Buscar

Atividade avaliativa de micro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: Andreza Regina Freire França Turma: 6f1
Prof.ª	Neide Aragão Andrade			 Data:	26/03/2021			
Atividade avaliativa
1- Como você definiria Microbiologia?
 o ramo e especialidade da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica, biologia molecular e genética.
2- Qual a diferença entre infecção endógena e exógena?
nfecção direta – infecção adquirida por contacto com um indivíduo doente. Infecção endógena – infecção devido a um micro-organismo já existente no organismo, e que, por qualquer razão, se torna patogénico. Infecção exógena – infecção provocada por micro-organismos provenientes do exterior
3- O que entende por toxina? Como elas são classificadas?
Podem ser classificadas como endotoxinas e exotoxinas. As toxinas são definidas como substâncias solúveis, usualmente de natureza protéica, que alteram o metabolismo normal da célula ou tecido hospedeiro com efeitos deletérios nos mesmos. As endotoxinas possuem atividades biológicas diversificadas e complexas.
4- Como é a seqüência da sintomatologia da infecção?
· Através da boca, olhos ou nariz
· Através de contato sexual
· Através de feridas ou picadas
· Através de dispositivos médicos contaminados
5- O que quer dizer virulência?
 patogenicidade é um conceito absoluto que determina se uma bactéria é ou não capaz de causar doença em um hospedeiro, enquanto a virulência é uma unidade contínua e se refere à intensidade do dano causado, podendo variar conforme a cepa ou o ambiente em que a interação com o hospedeiro se dá.
6- Explique a reação inflamatória.
A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos. Em um processo inflamatório a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local.
7- Diferencie estado latente e estado portador.
Há dois tipos de estado portador: portadores silenciosos, que retém sua infecciosidade, e portadores latentes, que não são infecciosos. Por exemplo, muitos daqueles infectados com tuberculose são portadorres silenciosos, enquanto a infecção pelo herpesvírus pode criar portadores latentes.
8-Diferencie Antígeno de Anticorpo.
Podemos dizer, de uma maneira resumida, que os antígenos são moléculas que reagem com os anticorpos, enquanto os anticorpos são proteínas, produzidas pelos plasmócitos, que atuam basicamente para garantir a inativação ou destruição do antígeno.
9- Quais as características do antígeno? Explique cada uma delas.
Os antígenos podem ser definidos como moléculas que podem ligar-se aos anticorpos. Muitos autores preferem defini-lo como qualquer substância capaz de promover uma resposta por parte do sistema imunológico, entretanto, existem substâncias antigênicas que reagem com o anticorpo, mas não são capazes de estimular sua produção.
10- O antígeno pode penetrar no organismo por duas formas. Quais são elas?
Os antígenos de células B podem ser divididos em T(timo)-dependentes e T(timo)-independentes. Os que requerem a intervenção de linfócitos T para desencadear a produção de anticorpos pelo linfócito B são denominados antígenos T-dependentes.
11- Qual a diferença dos antibióticos bactericidas e bacteriostáticos?
Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.
12-Como você define alérgeno?
Os alérgenos são substâncias que podem induzir uma reação de hipersensibilidade (reação alérgica) em pessoas suscetíveis, podendo levar à morte, em casos mais graves. O corpo reconhece o alérgeno como uma substância “estranha” e alheia ao organismo no primeiro contato
13-As reações alérgicas podem ser do tipo imediata e do tipo tardia. Qual a diferença entre elas? Diferente da alergia imediata, que é irreversível, a alergia tardia pode ser amenizada ou desensibliizada. Como já falamos, a hipersensiblidade é como um copo cheio.
14-Como você distingue Rinite alérgica e Asma?
A alergista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), conta que as principais alergias que se manifestam nessa época são a rinite — caracterizada por coriza, espirro e entupimento nasal — e a asma, marcada por falta de ar, chiado no peito e tosse seca.
15-Explique:
· Choque anafilático
· Urticária
· Eczema alérgico
· Dermatite de contato
· Idiossincrasia
16-Diferencie imunização ativa e passiva. Como se classifica? Explique cada tipo. A imunidade ativa é aquela que ocorre quando o próprio corpo do indivíduo produz uma resposta imune, enquanto a passiva é aquela em que o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que seu sistema imunológico seja estimulado.
17-Diferencie Parasitismo e parasitologia.
A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.
18-Defina: Habitat, parasito, hematografia, hospedeiro, vetor e profilaxia.
Vírus parasitas
Gênero dos Orthomyxovirus (causadores da gripe) e o vírus da febre amarela;
Protozoários parasitas
Trypanosoma cruzi (Doença de Chagas); Toxoplasma gondii (toxoplasmose); Gênero Plasmodium (Malária);
Vermes Parasitas
Podem ser vermes achatados, do filo platelmintos, ou cilíndricos, como os do filo nematelmintos.
· Platelmintos: Schistosoma mansoni (causador da esquistossomose), organismos do gênero Taenia, popularmente conhecidos como tênias (causadores da teníase e da cisticercose)
· Nematelmintos: Ancylostoma duodenale (causador da ancilostomose); Ascaris lumbricoides, popularmente chamada de lombriga (causador da Ascaridíase);
19-Diferencie Endoparasito, Ectoparasito, Parasito Facultativo e Parasito intracelular. representa o número de parasitos que estão presentes na corrente sanguínea de um paciente.
20-Diferencie hospedeiro Definitivo e Intermediário.
Intermediário abriga um parasita na fase de larva. Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta. Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário
21-Como deve ser escrito o nome das espécies segundo a nomenclatura parasitária?
Elas devem ser nomeadas a partir de nomenclatura binomial, ou seja, por duas palavras. A primeira representa o gênero ao qual à espécie pertence e deve ser escrito com a inicial em maiúscula, já a segunda é chamada de epíteto específico e deve ser escrita toda em minúsculas. Além disso, o nome inteiro da espécie deve ser escrito em itálico quando digitado e sublinhado quando escrito à mão. 
22-Diferencie respiração aeróbica e anaeróbica.
A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância. A grande maioria dos seres vivos realiza respiração aeróbica para produzir energia, entre eles algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais.
23-Diferenciar reprodução sexuada e assexuada.
Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a produção de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve gametas e resulta em variabilidade genética.
24-Dê a diferença entre seres autótrofos e heterótrofos.
sse processo é importante porque garante que nutrientes retornem para o meio e possam ser reutilizados por outros organismos. Resumindo: Seres autotróficos: produzem seu próprio alimento. Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.
25- Como se pode evitar a tricomoníase e como é a transmissão?
· Use camisinha corretamente todas as vezes que tiver relações sexuais.
· Limite o número de parceirosou parceiras sexuais.
· Pratique a abstinência sexual ou limite o contato sexual com um(a) parceiro(a) infectado.
· Se você acha que está infectado, evite contato sexual e procure um médico
26- Qual a forma de transmissão e a profilaxia da Doença de Chagas?
Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença

Outros materiais