A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Apol 1 sociologia do esporte

Pré-visualização | Página 1 de 8

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
Você acertou!
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa “costurar” uma série de ideias, informações e dados desconexos para chegar em um produto final.
Você acertou!
“[...] sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realiza-las”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação: 
“A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
Você acertou!
“O autor concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o exercício físico” (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 63).
	
	B
	O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
	
	C
	Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
	
	D
	O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
	
	E
	Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
 
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e  esporte infantil:
Nota: 10.0
	
	A
	Tática de jogo e competição.
	
	B
	Gesto técnico e competição.
	
	C
	Patrimônio cultural e movimento humano.
	
	D
	Ludicidade e competição.
Você acertou!
“[...] essa dicotomia, na verdade, tensiona os valores da competição e da ludicidade como se fossem lógicas completamente excludentes.[...](Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 79).
	
	E
	Movimento humano e ludicidade.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
	
	B
	Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte