Buscar

Avaliação Final - Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Acadêmico:
 
Disciplina:
Avaliação:
Prova:
Nota
 
da
 
Prova:
Interação
 
Humano-Computador
 
(ADS02)
Avaliação
 
Final
 
(Discursiva)
 
-
 
Individual
 
Semipresencial
 
(
 
peso.:4,00)
)
1. Ao se projetar uma interface, deve-se levar em consideração o modelo mental dos usuários do sistema. Desse modo, construir interface que, durante sua utilização, oriente e informe o usuário, além de refletir os valores, a cultura e as crenças de quem, de fato, utiliza o sistema. A abordagem ergonômica por Scapin e Bastien trata-se de um conjunto de oito critérios principais que se subdividem de modo a minimizar a ambiguidade na identificação e classificação das qualidades e problemas ergonômicos do software interativo. Disserte sobre a condução e seus subcritérios.
Resposta Esperada:
A Condução se refere aos meios para advertir, orientar, informar, instruir e guiar o usuário na interação com o computador através de mensagens, alarmes, rótulos etc. A facilidade de aprendizado e de utilização, que são consequência de uma boa condução, permitem melhorar o desempenho e diminuir o número de erros. Ele se divide em quatro critérios: orientação, agrupamento/distinção de itens, feedback imediato e legibilidade.
2. A interface estabelece o conceito de ponto de interação entre um computador e outra entidade. Já a interação tem um enfoque mais amplo, possuindo novos campos de estudo que envolvem a comunicação entre usuários e computadores ou outros tipos de produtos. Ainda, temos o resultado da interação com a interface, onde a interface é responsável por promover estímulos de interação para que o usuário obtenha respostas relacionadas as suas atividades. Entretanto, não é somente por meio da tela de computador que ocorre a interação. Disserte sobre as formas que ocorrem a interação com o computador.
Resposta Esperada:
A interação com o computador ocorre de outras formas além das estabelecidas pela interface, como os componentes de interfaces. Eles que viabilizam a comunicação entre usuário e equipamentos; possibilitando a elaboração de entrada e saída de dados. Ao se fazer uso de componentes de interface como estações de jogos, os dispositivos móveis, dvds e afins, é possível identificar objetos virtuais. Assim, pode-se dizer que toda troca existente entre usuários e equipamentos, a exemplo dos sistemas computacionais é interação.

Outros materiais