Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Licenciatura em Pedagogia
Atividade de Portfólio - Ciclo I
Nome: Carolina Berto Belotti
RA: 8139085
Professora: Vera Lucia de Faveri Fernandes e Silva
 
Disciplina: Base Nacional Comum Curricular (Bncc): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos
Descrição da Atividade:
1- Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.
1. Mudança de visão.
2. Avaliação do desempenho.
3. Inclusão dos processos de mudanças.
4. Estímulo.
5. Atividades extra-curriculares.
2- Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?
1. Reconhecer e enxergar que as crianças são portadoras de pluralidades, de culturas e saberes diversificados.
2. Compartilhar saberes e se reconhecer como mediador, facilitando assim, a troca de conhecimentos e favorecendo a aprendizagem.
3. Reconhecer as crianças como agentes ativos, capazes e atuantes.
4. Conhecer a realidade dos alunos.
5. Fazer uso dos conhecimentos pré- estabelecidos dos alunos para enriquecer o planejamento e sempre que necessário, justapor a sua prática.

Mais conteúdos dessa disciplina