Buscar

Sistemas Integrados de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Integrados de Gestão
CASE: COOPERATIVAS BRASILEIRAS | O tema governança corporativa ganha cada vez mais relevância e está em pauta na agenda do governo e das organizações. As cooperativas também estão inseridas neste contexto e, para atuar em um ambiente altamente competitivo, o Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, uma entidade da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), trabalha desde 2013 no aperfeiçoamento da gestão de toda sua rede em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Sobre PRÊMIO SESCOOP EXCELÊNCIA DE GESTÃO no reconhecimento feito em 2013, os índices de maturidade das cooperativas vencedoras foram bastante altos:
Nota: 20.0
	
	A
	Inovação (85%), governança (90,25%), gestão (88,2%) e sustentabilidade (88,71%).
	
	B
	Governança (90,25%), gestão (88,2%) e sustentabilidade (88,71%).
Você acertou!
No reconhecimento feito em 2013, os índices de maturidade das cooperativas vencedoras foram bastante altos: governança (90,25%), gestão (88,2%) e sustentabilidade (88,71%).
(Aula 06, Tema 5: CASE: COOPERATIVAS BRASILEIRAS p. 14).
	
	C
	Governança (70,25%), gestão (80,2%) e sustentabilidade (70,71%).
	
	D
	Inovação (95%), governança (80,25%), gestão (88,2%) e sustentabilidade (88,71%).
Questão 2/5 - Sistemas Integrados de Gestão
INDICADOR DA GESTÃO | A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançou no final de 2011 o Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG), adaptado agora para o atual prêmio Melhores em Gestão, é um instrumento para mensurar, como a gestão está alinhada aos Fundamentos de Excelência do MEG que veem sendo aplicado desde dos primórdios do prêmio de qualidade da FNQ, porém, adaptando-se as inovações realizadas no modelo de gestão para a excelência. 
Nesse contexto, observe os itens a seguir:
I.   INMG Critérios
II.  INMG Rumo à Excelência
III. INMG Compromisso com a Excelência
IV.  INMG Ultimos Passos
Agora selecione a opção correta sobre os níveis de abrangência do INMG:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente o item I está correto
	
	B
	Os itens I e II estão corretos.
	
	C
	Os itens II e III estão corretos.
Você acertou!
Fonte: FNQ (2018d)
(Aula 06, Tema 2: INDICADOR DA GESTÃO, p. 07).
	
	D
	Os itens III e IV estão corretos.
Questão 3/5 - Sistemas Integrados de Gestão
FUNDAMENTOS, TEMAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS | Os Fundamentos da Excelência são tangibilizados, por meio de um conjunto de processos, inter-relacionados entre si e coerentes com os valores e princípios organizacionais. 
Na estruturação dos processos deve ser considerada a seguinte característica:
Nota: 20.0
	
	A
	Padrões somente informalmente documentados (depende da imaturidade e da relação da cultura organizacional com a obtenção de resultados), aplicados de maneira asistemática.
	
	B
	Desdobramento para áreas ou partes não interessadas, devendo considerar somente os riscos inerentes a cada um.
	
	C
	Avaliação adequada ao ciclo de aplicação objetivando seu aperfeiçoamento, visando o aumento da eficiência ou eficácia.
Você acertou!
Padrões formalmente documentados ou não (depende da maturidade e da relação da cultura organizacional com a obtenção de resultados), aplicados de maneira sistemática, ou seja, com: responsáveis, métodos, periodicidade e respectivos controles para orientar seu funcionamento e monitorar sua aplicação. Desdobramento para áreas ou partes interessadas, devendo considerar também os riscos inerentes a cada um. Avaliação adequada ao ciclo de aplicação objetivando seu aperfeiçoamento, visando ao aumento da eficiência ou eficácia. Inovações podem demonstrar sua maturidade, criando formas diferentes de estruturação, execução ou controle nos mesmos. Produção de resultados relevantes para a organização, com tendências de melhoria e em níveis de competitividade adequados às estratégias e ao modelo de negócio, atendendo os compromissos com as partes interessadas.  
(Aula 03, Tema 5: FUNDAMENTOS, TEMAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS, p. 15 e 16).
	
	D
	Produção de resultados irrelevantes para a organização, com tendências de melhoria e em níveis de competitividade adequados às estratégias e ao modelo de negócio, atendendo os compromissos somente com as partes interessadas.
Questão 4/5 - Sistemas Integrados de Gestão
SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ISO 45001 | O sistema de Saúde e Segurança Ocupacional da ISO 45001 poderá evitar acidentes e proteger a força de trabalho da organização. O objetivo principal da ISO 45001 é tornar às organizações num local de trabalho seguro e saudável, evitando acidentes, possíveis lesões a curto e longo prazo e priorizando a saúde dos funcionários.
Nesse contexto, assinale os principais benefícos com a ISO 45001:
Nota: 20.0
	
	A
	Previnir de maneira antecipada os riscos com acidentes; cumprir com os aspectos legais e regulamentares da área; garantir um ambiente seguro, saudável a curto e longo prazo; padronizar os espaços de trabalho conforme normas internacionais.
Você acertou!
Listamos os principais benefícios da ISO 45001:
· Previnir de maneira antecipada os riscos com acidentes;
· Cumprir com os aspectos legais e regulamentares da área;
· Garantir um ambiente seguro, saudável a curto e longo prazo;
· Padronizar os espaços de trabalho conforme normas internacionais.
(Aula 05, Tema 2: SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ISO 45001, p. 06).
	
	B
	Economia de energia e redução de resíduos na natureza; melhoria na eficiência e redução de custos; garantia de conformidade possibilitando ampliação dos negócios; cumprimento nas obrigações legais; reconhecimento das partes e fidelização do cliente.
	
	C
	Estabelecer uma vantagem competitiva em relação ao concorrente; atender as exigências de qualidade dos clientes; reduzir os custos e despesas na operação e supervisão; melhorar a eficência operacional nos processos.
	
	D
	Padrão internacional nos processos de produção do alimento; estabelece confiança e controle dos riscos em ambas relações com fornecedores e parceiros no processo; implementa um controle de riscos evitando possíveis falhas ou erros na cadeia produtiva do alimento.
Questão 5/5 - Sistemas Integrados de Gestão
PENSAMENTO SISTÊMICO | A estrutura do modelo deverá comtemplar uma visão ou pensamento sistêmico da alta cúpula da organização, conhecer a concepção do modelo como um todo e a relação entre as partes é primordial durante a execução do MEG. 
Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor representa os processos do fundamento pensamento sistêmico do MEG:
Nota: 20.0
	
	A
	Processo 1 – estabelecer canais.
Processo 2 – definir sistema de medição.
Processo 3 – desenvolver mercados.
Processo 4 – identificar as informações relevantes.
Processo 5 – atender as expectativas de retornos.
	
	B
	Processo 1 – definir as expectativas de retornos.
Processo 2 – definir sistema de medição.
Processo 3 – gerenciar redes de relacionamento.
Processo 4 – atender as expectativas de retornos.
Processo 5 – tomar decisões.
	
	C
	Processo 1 – atender as expectativas de retornos.
Processo 2 – definir sistema de medição. 
Processo 3 – gerenciar redes de relacionamento. 
Processo 4 – identificar as informações relevantes. 
Processo 5 – tomar decisões.
	
	D
	Processo 1 – conceber o modelo de gestão.
Processo 2 – definir sistema de medição. 
Processo 3 – gerenciar redes de relacionamento.
Processo 4 – identificar as informações relevantes.
Processo 5 – tomar decisões.
Você acertou!
PENSAMENTO SISTÊMICO: INTEGRAR
Processo 1 – conceber o modelo de gestão: Estabelecer alinhamento da estratégia da organização com os interesses das partes; Relacionar os processos de negócios e operações; Atender os princípios e valores da organização.
Processo 2 – definir sistema de medição: Definir identidade dos indicadores e relação e medição com o planejamento estratégico;   Estabelcer equilibrio entre os interesses das partes e os objetivos organizacionais.
Processo 3 – gerenciar redes de relacionamento: Conhecer as diversas relações entre as redes de relacionamento; Criar barreira de proteção das redes ameaçadoras; Cooperar com as redespotenciais que influenciam as estratégias organizacionais.     
PENSAMENTO SISTÊMICO: DECIDIR
Processo 4 - identificar as informações relevantes: Estabelecer sistema de apoio a decisão e inteligência competitiva; Correlacionar as decisões com base nos diversos ambientes de negócios; Conhecer tendências e estabelecer previsões em diferentes cenários plausíveis.
Processo 5 – tomar decisões: Decidir com base em informações integradas; Comunicar as decisões as partes interessadas; Monitorar as decisões.
(Aula 04, Tema 1: PENSAMENTO SISTÊMICO E PARTES INTERESSADAS, p. 03 e 04).

Outros materiais