Buscar

Hipersensibilidade tipo III

Prévia do material em texto

Hipersensibilidade tipo III 
Depósito de imunocomplexos
Doença periodontal e cálculo dentário (tártato) 
 Estrutura de cor amarronzada que muitas vezes ganha volume na superfície do dente, tem aspecto mineralizado a medida que vai crescendo, provoca uma pressão na gengiva, e por isso ela se apresenta edemaciada e vermelha
Periodonto: A doença periodontal é uma doença que ocorre em estruturas próximo ao dentes. O periodonto é constituído com a gengiva, que tem por função proteger o dente, aderida a base do dente. Outras estruturas como o osso alveolar, ligamento periodontal (fibras presente entre o periodonto) e o cemento (estrutura em contato com a parede do dente) dão sustentação/estabilidade ao dente.
Etiologia da doença periodontal 
- Biofilme dental (placa bacteriana) presente na superfície do dente muito próximo ao sulco genvival e na própria gengiva. Essas bactérias são presentes na microbiota periodontal, variando de espécie para espécie, quantidades superiores de bacteria da microbiota da cavidade oral podem ser classificada como uma infecção oportunista. 
Placa bacteriana composta por diversos tipos de bactéria que crescem uma sobre as outras, elas se encontram em pH adequado, com água e nutrientes. A estrutura em azul são o biofilme, as bactérias produzem metabólitos que geram esse tecido de aspecto mucoso e que fica aderido ao dente. 
O hipercrescimento dessas bactérias vão depender de fatores predisponentes como predisposição individual, hábitos alimentares e higiene.
A periodontite será uma evolução crônica desse processo. A região próxima ao sulco já esta inflamada, além da gengiva estão se inflamando regiões que dão sustentação ao dente
Gengivite e periodontite: porta de entrada 
Presença de cálculo dentário com retração da gengiva e inflamação do periodonto. A proliferação do biofilme segue da sua calcificação, essa estrutura agride a gengiva e todo o tecido de sustentação, esse dente portanto, poderá cair tanto a parte de cima quanto de baixo, ou ele por inteiro. 
Essas bactérias presente na placa bacteriana estão em grande quantidade, o processa da irritação crônica da mucosa pode levar a microfissuras/microhemorragias, o que permite que as bacterias do biofilme penetre na circulação, fazendo bacteremia transitória (a bacteria faz e para) crônica (enquanto houver o cálculo detário que causam microfissuras). Então, por conta da agressão desse cálculo dentário, as bactérias podem migrar para o sangue. O cálculo dentário é a estrutura do biofilme mineralizada.
A defesa se dá por adaptativa humoral IgG, ela é uma imunoglobulina que vai permanecer no sangue devido a um cálculo dentário que pode permanecer anos na gengiva, onde há um processo inflamatório crônico fazendo a produção de IgG, a IgM é produzida primariamente e que apís um tempo para. 
O imunocomplexo será a formação de complexo ag-ac, que em excesso pode ocorrer a deposição dos complexos imunes e alta produção de ac. 
A direita: superfície de revestimento - A esquerda: imunocomplexo (moléculas de Ac IgG com bactérias)
O ac neutraliza a bactéria do biofilme, para ocorrer sua destruição, a fração de baixo com dois domínios: CH2 e CH3, onde CH2 ancoram o sistema complemento, e CH3 ancoram fagócitos (neutrófilo). 
O neutrófilo vai emitir pseudopodes para digerir a estrutura, porém, ele joga todo conteúdo das suas enzimas digestivas para destruir o agressor, e assim, acaba destruíndo o tecido. O imunocomplexo ativa o complemento, que gera subprocesso inflamatorio que recruta mais neutrófilos que destroem além do ag, tecido também, ao jogar o conteúdo do seus granulos para fora. 
Os locais de depósito mais frequentes são vasos da camada dérmica, articulações, valvas cardíacas e glomérulos renais. 
	Hipersensibilidade tipo III: depósito de imunocomplexos
	Agressor
	Agressor extracelular de quadro crônico
	 Defesa
	Inata: neutrófilo
Adaptativa: IgG (sistema complemento)
	Efeito Indesejável
	Hemólise (intra/extravascular) 
Vasculite
Artrite: lesão com exposição de osso com osso
Endocardite: refluxo sanguíneo (sopro)
Letícia Beatriz Mazo Pinho UAM Proibida a comercialização deste resumo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes