Buscar

Oxigênio dissolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Oxigênio dissolvido
Oxigênio dissolvido (OD) é a concentração de oxigênio (O2) presente na água, sendo fundamental para as formas de vida aquática, pois é o agente responsável por oxidar o material orgânico contido na água e possibilita a respiração branquial dos peixes. Tendo em vista que os meios aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na área de interação com a água – ar, mas também pode ser obtida com a atividades fotossintéticas de algas e plantas. 
Heller e Pádua (2006, p.185)
O oxigênio é essencial a todas as formas de vida aquáticas, incluindo os organismos responsáveis pelos processos de depuração em águas naturais. O conteúdo de oxigênio das águas naturais varia com a temperatura, a salinidade, a turbulência, a atividade fotossintética das algas e plantas, e com a pressão atmosférica. A solubilidade do oxigênio decresce conforme a temperatura e a salinidade aumentam. O oxigênio dissolvido pode ser expresso em mg/L ou em termos de percentual de saturação, níveis menores que 80% de saturação em águas destinadas ao consumo humano podem causar leve sabor e odor. Variações no OD podem ocorrer sazonalmente, ou mesmo num período de 24h, em relação à temperatura e à atividade biológica (fotossíntese e respiração). A respiração biológica, incluindo aquela relacionada aos processos de decomposição, reduz as concentrações de OD. A determinação das concentrações de OD é uma etapa fundamental da verificação da qualidade da água porque o oxigênio é envolvido, ou influencia, aproximadamente todos os processos biológicos e químicos nos corpos d’água. Concentrações abaixo de 5 mg/L podem afetar adversamente o funcionamento e sobrevivência de comunidades biológicas, e abaixo de 2 mg/L pode levar à morte excessiva de peixes.
A medida de oxigênio indispensável para oxidar partículas orgânicas é denominada Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se tal quantia for elevada, será preciso grandes taxas de OD para oxidá-la, desse modo impossibilitará a respiração dos peixes, tendo em vista que não sobrará oxigênio livre o suficiente. 
O OD indica o grau de aeração da água e é um ótimo indicante de quantidade da água. A ausência de oxigênio dissolvido na água possibilita a progressão de espécies anaeróbicas, que conseguem sobreviver na ausência de oxigênio. Encontra-se um problema na atividade excessiva dessas espécies, pois este tipo de bactéria decompõe a matéria orgânica em compostos de odor desagradável como aminas, amônias e sulfato de hidrogênio (H2S). 
Para obter a concentração de oxigênio dissolvido em águas são utilizados dois métodos: eletrométrico e o químico 
No método eletrométrico, utiliza-se um aparelho chamado de oxímetro ou medidores de OD, a sonda do eletrodo possui uma membrana que seleciona o oxigênio, com base no seu raio de difusão molecular. O oxigênio da amostra se dissemina através da membrana, reduzindo-se no cátodo e formando no ânodo o produto da oxidação. A unidade da concentração pode ser medida diretamente através de procedimento de calibração. Este aparelho precisa ser calibrado antes do uso. Embora o processo seja simples, ocorrem frequentemente falhas de descalibração ou de perfuração da membrana. 
O método químico utilizado é denominado de método de Wincler modificado pela ázida de sódio, é o mais utilizado uma vez que é mais barato e está pouco sujeito a interferências. O procedimento é dividido em duas principais partes: A fixação do oxigênio dissolvido da amostra e a liberação de iodo.
A fixação do oxigênio é feita imediatamente após a coleta são adicionadas à amostra as soluções de sulfato de manganoso (MnSO4) e a solução álcali-iodeto-azida (está presente nessa solução hidróxido de sódio, NaOH, iodeto de sódio, Nal e a azida sódica, NaN3) em meio alcalino que na presença de OD, o manganês é oxidado a uma valência mais alta, formando um precipitado marrom. Nesta fase, se o precipitado formado por branco indica ausência de oxigênio dissolvido e se a formação do precipitado marrom, é conhecida como “fixação”, pois o oxigênio dissolvido não reagirá com outras substancias presentes na amostra coletada. Posteriormente a fixação do oxigênio, ocorrerá a adição de iodeto de potássio a ácido sulfúrico, para liberação de iodo elementar, que será titulado por uma solução de tiossulfato de sódio.
Reação do método de Winkcler, dá-se por: 
1ª parte: Fixação
MnSO4 + 2NaOH Mn(OH)2 + Na2SO4 
2Mn(OH)2 + O2 2MnO(OH)2
2ª parte: liberação do iodo 
MnO(OH)2 + 2H2SO4 Mn(SO4)2 + 3H2O 
Mn(SO4)2 + 2KI MnSO4 + K2SO4 + I2 
Titulação
I2 + Na2S2O3 2NaI + Na2S4O6
O indicador desta reação é uma solução de amido com virgem de azul para incolor. Os resultados são expressos finalmente em termos de mgO2/L, fazendo uso da equivalente-grama do oxigênio, em mg. Tal processo pode ser calculada conforme com a formula 1:
[1]

Outros materiais