Buscar

Apol 1 sociologia do esporte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
Você acertou!
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa “costurar” uma série de ideias, informações e dados desconexos para chegar em um produto final.
Você acertou!
“[...] sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realiza-las”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação: 
“A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
Você acertou!
“O autor concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o exercício físico” (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 63).
	
	B
	O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
	
	C
	Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
	
	D
	O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
	
	E
	Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
As dicotomias que estão na base de muitas tensões na área do esporte não são produtivas.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
 
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve um exemplo de tensão entre as áreas do esporte de alto rendimento e  esporte infantil:
Nota: 10.0
	
	A
	Tática de jogo e competição.
	
	B
	Gesto técnico e competição.
	
	C
	Patrimônio cultural e movimento humano.
	
	D
	Ludicidade e competição.
Você acertou!
“[...] essa dicotomia, na verdade, tensiona os valores da competição e da ludicidade como se fossem lógicas completamente excludentes.[...](Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 79).
	
	E
	Movimento humano e ludicidade.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
	
	B
	Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte
no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
	
	C
	As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
Você acertou!
“No caso da Educação Física, várias revistas têm reconfigurado suas políticas editorias para atender a demanda da análise exploratória. Revistas da área de sociologia também têm estado mais abertas para esse tipo de investigação”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	D
	A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
	
	E
	A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte citação:
 “Transcendendo o sentido etimológico e atentando para os processos sociais e individuais que conformam a prática esportiva, é importante analisar como autores internacionais e nacionais definiram esse fenômeno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 63.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, relacione o nome dos autores às suas respectivas definições de esporte:
1. Georges Magnane.
2. Marchi Junior
3. Pierre Bourdieu.
 
(  ) É definido como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens.
(  ) Concebe o fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico.
(  ) Dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo na estrutura.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
Você acertou!
“
“[...]Georges Magnane, concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o esforço físico” (livro base, p. 63). “[...]Pierre Bourdieu define o esporte como um campo no qual os agentes ocupam posições e conservam interesses de diversas ordens”. “[...]Marchi Júnior aponta que, dentro da particularidade de cada campo social, há formas de disputas, lutas e competições entre aqueles que são novos nesse espaço e os que já transitam há mais tempo nessa estrutura”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	E
	2-1-3.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por meio das relações de interdependência entre diversos grupos sociais, [...] começou a se estabelecer um controle estatal que regulamentava e monopolizava um sistema de coerção e monitoramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte que consequências trouxe para a sociedade o avanço do processo civilizador? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos.
Você acertou!
“[...] com o avanço do processo civilizador, foi instituído na sociedade um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos que repercutiu na proibição de manifestações da esfera emocional nas rotinas de seriedade”. (Livro-base - Introdução a Sociologia do Esporte, p. 114).
	
	B
	Um sistema mais ameno de controle dos indivíduos.
	
	C
	Um sistema com forte liberdade de expressão.
	
	D
	Obrigatoriedade de práticas de esporte e lazer.
	
	E
	Um sistema que exaltava os momentos de lazer dos cidadãos.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] o próprio saber sociológico que é produzido no mundo por agentes competentes tem suma importância para as pesquisas em Sociologia e História do esporte.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a produção do universo social, assinale a alternativa que apresenta corretamente seus respectivos segmentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Materiais empíricos e científicos.
	
	B
	Materiais alternativos e convencionais.
	
	C
	Materiais históricos e de ficção.
	
	D
	Materiais antigos e atuais.
	
	E
	Materiais impressos e digitais.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Essa produção do universo social a seu próprio respeito pode ser dividida em dois grandes segmentos: os materiais impressos, exemplificados pela produção de jornais, revistas, livros, relatórios técnicos e documentos; e os materiais digitais, exemplificados pelos filmes, novelas, vídeos, programas esportivos, documentários etc.” (Livro-base, p. 29).
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“Com o pioneirismo sistematizado no contexto social inglês, o passo seguinte foi o processo de difusão, o qual se beneficiou do fato de ser o berço da Revolução Industrial e deter o controle marítimo internacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.70.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que descreve corretamente a disseminação do esporte proporcionada pela Inglaterra:
Nota: 0.0
	
	A
	Os ingleses foram responsáveis pela implementação dos esportes modernos na maior parte do mundo, fazendo com que as regras impostas fossem as mesmas independentemente do país.
	
	B
	Voleibol e basquetebol são exemplos de esportes que surgiram no contexto inglês, e foram repassados aos demais países.
	
	C
	Embora os ingleses tenham propagado grande parte dos esportes ao redor do mundo, as sociedades que adotaram estas práticas buscaram modificar os significados conforme o contexto local.
“A disseminação dos esportes pelos ingleses ao redor do mundo passou por ressignificações, ou seja, cada sociedade adotou o esporte dando a ele novos e diferentes significados”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 71).  
	
	D
	A implementação do futebol associado no Brasil veio antes mesmo da Revolução Industrial e do processo civilizador inglês.
	
	E
	Com a disseminação esportiva proporcionada pelos ingleses, a mercantilização, profissionalismo e espetacularização do esporte atual parecem ter chegado em seu estado final.
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
“O campo da sociologia do esporte no Brasil dá alguns passos importantes rumo a um caminho de consolidação desde o final do século XX e início do século XXI”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.74.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre o papel das revistas da área de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	As revistas da área de educação física substituíram os assuntos tratados pelo campo da sociologia do esporte, por serem menos atrativos e contemporâneos.
	
	B
	Os trabalhos acadêmicos da sociologia do esporte no Brasil estão se tornando cada vez mais descritivos.
	
	C
	As revistas da área de Educação Física ajustaram os seus editoriais para atender a análise exploratória, assim como revistas de Sociologia se tornaram mais abertas a esta forma de investigação.
Você acertou!
“No caso da Educação Física, várias revistas têm reconfigurado suas políticas editorias para atender a demanda da análise exploratória. Revistas da área de sociologia também têm estado mais abertas para esse
tipo de investigação”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	D
	A Sociologia do Esporte no Brasil está estagnada como área de graduação e pós-graduação em Educação Física.
	
	E
	A evolução da área se deu principalmente pela inserção de novos esportes olímpicos.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] elas [áreas pertencentes às ciências sociais] apresentam diversos pontos de convergência, especialmente porque todas propõem uma compreensão sobre as interações entre os seres humanos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, identifique o objeto comum ao campo que compreende a Educação Física, a Sociologia, a História, a Antropologia e a Educação:
Nota: 10.0
	
	A
	O movimento humano.
Você acertou!
“A área tem, por exemplo, encontrado suporte e sustentação nos domínios da sociologia, da história, da antropologia, da educação, etc., o que possibilita a construção de uma prática pedagógica ampla e também de pesquisas que analisem as múltiplas possibilidades de intervenção que contemplam o objeto comum a esse campo: o movimento humano [...]”. (Livro-base, p. 23).
	
	B
	A biomecânica do exercício.
	
	C
	O pensamento humano.
	
	D
	A psicologia do esporte.
	
	E
	Os movimentos sociais.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 10.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
Você acertou!
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia o texto:
O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
(  ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
(  ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
(  ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
“[...] a produção acadêmica da área, na maior parte das vezes é feita mediante realização do mapeamento e revisão de literatura”. [...] lógica institucional, é o papel das instituições, dos grupos de pesquisa e das pessoas”. [...] nessa possibilidade, as análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, uma vez que a sociologia do esporte é interdisciplinar. (Livro base, p. 73). “[...] na análise exploratória do campo, busca-se identificar tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento no Brasil e América”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A sociologia se destaca pela reflexividade fundamentada na incorporação de referenciais teóricos-metodológicos próprios, o que a qualifica como ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a especificidade da sociologia, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma disciplina de mão única: centra-se no seu objeto.
	
	B
	É altamente dogmática, calcada na tradição.
	
	C
	É uma disciplina bastante reflexiva, que aprimora a leitura da realidade
Você acertou!
"A especificidade da sociologia — e, mais amplamente, das ciências sociais — é ser uma ciência que continuamente se pensa ao mesmo tempo que se faz. Trata-se de uma área altamente reflexiva, que qualifica a leitura da realidade. Essa leitura qualificada requer, no entanto, uma incorporação de referenciais próprios. Essa, inclusive, é uma das primeiras condições metodológicas inerentes à constituição de cientificidade para uma ciência das relações humanas e sociais." (Livro-base, p. 25). 
	
	D
	O social é o seu objeto, mas o sociólogo e a sociologia estão fora do social.
	
	E
	É uma disciplina moldada na sujeição do objeto pelo cientista neutro e imparcial.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte conteúdo: 
“Qualquer perspectiva de definição de
esporte que pretenda ser rigorosa e precisa não pode ignorar a historicização e as inter-relações dos diversos elementos que caracterizam o fenômeno na atualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.67.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, identifique a alternativa que pode sintetizar os diferentes conceitos de esporte:
Nota: 0.0
	
	A
	O esporte possui características prioritariamente biológicas e motoras, desse modo xadrez e corrida de cavalos não são considerados esportes.
	
	B
	As práticas corporais que não eram consideradas esporte foram institucionalizadas posteriormente, devido ao processo de globalização. Um exemplo claro foi o basquete.
	
	C
	O esporte transcende a conceituação fechada, pois ele não é apenas uma prática social dada, mas um acontecimento social construído historicamente.
“Trata-se de uma perspectiva de interpretação que transcende os limites de uma conceituação fechada e que remete ao processo histórico de conformação do fenômeno esportivo, atentando-se para o fato de que o esporte, em vez de prática social dada, é um acontecimento social construído historicamente.”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 66-67).
	
	D
	Embora a multidisciplinaridade e a fenomenologia do esporte sejam inerentes à sociedade atual, os aspectos tradicionais do esporte devem ser priorizados.
	
	E
	A conceituação de esporte proposta por Georges Magnane sumariza o entendimento deste fenômeno na atualidade.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia a passagem de texto a seguir:
“Esse posicionamento [o pensamento de Bourdieu sobre a mudança do mundo social] tem valor instrutivo para pensar a atividade profissional dos agentes que figuram o campo da Educação Física e, sobretudo, a área da Sociologia do Esporte.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a ideia de mudança do mundo social segundo Bourdieu, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	É necessário que o pesquisador seja um idealista.
	
	B
	É necessário que o pesquisador se desligue da política.
	
	C
	É preciso mudar as formas de encarar o mundo.
“De acordo com Bourdieu (2011), para mudar o mundo social é preciso primeiro mudar as formas de se encarar esse mesmo mundo. Isso exige um grau de realismo do pesquisador diante da realidade investigada ao mesmo tempo que aponta para uma possibilidade de engajamento político produzido a posteriori em sua pesquisa.” (livro-base, p. 36).
	
	D
	É necessário ignorar as diferentes formas de encarar o mundo.
	
	E
	É preciso dar destaque à utopia em detrimento da realidade investigada.
 
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] o próprio saber sociológico que é produzido no mundo por agentes competentes tem suma importância para as pesquisas em Sociologia e História do esporte.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a produção do universo social, assinale a alternativa que apresenta corretamente seus respectivos segmentos:
Nota: 0.0
	
	A
	Materiais empíricos e científicos.
	
	B
	Materiais alternativos e convencionais.
	
	C
	Materiais históricos e de ficção.
	
	D
	Materiais antigos e atuais.
	
	E
	Materiais impressos e digitais.
Segundo o livro-base: “Essa produção do universo social a seu próprio respeito pode ser dividida em dois grandes segmentos: os materiais impressos, exemplificados pela produção de jornais, revistas, livros, relatórios técnicos e documentos; e os materiais digitais, exemplificados pelos filmes, novelas, vídeos, programas esportivos, documentários etc.” (Livro-base, p. 29).
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 0.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de
texto a seguir:
 “A sociologia se destaca pela reflexividade fundamentada na incorporação de referenciais teóricos-metodológicos próprios, o que a qualifica como ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a especificidade da sociologia, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma disciplina de mão única: centra-se no seu objeto.
	
	B
	É altamente dogmática, calcada na tradição.
	
	C
	É uma disciplina bastante reflexiva, que aprimora a leitura da realidade
Você acertou!
"A especificidade da sociologia — e, mais amplamente, das ciências sociais — é ser uma ciência que continuamente se pensa ao mesmo tempo que se faz. Trata-se de uma área altamente reflexiva, que qualifica a leitura da realidade. Essa leitura qualificada requer, no entanto, uma incorporação de referenciais próprios. Essa, inclusive, é uma das primeiras condições metodológicas inerentes à constituição de cientificidade para uma ciência das relações humanas e sociais." (Livro-base, p. 25). 
	
	D
	O social é o seu objeto, mas o sociólogo e a sociologia estão fora do social.
	
	E
	É uma disciplina moldada na sujeição do objeto pelo cientista neutro e imparcial.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação: 
“A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
Você acertou!
“O autor concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o exercício físico” (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 63).
	
	B
	O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
	
	C
	Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
	
	D
	O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
	
	E
	Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] Sociologia do Esporte tem uma série de preceitos que visam imprimir uma melhor qualidade na produção científica da área [...] se elencam como exigências indispensáveis para um bom desenvolvimento das pesquisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 99.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os seguintes elementos às suas respectivas descrições:
 
1. Teoria do jogo.
2. Teoria marxista.
3. Globalização.
(   ) Serviu de ponto de partida pra outras teorias.
(    ) Os maiores teóricos foram Johan Huizinga e Roger Caillois. .
(   ) Engloba a conexão das sociedades.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	2-1-3.
Você acertou!
Segundo o livro base: “ [1] a teoria do jogo destacam-se dois grandes teóricos, o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1942) com a sua obra “Homo Ludens” e o sociólogo francês Roger Caillois (1913-1978) com o livro “Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem”.[2] Ainda que o trabalho de Marx, em especial a sua teoria, seja alvo de muitas discussões, tensionamentos e críticas, o sociólogo contribuiu para uma leitura da sociedade que serviu de ponto de partida para muitos outros teóricos, que na sequência souberam reconhecer o seu legado, mas que identificaram limitações no corpo de sua obra e conseguiram avançar em determinados aspectos, o qual próprio Marx não havia tratado, ou mesmo inexistiam em sua época. [3] Teoria que aborda a conexão das sociedades ao redor do globo em função do rápido processo de disseminação das informações e desenvolvimento tecnológico.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 101/107/126-127).
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “[...] não basta incluir uma escrita elaborada em noções do senso comum.  É preciso conhecer os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 100.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os elementos a seguir às suas respectivas características:
 
1. Teoria do processo civilizador.
2. Teoria reflexiva dos campos.
3. Pós modernidade.
(   ) Permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem ser subjetivo ou determinista.
(    ) Era da informação e da tecnologia.
(   ) Apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	2-3-1.
Você acertou!
Segundo
o texto base [1] “Teoria que apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos durante o processo de desenvolvimento das sociedades. [2] Seu quadro teórico metodológico baseia-se na estrutura de relação entre campo, habitus e capitais, evidenciando uma lógica de análise que permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem recair em uma explicação subjetivista ou determinista. [3] Teoria que defende que as sociedades avançaram da modernidade para a pós-modernidade, dado a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação e tecnologia.”(Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 117/126-127)
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia a citação:
“Para defender tal argumento, o teórico cita a própria constituição natural dos animais que, ao interagirem entre si, manifestam elementos e aspectos que são concernentes às características presentes no jogo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.102.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos de Johan Huizinga acerca da Teoria do Jogo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O jogo, em sua essência, estimula em seus jogadores a rivalidade e o tédio.
	
	B
	O imaginário, em torno do fenômeno dos jogos, foi construído com base na ideia de seriedade.
	
	C
	O jogo se constitui antes mesmo daquilo que entendemos por cultura.
Você acertou!
“Por isso, ele defende que o jogo se constitui antes mesmo do que entendemos por cultura” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 104).
	
	D
	O jogo se faz presente na vida das pessoas apenas no segmento da diversão.
	
	E
	O jogo é visto como um fenômeno não natural na sociedade.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “Passatempos e divertimentos, marcados por violência e derramamento de sangue, eram cercados por regras rígidas que davam maior segurança aos praticantes e espectadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.64.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, identifique a alternativa que explica corretamente o processo da regulamentação do esporte.
Nota: 0.0
	
	A
	O esporte antigo era regulamentado por instituições esportivas que davam maior segurança aos atletas.
	
	B
	Para controlar os comportamentos agressivos, sem que houvesse a exclusão da ludicidade, foram criadas as instituições regulamentadoras do esporte moderno.
“Desse maior controle dos comportamentos sociais de caráter agressivo – mas nem por isso carentes de certo componente de ludicidade – decorre a criação de instituições regulamentadoras que estão na origem do esporte moderno”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 64).
	
	C
	A primeira instituição regulamentadora do esporte moderno foi o Comitê Olímpico Internacional (COI).
	
	D
	Períodos anteriores ao século XVIII foram marcados pela implementação de instituições regulamentadoras com o intuito de proteger os atletas e aumentar a espetacularização desportiva.
	
	E
	O esporte moderno está pouco relacionado com instituições regulamentadoras, pois esta vinculação se deu apenas na Grécia antiga.
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “[...] o próprio saber sociológico que é produzido no mundo por agentes competentes tem suma importância para as pesquisas em Sociologia e História do esporte.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a produção do universo social, assinale a alternativa que apresenta corretamente seus respectivos segmentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Materiais empíricos e científicos.
	
	B
	Materiais alternativos e convencionais.
	
	C
	Materiais históricos e de ficção.
	
	D
	Materiais antigos e atuais.
	
	E
	Materiais impressos e digitais.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Essa produção do universo social a seu próprio respeito pode ser dividida em dois grandes segmentos: os materiais impressos, exemplificados pela produção de jornais, revistas, livros, relatórios técnicos e documentos; e os materiais digitais, exemplificados pelos filmes, novelas, vídeos, programas esportivos, documentários etc.” (Livro-base, p. 29).
Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação:
 “O esporte tem assumido novos significados nas últimas décadas sendo, talvez, o fenômeno de maior alcance global no período, fazendo parte da vida das pessoas como elemento integrador no tecido social. Ele tem contribuído para recuperação e fortalecimento de identidades nacionais e, com sua ascensão nos meios de comunicação, em especial em sua faceta profissional [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Galatti, L. R., Paes, R. R., Collet, C. e Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o esporte moderno e o processo civilizador, relacione corretamente os elementos aos seus conceitos:
 
1. Processo civilizador
2. Processo civilizador inglês
3. Estudos socioantropológicos do futebol
4. Movimento crítico da educação física
 
( ) Os expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica.
( ) Incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobretudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos.
( ) Compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais.
( ) Relação de aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 2
– 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: “[...] Processo civilizador: compreensão de que as sociedades passaram a criar regras explícitas e implícitas para a mudança de comportamentos sociais. (livro-base, p. 68); [...] processo civilizador inglês, que, no decorrer dos séculos, incutiu várias alterações na estrutura da sociedade, sobre tudo na esfera comportamental e nas relações sociais dos indivíduos. (livro-base, p. 69); Os estudos socioantropológicos do futebol relacionam aspectos característicos do desenvolvimento do futebol com a sociedade brasileira. [...] movimento crítico da educação física, cujos expoentes procuraram repensar a produção de conhecimento, a fim de transcender a perspectiva biodinâmica. [...] (livro-base, p. 76).
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
Considere a seguinte informação: 
“A palavra esporte tem origem no vocabulário francês déport, que etimologicamente significa 'prazer', 'descanso', 'espairecimento' e 'recreio'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre a definição de esporte, iniciada por Georges Magnane, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma atividade de lazer com predominância de esforço físico.
Você acertou!
“O autor concebe esse fenômeno como uma atividade de lazer que tem como elemento predominante o exercício físico” (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 63).
	
	B
	O esporte abordava a multidisciplinaridade da atividade física e exercício físico.
	
	C
	Pode ser definido como jogos com regras próprias e modificáveis segundo o contexto social.
	
	D
	O esporte era aplicado na maior parte do tempo, como entretenimento social.
	
	E
	Esporte foi definido como um constructo filosófico, buscando elucidar as aflições dos atletas.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o campo das Ciências Humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Envolve a Anatomia e a Fisiologia etc.
	
	B
	Abrange a Anatomia e a Biomedicina etc.
	
	C
	Abrange a História, o Direito etc.
Você acertou!
“[...] há também áreas das ciências humanas, como história, psicologia, direito, letras, artes e administração [...]” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Abrange a Biomecânica e a Genética etc..
	
	E
	Envolve a Pedagogia e a Cinesiologia etc.
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
Você acertou!
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
Nota: 0.0
	
	A
	História, Direito
	
	B
	Anatomia, Fisiologia.
	
	C
	Sociologia, Ciência Política.
“A sociologia, juntamente com a antropologia e a ciência política, é uma das áreas que pertencem às ciências sociais.” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Biomecânica,  Biomedicina.
	
	E
	Pedagogia, Filosofia.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “[...] não basta incluir uma escrita elaborada em noções do senso comum.  É preciso conhecer os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sociológica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 100.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os elementos a seguir às suas respectivas características:
 
1. Teoria do processo civilizador.
2. Teoria reflexiva dos campos.
3. Pós modernidade.
(   ) Permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem ser subjetivo ou determinista.
(    ) Era da informação e da tecnologia.
(   ) Apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	2-3-1.
Você acertou!
Segundo o texto base [1] “Teoria que apresenta as mudanças comportamentais dos indivíduos durante o processo de desenvolvimento das sociedades. [2] Seu quadro teórico metodológico baseia-se na estrutura de relação entre campo, habitus e capitais, evidenciando uma lógica de análise que permite contemplar a heterogeneidade do tecido social sem recair em uma explicação subjetivista ou determinista. [3] Teoria que defende que as sociedades avançaram da modernidade para a pós-modernidade, dado a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação e tecnologia.”(Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 117/126-127)
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias
complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
 “O artesanato intelectual é uma metáfora utilizada para se entender as reflexões e investigações em ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
Nota: 10.0
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
Você acertou!
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 9/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] Sociologia do Esporte tem uma série de preceitos que visam imprimir uma melhor qualidade na produção científica da área [...] se elencam como exigências indispensáveis para um bom desenvolvimento das pesquisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 99.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, associe os seguintes elementos às suas respectivas descrições:
 
1. Teoria do jogo.
2. Teoria marxista.
3. Globalização.
(   ) Serviu de ponto de partida pra outras teorias.
(    ) Os maiores teóricos foram Johan Huizinga e Roger Caillois. .
(   ) Engloba a conexão das sociedades.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	2-1-3.
Você acertou!
Segundo o livro base: “ [1] a teoria do jogo destacam-se dois grandes teóricos, o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1942) com a sua obra “Homo Ludens” e o sociólogo francês Roger Caillois (1913-1978) com o livro “Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem”.[2] Ainda que o trabalho de Marx, em especial a sua teoria, seja alvo de muitas discussões, tensionamentos e críticas, o sociólogo contribuiu para uma leitura da sociedade que serviu de ponto de partida para muitos outros teóricos, que na sequência souberam reconhecer o seu legado, mas que identificaram limitações no corpo de sua obra e conseguiram avançar em determinados aspectos, o qual próprio Marx não havia tratado, ou mesmo inexistiam em sua época. [3] Teoria que aborda a conexão das sociedades ao redor do globo em função do rápido processo de disseminação das informações e desenvolvimento tecnológico.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 101/107/126-127).
Questão 10/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p.107.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a teoria marxista e sua relação com o esporte, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Apresenta limitações no corpo da sua obra e não contribui para o fenômeno esportivo.
	
	B
	Apresenta elementos que ajudam na compreensão do esporte e da sociedade.
Você acertou!
Segundo o texto base, “a teoria marxista está muito presente na agenda de muitos pesquisadores e estudiosos da Educação Física, haja vista que compreendem que há elementos da teoria que podem ajudar a compreender alguns problemas incutidos no tecido social e, consequentemente, no esporte.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 107).
	
	C
	Desconsiderava a influência do capitalismo na sociedade e no esporte.
	
	D
	Por tratar de economia e política, o marxismo nada contribui para pensar o campo esportivo.
	
	E
	O criador da teoria era um esportista, o que facilitou o seu desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais