, como propondo que o mais forte deve sobreviver, prevalecendo as características biológicas e sociais do mais forte, determinando a sua superioridade. No mundo animal, segundo Darwin, é aplicada a lei da sobrevivência dos mais aptos, porém o homem, na busca da cidadania plena, preserva a sua espécie. Para o darwinismo social, oriundo do Darwinismo, a vida é um processo de exclusão, premiando os mais fortes, e não levando em consideração a falta de condições geradas pelas desvantagens sociais.
Afirmação II: Incorreta. Esta afirmação está incorreta pois vai ao encontro da primeira, pois propõe como certa uma atuação que promova a inclusão em que se destaque as potencialidades individuais. Quando se põe em evidência as potencialidades individuais, se destaca prioritariamente o resultado, o produto da competição. Na inclusão, há a necessidade de um espaço social que respeite e aceite todos.
Afirmação III: Correta. Esta afirmação está correta porque na ética humana, que ultrapassa a relação animal de sobrevivência, a coletividade é preservada em detrimento do individual quando respeita o princípio da inclusão. A inclusão aqui também se refere ao trabalho sobre valores, sobre a diversidade e aceitação do outro, como um dos princípios previstos na Carta dos Direitos Humanos.
Afirmação IV: Correta. Esta afirmação está correta pois aponta para o respeito às realidades econômicas e socioculturais das pessoas como princípio da atuação em programas sociais de cunho inclusivo. A inclusão propõe que se respeite a diversidade social que por acaso se encontre nos campos de atuação.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado TRT, Analista Judiciário, Enfermagem, Questão 1, 2013) No que diz respeito às equipes de saúde da família (ESF) e aos núcleos de apoio à saúde da família (NASF), analise as afirmações abaixo:
 
I) As ESF, os NASF e as equipes de saúde bucal vinculam-se a um número mínimo de famílias distribuídas ao longo do território em que estão situados.
II) As ESF são responsáveis por oferecer serviços de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade.
III) Os NASF são responsáveis por promover ações verticais em saúde materno-infantil junto às populações de baixo risco.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II.
	Respostas:
	a. 
I.
	
	b. 
II.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B.
Comentário:
Afirmação I: Incorreta. As ESF, os NASF e as equipes atendem a todas as pessoas ou famílias que tenham necessidade e busquem apoio dentro de um território, mas não têm um vínculo com um número mínimo de famílias.
Afirmação II: Correta. Todas estas ações são características das ESF.
Afirmação III: Incorreta. Os NASF são responsáveis por promover ações longitudinais e não verticais de saúde materno-infantil, mesmo em populações baixo risco.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado CONSCAM, Prefeitura de Itapuí - SP - Agente Comunitário de Saúde, 2018) O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) constitui-se como um dispositivo estratégico para a melhoria da qualidade da Atenção Básica, uma vez que amplia o escopo de ações desta e, por meio do compartilhamento de saberes, amplia também a capacidade de resolutividade clínica das equipes. Sobre o NASF, analise as afirmações abaixo.
 
I) O NASF é uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atua com os profissionais das equipes de Saúde da Família.
II) O NASF compartilha e apoia as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de Atenção Básica.
III) A composição do NASF é definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de atenção básica, mediante critérios de prioridades identificadasa partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.
IV) A organização dos processos de trabalho dos NASFs deve ter como foco o território sob sua responsabilidade, e deve ser estruturada priorizando o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para todos os profissionais envolvidos.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II, III e IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
I, II e IV.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E.
Comentário:
Afirmação I: Correta.
Com o intuito de ampliar a atuação do SUS com a inserção de áreas correlatas às atividades dos profissionais de Atenção Básica, o Ministério da Saúde implementou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), segundo a Portaria N o154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008 (BRASIL, 2008). A equipe do NASF deve ser composta por três a cinco profissionais de competências complementares e não coincidentes entre elas, como profissionais de educação física, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos (BRASIL, 2008).
Afirmação II: Correta. O NASF está sob a responsabilidade das equipes de Atenção Básica.
Afirmação III: Correta. De acordo com a necessidade de cada comunidade dos gestores municipais e das equipes de atenção básica, a composição do NASF podem ser modificadas.
Afirmação IV: Correta. O NASF se constitui como uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes de Atenção Básica. Busca-se que essa equipe seja membro orgânico da Atenção Básica, vivendo integralmente o dia a dia das Unidades Básicas de Saúde e trabalhando de forma horizontal e interdisciplinar com os demais profissionais, garantindo a longitudinalidade do cuidado e a prestação de serviços diretos à população.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considere que você precisa descrever para seus alunos os movimentos corporais realizados nos exercícios de força baseando-se no Sistema de Planos e Eixos. Considerando as situações descritas abaixo, avalie as informações a seguir.
 
I- Movimento de flexão do cotovelo ocorre no eixo látero-lateral.
II- Movimento de abdução do quadril em pé ocorre no eixo anteroposterior.
III- Movimento de abdução horizontal do quadril (cadeira abdutora) ocorre no eixo anteroposterior.
IV- Movimento de flexão horizontal do ombro (crucifixo reto) ocorre no eixo látero-lateral.
V- Movimento de flexão lateral do tronco ocorre no eixo longitudinal.
 
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I, II e IV.
	
	b. 
I, III e V.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
II, III e IV.
	
	e. 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
Comentário:
Afirmação I: Correta. Esta afirmação está correta, pois o Eixo Látero-Lateral em que atravessa o corpo da direita para esquerda ou vice-versa, sendo que os movimentos ao redor deste eixo acontecem no Plano Sagital como os movimentos de flexão, extensão, hipertensensão, dorsiflexão e flexão plantar. Lembrando que o corpo está na posição anatômica.
Afirmação II: Correta. Esta afirmação está correta, pois o Eixo Anteroposterior em que atravessa o corpo de trás para frente ou vice-versa, sendo que os movimentos ao redor deste eixo acontecem no Plano Frontal como os movimentos adução e abdução. Lembrando que o corpo está na posição anatômica.
Afirmação III: Incorreta. Esta afirmação está incorreta, pois apesar de acontecer um movimento de abdução e adução do quadril no exercício conhecido como cadeira abdutora, houve uma mudança do corpo e consequentemente da posição anatômica. Com isso, muda-se o eixo que seria então o Eixo Longitudinal, sendo que os movimentos ao redor deste eixo acontecem no Plano Transverso. Neste caso o quadril está na posição de 90º de flexão, e seu movimento no plano transversal é denominado: abdução ou adução horizontal do quadril.
Afirmação IV: Incorreta. Esta afirmação está incorreta, pois apesar de acontecer um movimento de flexão e extensão do ombro no exercício conhecido como crucifixo reto, houve uma mudança do corpo e consequentemente da posição anatômica. Com isso, muda-se o eixo que seria então o Eixo Longitudinal, sendo que os movimentos ao redor deste eixo acontecem no Plano Transverso. Neste caso o ombro está na posição de 90º de flexão, e seu movimento no plano transversal é denominado: flexão ou extensão horizontal do ombro.
Afirmação V: Incorreta. Esta afirmação está incorreta, pois o movimento de flexão lateral do tronco acontece no Eixo Anteroposterior em que atravessa o corpo de trás para frente ou vice-versa, sendo que os movimentos ao redor deste eixo acontecem no Plano Frontal. Lembrando que o corpo está na posição anatômica.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Modificado, Prova IBFC - 2016 - EBSERH - Fisioterapeuta (HUAP-UFF)) Correlacione corretamente os movimentos abaixo relacionados, os planos e eixos onde ocorrem.
(1) flexão. (A) transversal/longitudinal.
(2) adução. (B) sagital/látero-lateral.
(3) rotação lateral. (C) frontal/ântero-posterior.
 .
A correlação correta se estabelece em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
1B, 2C, 3A.
	Respostas:
	a. 
1C, 2A, 3B.
	
	b. 
1A, 2B, 3C.
	
	c. 
1A, 2C, 3B.
	
	d. 
1B, 2C, 3A.
	
	e. 
1B, 2A, 3C.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D.
Comentário:
Afirmação I. A partir da posição anatômica, o movimento de flexão ocorre no Plano Sagital e com o Eixo Transversal ou Látero-lateral.
Afirmação II. A partir da posição anatômica, o movimento de adução ocorre no Plano Frontal ou Coronal e com o Eixo Ântero-Posterior.
Afirmação III. A partir da posição anatômica, o movimento de rotação lateral ocorre no Plano Transversal e com o Eixo Longitudinal.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Modificado, Enade, Educação Física, Questão 24, 2004) “O ‘Segundo Tempo’ é uma grande parceria envolvendo os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Defesa, Municípios, Estados, SESC, SESI, SES, Clubes Sociais e Organizações Não Governamentais, com o objetivo de facilitar o acesso à prática esportiva dos alunos matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas, principalmente em áreas com vulnerabilidade social. O aluno tem todo o incentivo para praticar três modalidades esportivas fora de seu horário normal de estudo. Ele recebe uniforme, material esportivo e reforço alimentar, além de atividades complementares, como de saúde, cultura e reforço escolar. O “Segundo Tempo” beneficia 500.000 alunos em 1.800 núcleos que envolvem o trabalho de 8.500 profissionais, entre professores de Educação Física, estagiários e agentes comunitários. Está implementado em 550 municípios de todas as unidades da federação. O Presidente autorizou ampliação do atendimento, neste ano, para 1.000.000 de alunos.” (Programa Segundo Tempo – ME) A respeito desse Projeto, que faz parte da política pública relacionada à cultura esportiva e de lazer no Brasil, pode-se afirmar que:
 
I- se apoia em dados científicos que demonstram que todo bom aluno é potencialmente um bom atleta e todo bom atleta se transforma em um bom aluno.
II- se caracteriza como uma alternativa à Educação Física escolar.
III- se baseia em estudos que comprovam cientificamente que o esporte escolar anula a vulnerabilidade social.
IV- mostra que o ensino do esporte não é uma ação exclusivamente relacionada ao projeto político pedagógico das escolas.
 
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e IV.
	
	c. 
IV.
	
	d. 
II e IV.
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
Comentário:
Afirmação I: Incorreta. Nem todo bom aluno é potencialmente um bom atleta e vice-versa.
Afirmação II: Incorreta. Não é uma alternativa à Educação Física Escolar.
AfirmaçãoIII: Incorreta. O esporte escolar não anula a vulnerabilidade social, mas pode mostrar outro caminho para as crianças e adolescentes.
Afirmação IV: Correta. O ensino do esporte pode acontecer também fora do contexto da escola.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Modificado, ENADE, Educação Física, Questão 37, 2004) O Sr. João tem 67 anos, é sedentário e não apresenta problemas de saúde. Por recomendação médica decidiu iniciar um programa de exercícios físicos. Assim, o profissional de Educação Física que ele procurar deve indicar a realização de exercício(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
De força dinâmica, na musculação, para prevenção da osteopenia e da sarcopenia.
	Respostas:
	a. 
Anaeróbio lático, em uma pista de atletismo, para provocar maior resistência aeróbia nas tarefas do dia a dia.
	
	b. 
De força dinâmica, na musculação, para prevenção da osteopenia e da sarcopenia.
	
	c. 
Anaeróbio alático, em uma piscina de 25 metros, para aumentar sua resistência aeróbia sem provocar impacto nas articulações.
	
	d. 
Aeróbio de alta intensidade, na esteira rolante, para provocar adaptações neuromusculares capazes de prevenir o câncer.
	
	e. 
De velocidade de deslocamento, numa pista de atletismo, para aumentar sua velocidade de locomoção.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B.
Comentário:
Afirmação A: Incorreta. Não é indicado exercícios anaeróbios com predominância lática, pois não irão melhorar a sua resistência aeróbia no dia a dia.
Afirmação B: Correta. A musculação ou o treinamento de força de maneira dinâmico tem como característica aumentar a massa óssea e a massa e força muscular, o que preveniria tanto a diminuição da massa óssea (osteopenia) e da massa muscular (sarcopenia).
Afirmação C: Incorreta. Não é indicado exercícios anaeróbios com predominância alática, pois não irão melhorar a sua resistência aeróbia.
Afirmação D: Incorreta. Não é indicado exercício aeróbio de alta intensidade visando aumentar as adaptações neuromusculares e prevenir o câncer.
Afirmação E: Incorreta. Não é indicado exercício de velocidade de deslocamento visando aumentar a velocidade de locomoção.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Uma aluna de 55 anos a procurou para treinar, pois caiu duas vezes no último mês, o que deve caracterizar a Osteoporose. Este Pacientes devem realizar exercícios como uma maneira de tratamento não farmacológico, entretanto, é necessário alguns cuidados durante a sua prática. Sobre os possíveis riscos, benefícios e a prescrição do exercício físico específico para esta aluna, é correto afirmar que:
 
I- A queda e a fratura são os principais riscos.
II- A caminhada pode aumentar a densidade mineral óssea e reduzir as chances de quedas e fraturas.
III- Os exercícios aeróbicos moderados (esteira ou na água) são recomendados.
IV- Os exercícios de força são recomendados.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
II, III e IV.
	
	c. 
I, II e III.
	
	d. 
I, II e IV.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D.
Comentário:
Afirmação I: Correta. Os riscos do exercício físico para o paciente com osteoporose são as fraturas e as quedas.
Afirmação II: Correta. A caminhada estimula a formação de massa óssea deixando mais forte e, desta maneira, reduzindo os riscos.
Afirmação III: Incorreta. Não é indicado exercícios aeróbicos moderados na água pois não possuem impacto.
Afirmação IV: Correta. Os exercícios de força são recomendados pois estimulam a formação de massa óssea.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Modificado, ENADE, Educação Física, Questão 24, 2010) A implementação da educação para o lazer na comunidade inclui o processo de desenvolvimento comunitário. Comunidade é definida como lugar geográfico e agregado de interesses, que tem afinidade e interconexão mútuas. O desenvolvimento comunitário refere-se a um processo que utiliza o ensino formal, o informal e o não formal, bem como a liderança para aumentar a qualidade de vida dos grupos que vivem na comunidade ( Carta internacional de Educação para o lazer. Associação Mundial de Recreação e Lazer – World Leisure and Recreation Association – WLRA, 2002).
A partir dessa citação, analise as afirmações que se seguem.
I- A educação para o lazer deve estimular a organização autogerida de comunidades, com o objetivo de desenvolver a capacidade de pessoas ou grupos e melhorar sua qualidade de vida.
II- Projetos de lazer devem trabalhar com grupos comunitários existentes, para
minimizarem as barreiras e otimizarem o acesso aos serviços de lazer.
III- Liderança e orientação permanentes do profissional de Educação Física são
necessárias para que grupos comunitários se capacitem para propor formas que
atendem aos seus interesses de lazer.
IV- As políticas de lazer comunitárias devem estimular a abrangência, respeitando a existência de grupos multiculturais, raciais, sexuais, etários e de habilidades na sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e IV, apenas.
	Respostas:
	a. 
I e II, apenas.
	
	b. 
I, II e III, apenas.
	
	c. 
I, II e IV, apenas.
	
	d. 
II, III e IV, apenas.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C.
Comentário:
O texto extraído da Carta Internacional de Educação para o Lazer faz parte da apresentação do item 1. Metas do tópico III que tratam da Educação para o Lazer na Comunidade.
Afirmação I: Correta. Esta afirmação está correta pois atende ao subitem 1.1 Capacitação: desenvolver a capacidade do indivíduo e do grupo para melhorar a qualidade de vida através do lazer e ampliar a organização autogerida.
Afirmação II: Correta.
Esta afirmação está correta, pois atende ao subitem 1.2 Acessibilidade: trabalhar com grupos comunitários existentes para minimizar as barreiras e otimizar o acesso a serviços de lazer.
Afirmação III: Incorreta. Esta afirmativa é contrária à proposta do subitem 1.1, em que a capacitação prevê o desenvolvimento da capacidade do indivíduo e do grupo. Diferente da proposta presente na afirmativa III, em que a liderança e orientação permanente do profissional de Educação Física são necessárias para que os grupos comunitários se capacitem.
Afirmação IV: Correta. Esta afirmação está correta pois
atende ao subitem 1.6 Abrangência: promover o desenvolvimento comunitário, respeitando a existência de grupos multiculturais, socioculturais, raciais, sexuais, etários, de habilidades e outros grupos que constituem a sociedade.

Outros materiais