Buscar

formativa de ABS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade católica de Pernambuco 
Aluna: Bruna Jaqueline do nascimento cavalcante 
Matricula: 2018113505
Formativa de ABS
Caso 1 
1) Diagnóstico clínico: Polidipsía, Polifagia, Poliúria e Perda de peso (sintomas clássicos).
Diagnóstico Laboratorial:
Diabético 
Glicemia casual ≥ 200 + sintomas clássicos
glicemia de jejum >126mg/dL
hemaglobina glicada (HbA1c) >6,5
TTGO de 2h ≥ 200mg/dl
Pre-diabetico 
Glicemia de jejum ≥ 100-125mg/dl 
TTGO de 2h ≥ 140-199 mg/dl  
HbA1c ≥ 5.7- 6.4%
2) Classificação O diabetes Pode ser classificado nas Seguintes Categorias Gerais. Diabetes tipo 1: É uma doença de natureza autoimune ou idiopática que resulta em destruição das células beta, geralmente levando à deficiência absoluta de insulina. Em geral tem início abrupto, acomete principalmente crianças e jovens, e os pacientes são em geral magros e tem tendência à cetose. Recentemente, foi descrito em um estudo multicêntrico sobre o aparecimento tardio de diabetes do tipo 1, podendo ter instalação após os 60 anos de idade. Com maior frequência nestes casos não se encontram autoanticorpos, ao contrário da maioria dos pacientes com diabetes do tipo 1, em que se encontram o ICA (islet cell antibody), IA2 (antitirosina fosfatase) e principalmente o anti-GAD (decarboxilase do acido glutâmico). O diagnóstico laboratorial é realizado pela presença de autoanticorpos: ICA, IA2, anti-GAD (decarboxilase do acido glutâmico). Cursa com diminuição dos níveis de peptídeo C<0,7ng/mL, caracterizando insulinopenia. Diabetes do tipo 2 : Ocorre devido a uma perda progressiva da secreção de insulina e ao aumento de resistência à insulina. Em alguns casos, há uma predominância da resistência insulínica, e em outros uma disfunção secretória da célula beta. Clinicamente apresenta início insidioso, com o paciente mantendo-se assintomático por longos períodos. Cerca de 60-90% dos indivíduos acometidos por essa doença são obesos ou apresentavam acúmulo de gordura visceral; a cetose é rara; e a história familiar positiva é frequente. Diabetes melito gestacional (DMG): o diabetes é diagnosticado no segundo ou terceiro trimestre da gestação.
3) Caibras, alteração de visão, tontura e astenia.
4) Os profissionais da saúde podem promover ações educativas tanto aos pacientes quanto aos cuidadores. Devem ser oferecidas, no momento do diagnóstico, preferencialmente por meio de atividades em grupo e anualmente devem ser reforçadas as medidas para o controle glicêmico, tanto não farmacológicas (aconselhamento sobre dieta saudável, incentivo a prática de atividade física regular, oferecer participação no Programa Academia da cidade e incentivo a cessação do tabagismo), quanto farmacológicas (adesão ao tratamento, uso de antidiabéticos orais e aplicação de insulina quando necessário). Sessões individuais ou material informativo devem ser oferecidos às pessoas incapazes ou não dispostas a participar de atividades em grupo
5) A conduta farmacológica e Metformina Dose inicial: 500 mg duas vezes por dia ou 850 mg uma vez por dia. A dose pode ser elevada em 500 mg a cada duas semanas. Se for necessária uma dose maior que 2000 mg por dia, a posologia deve ser alterada para três vezes por dia. A dose total máxima recomendada é de 2550 mg por dia
Caso clinico 2
1) Atenção Básica tem papel fundamental na identificação e busca ativa de indivíduos sintomáticos respiratórios (tosse há mais de 3 semanas), e associados a um diagnóstico precoce têm mais possibilidade de cura e uma redução de novos casos por transmissão horizontal. O Agente Comunitário de Saúde tem papel importante na identificação e captação do sintomático respiratório (SR) na comunidade. Assim, dentro da Unidade de Saúde, os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) devem sempre indagar dos pacientes sobre a presença de tosse e sua duração, independentemente do motivo da procura. O atendimento do SR deve se dar em local ventilado e, diante da suspeita de TB, deve-se orientar o uso de máscara cirúrgica pelo paciente para minimizar a contaminação do ambiente. Somando-se a isso, deve ser coletada uma amostra de escarro para realização de baciloscopia preferencialmente no momento da consulta, sendo solicitada outra amostra para ser coletada no dia seguinte, ao despertar. A radiografia de tórax também deve ser solicitada em paciente com suspeita clínica para auxiliar no diagnóstico e para avaliação de condições pulmonares associadas. E, devido à elevada prevalência da coinfecção tuberculose e HIV, deve-se recomendar a realização sorológica anti-HIV em todo paciente com tuberculose. A testagem anti-HIV deve ser preferencialmente por meio do teste rápido, visando a oportunidade do diagnóstico.
2) O sintomático respiratório é definido como uma pessoa com tosse por um período de tempo maior ou igual que 3 semanas, as exceções é tb extrapulmonar, os sintomas vão depender do local acometido 
3) Baciloscopia do escarro: utilizada no sintomático respiratório ou para acompanhamento e controle de cura; desde que executada corretamente em todas as suas fases, permite detectar de 60% a 80% dos casos de TB pulmonar ativa em adultos. A pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente – BAAR, pelo método de Ziehl-Nielsen, é a técnica mais utilizada em nosso meio.- Teste rápido molecular: indicado prioritariamente para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. Utilizado para detecção de DNA dos bacilos do complexo M. tuberculosis e triagem de cepas resistentes à rifampicina pela técnica de reação em cadeira da polimerase (PCR). A sensibilidade do teste em amostras de escarro de adultos é de cerca de 90%, sendo superior a baciloscopia. - Cultura para micobactéria: nos casos pulmonares com baciloscopia negativa, a cultura do escarro pode aumentar em até 30% o diagnóstico da doença. A identificação da espécie é feita por métodos bioquímicos e fenotípicos ou por meio de técnicas moleculares
Além da investigação complementar por exames de imagem.
4) o contato mais direto do acompanhamento, diminuição do abandono, acompanhamento tratamento domiciliar diretamente observado dos doentes (TDO), maior é a notificação da doença, melhor a adesão (boa adesão é essencial para cura da tuberculose), desenvolvimento do PTS- projeto terapêutico singular que organiza o tratamento levando em consideração toda singularidade do indivíduo e da família. Além dos núcleos de apoio á saúde da família (NASF) que devem ser inseridos nos cuidados aos pacientes fazendo o manejo, aumentando a adesão ao tratamento e reduzindo os casos de abandono. O tratamento é todo realizado na atenção básica com exceção dos casos de tuberculoses multirresistentes, extra pulmonares que são realizado em outros níveis de atenção.
5) A hospitalização é recomendada em casos especiais e de acordo com as seguintes prioridades:
• Meningoencefalite tuberculosa.
• Intolerância aos medicamentos antiTB incontrolável em ambulatório.
• Estado geral que não permita tratamento em ambulatório.
• Intercorrências clínicas e/ou cirúrgicas relacionadas ou não à TB, que necessitem de trata-mento e/ou de procedimento em unidade hospitalar.
• Casos em situação de vulnerabilidade social, como ausência de residência fixa ou grupos com maior possibilidade de abandono, especialmente se for um caso de retratamento, falên- cia ou multirresistência. 
O período de internação deve ser reduzido ao mínimo possível, limitando-se ao tempo sufi- ciente para atender às razões que determinaram sua indicação. As orientações de biossegurança devem ser observadas.
Referência e contrarreferência Após criteriosa avaliação na atenção primária os usuários deverão encaminhar os usuários para unidades de atenção secun- dária ou terciária com as seguintes características. A referência secundária (ambulatórios de pneumologia), Dificuldade diagnóstica; Evolução clínica, radiológica ou bacteriológica desfavorável; Intolerância grave a algum dos fármacos antiTB; Monorresistência diagnosticada por cultura e TSA (quando detectada por TRM, solicitar novo TRM e encami-nharpara referência terciária). A referência terciária (ambulatórios de TB MR): Monorresistência a rifampicina: quando detectada no TRM, Polirresistência: resistência a dois ou mais fármacos antituberculose, exceto à associação rifampicina e isoniazida, Multirresistência (MDR): resistência a pelo menos Rifampicina e Isoniazida, Resistência extensiva (XDR): resistência à Rifampicina e Isoniazida acrescida à resistência a uma fluoroquinolona e a um medicamento injetável de segunda linha (Amicacina, Canamicina ou Capreomicina).

Outros materiais